Últimas notícias

Álcool e Carnaval.


Os quatro dias de Carnaval são um período em que as pessoas costumam abusar das bebidas alcoólicas. A atitude é arriscada: o que é para ser uma festa, com muita alegria, pode terminar mal. Beber em exagero não só traz problemas para a saúde, de intoxicações a doenças graves, como o câncer e a cirrose, como pode causar acidentes de trânsito. Dados oficiais mostram que, no Brasil, o consumo excessivo de álcool ou intoxicação aguda por álcool estão presentes em 25% dos suicídios, grande parte dos homicídios e 50% das mortes no trânsito.
O médico Pedro Gabriel Delgado, coordenador da área de Saúde Mental do Ministério da Saúde, explica que não existe um número definido para estabelecer o consumo seguro de álcool. Isso varia de pessoa a pessoa. Alguns suportam quantidades maiores, outros têm problemas apenas com uma lata de cerveja, diz. Os que toleram grandes quantidades, que se consideram bons bebedores, alerta Pedro Gabriel, na verdade já têm problemas de diminuição da sensibilidade ao álcool, o que chamamos de tolerância.
Segundo o médico, a maioria das pessoas consegue consumir bebidas alcoólicas e conviver com o hábito sem que isso interfira em sua vida pessoal. Pedro Gabriel afirma que o álcool realmente pode se tornar um problema quando atrapalha tarefas da rotina, como os estudos e o trabalho, ou quando origina transtornos à saúde. Em entrevista, ele fala sobre assuntos como os problemas que o álcool acarreta quando ingerido em excesso e de como alguém que se sente dependente da bebida pode tentar abandonar o consumo.

Que problemas o consumo excessivo de álcool pode trazer para a saúde?
- O álcool é a droga mais consumida no mundo inteiro e também a que causa mais danos. Além das doenças que traz para o organismo, como o câncer e a cirrose, o consumo abusivo de álcool aumenta os riscos de acidentes de trânsito. A perda do senso crítico pela embriaguez também pode contribuir para o sexo desprotegido. A pessoa tende a não se preocupar com o uso do preservativo quando está sob o efeito do álcool, correndo mais riscos de contrair doenças transmitidas sexualmente. E o abuso do álcool ainda atrapalha as relações sexuais.

Nenhum comentário