Últimas notícias

AVC em jovens está aumentando? Doença é mais perigosa antes dos 45 anos?

Resultado de imagem para AVC em jovens está aumentando?

A idade está entre os principais fatores de risco do AVC (acidente vascular cerebral), logo, o problema é menos comum em jovens do que em idosos. 
No entanto, pesquisas mostram que o número de pessoas mais novas com a doença tem aumentado em algumas partes do mundo. 

Um estudo feito nos EUA e publicado no Journal of American Heart Association, por exemplo, revela que entre 2000 e 2010 houve uma elevação de 44% nos casos de AVC em indivíduos com idade entre 25 e 44 anos. 

No Brasil, uma pesquisa publicada no Plos One aponta que ocorreu aumento pouco significativo nos casos de derrame entre 2008 e 2012 em pessoas com idade entre 15 e 49 anos. 

Mas nem por isso devemos deixar de nos preocupar com o problema. Afinal, o derrame é uma das doenças que mais mata no mundo e, quando não leva ao óbito, tende a deixar sequelas que afetam consideravelmente a qualidade de vida da pessoa.

Quais as causas de AVC em jovens? 

A rotina cada vez mais estressante, a obesidade e hábitos de vida pouco saudáveis, como sedentarismo, má alimentação --repleta de frituras, fast-food e produtos ultraprocessados -- e o uso excessivo de álcool e de drogas estão entre os principais responsáveis pelo AVC em jovens (e também em idosos), segundo José Renato Bauab, neurologista do Hospital do Coração (HCor)..

Um derrame em um jovem é mais grave? 

Vale lembrar que um AVC acontece quando vasos que levam sangue até o cérebro entopem ou se rompem. Isso provoca paralisia da atividade cerebral na área que ficou sem circulação sanguínea, o que causa déficits e complicações nas funções do corpo. A gravidade e as sequelas geradas pelo derrame dependem de alguns fatores, como seu tipo (isquêmico ou hemorrágico), sua localização e sua extensão no cérebro. Por isso, não dá para cravar que todo derrame é mais perigoso em jovens do que idosos.

Outro fator que pode tornar um AVC mais severo em pessoas abaixo de 45 anos é que, conforme a idade avança, o cérebro tende a "criar" novos vasos sanguíneos, para driblar problemas na circulação do sangue trazidos pelo diabetes, hipertensão etc. Isso traz uma proteção natural ao tecido cerebral, pois quando um vaso se rompe ou entope no AVC, há outros "caminhos" que permitem que o sangue continue sendo distribuído

Nenhum comentário