Últimas notícias

Greve dos professores está encerrada no RN; aulas devem reiniciar nesta sexta, 20


A greve dos professores da rede estadual está suspensa. Segundo informações repassadas pelo coordenador geral do Sinte-RN, José Teixeira, em entrevista ao Jornal Agora RN na tarde desta quinta feira, 19, a categoria resolveu aceitar a proposta oferecida pelo governo do Rio Grande do Norte.

Pelo que ficou acordado, os professores receberão o salário com o reajuste de 6,81% agora em maio. E o retroativo dos meses de janeiro, fevereiro e março será diluído em seis parcelas a partir de outubro de 2018. O valor devia ter sido pago em janeiro, quando o Ministério da Educação oficializou o reajuste.

O coordenador acrescentou ainda que a reposição das aulas vai ser feita de acordo com o planejamento organizado por cada direção de escola. Já nesta sexta feira, 20, as aulas serão reiniciadas, segundo Teixeira. Os informes aos pais e alunos, avisando sobre o fim da paralisação, serão feitos também pelas redes sociais.

A greve foi deflagrada no dia 23 de março. Os professores reivindicavam, entre outros pontos, o repasse imediato do aumento de 6,81%, referente ao piso nacional de 2018; o que não foi concedido de imediato pela Secretaria de Educação. Cláudia Santa Rosa, titular da pasta, fez algumas propostas em conversas com a categoria, ao longo das últimas semanas, com o intuito de suspender a paralisação, sem sucesso.

A greve chegou a contar com a adesão de 90% das 610 escolas, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (Sinte-RN). O estado tem hoje 15 mil professores trabalhando.

Nenhum comentário