Últimas notícias

Trump designa oficialmente Brasil como aliado extra-Otan dos EUA.



Washington, 31 jul (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, designou oficialmente nesta quarta-feira o Brasil como um aliado militar estratégico do país fora da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). 

Com o anúncio, o Brasil se torna o segundo país da América Latina, depois da Argentina, a receber o status especial, que permitirá aprofundar a cooperação militar bilateral. Além deles, outros 16 países já foram declarados aliados extra-Otan pelo governo americano. 

O processo para designar o Brasil como aliado extra-Otan começou em 8 de maio, cerca de dois meses depois da visita do presidente Jair Bolsonaro à Casa Branca. 

Trump notificou o Congresso sobre a intenção em carta, seguindo o procedimento legal, que determina que o Legislativo seja informado sobre a designação de um aliado militar estratégico fora da Otan pelo menos 30 dias antes do status entrar em vigor.

No documento, Trump afirmou que faria a designação "em sinal de reconhecimento pelos compromissos recentes do governo do Brasil de aumentar a cooperação no setor de defesa com os EUA, e consciente do nosso próprio interesse nacional em aprofundar nossa cooperação em defesa com o Brasil". 

O status dá ao Brasil o direito de tornar-se comprador preferencial de equipamentos e tecnologias militares dos Estados Unidos, além de participar de leilões organizados pelo Pentágono.

 A medida também abre caminho para a realização de manobras conjuntas entre as Forças Armadas dos dois países. Quando recebeu Bolsonaro em março, Trump inclusive chegou a cogitar negociar a entrada do Brasil na Otan mas a hipótese foi negada posteriormente pela aliança militar. 

Trump também declarou apoio à campanha do Brasil para aderir à Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), um processo que pode levar anos, mas que Bolsonaro que acelerar com o respaldo formal americano. EFE.

Nenhum comentário