Últimas notícias

Rede municipal de ensino tem 3.350 vagas disponíveis em Natal


A rede municipal de ensino de Natal tem 3.350 vagas disponíveis nas escolas de ensino fundamental e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). As matrículas para os estudantes novatos interessados em ingressar nas unidades de Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) até a próxima sexta-feira (30).
Das vagas disponíveis, três mil vagas são para escolas de ensino fundamental e 350 para CMEIs. A rede municipal de ensino possui 72 escolas de ensino fundamental, com turmas do 1º ao 9º ano e EJA, com capacidade de atendimento de 42 mil alunos. Já na educação infantil, o atendimento é realizado em 73 CMEIs e em mais 12 escolas que também atendem a educação infantil, totalizando a capacidade de 11 mil alunos. As aulas vão começar no dia 23 de fevereiro do corrente ano.
Na educação infantil, etapa que corresponde à creche, foram matriculadas 4.400 crianças com idade de 1 até 3 anos. Nessa faixa etária, as vagas estão esgotadas. Já na etapa de ensino de Pré-Escola, de 4 até 5 anos, foram realizadas 6.500 matrículas, restando ainda 350 vagas nos seguintes CMEIs: Santa Cecília, Fátima Medeiros, Maria Cleonice, Marluce Carlos, Luiz Gonzaga, José Carlos Bezerra, Vulpiano Cavalcanti e Graça Mota (Zona Norte); Marize Paiva, Carmem Pedroza e Marilanda Bezerra (Zona Oeste); Maria Celoni, Moema Tinoco e Kátia Garcia (Zona Sul).
A SME informa ainda que restam três mil vagas nas escolas de ensino fundamental. Nas turmas de 1º ao 5º ano, já foram matriculados 22 mil alunos; e do 6º ao 9º ano foram realizadas 11 mil matrículas. Nas turmas de EJA, são 25 escolas que fazem o atendimento, com vagas suficientes para atender a demanda.
De acordo com a chefe do Setor de Normas e Organização Escolar, Liane Ataliba, as vagas existentes são fruto de transferências dos alunos que saem para o ensino médio ou das raras transferências voluntárias.
“A maioria das escolas atende a demanda de suas comunidades. No caso dos bairros Nossa Senhora da Apresentação, Mãe Luiza e Planalto, onde não é possível atender toda a demanda, a rede municipal compartilha alunos com a rede estadual ou os transporta gratuitamente para unidades de ensino da própria rede municipal localizadas em outros bairros”, afirmou Liane.
Serviço
São documentos necessários à matrícula: Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia); comprovante de residência (cópia); 03 fotos 3x4; cartão de vacina; cartão do SUS; Nº do ID (Identificação Única – Censo Escolar), se já frequentou escola; NIS – Número de Identificação Social – se participa de programas sociais do Governo Federal; Histórico Escolar ou declaração comprobatória do último ano cursado, incluindo o Nº do ID, válida por 30 dias para os estudantes transferidos de outro estabelecimento de ensino; e para maiores de 18 anos: RG, CPF, Título Eleitoral e, ainda, a Situação Militar, se for do sexo masculino.
Segundo as recomendações da Secretaria Municipal de Educação, as famílias são orientadas a buscarem junto aos órgãos competentes, a emissão do CPF, cartão de vacina e cartão do SUS das crianças, adolescentes e jovens, tendo em vista que estes documentos são fundamentais para a inserção dos mesmos em programas e projetos sociais nos quais as unidades de ensino venham a se inserir.

Nenhum comentário