Últimas notícias

Prisão enfraquece Lula e põe Marina perto de Bolsonaro, diz Datafolha

Resultado de imagem para BOLSONARO, MARINA E LULA
A prisão diminuiu o apoio do eleitorado ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), aumentou a desconfiança sobre a viabilidade de sua candidatura presidencial e manteve indefinida a disputa pelo seu espólio eleitoral, de acordo com o Datafolha.

Pesquisa nacional realizada pelo instituto na semana passada aponta o líder petista com 31% das intenções de voto no cenário mais favorável entre nove pesquisados. No fim de janeiro, quando o levantamento anterior do Datafolha foi concluído, Lula tinha até 37% das preferências.

A nova pesquisa foi feita entre quarta (11) e sexta-feira (13). Foram realizadas 4.194 entrevistas em 227 municípios. Como os cenários pesquisados são diferentes dos analisados em janeiro, a comparação direta entre os dois levantamentos não é possível.

O PT diz manter a intenção de registrar a candidatura de Lula, preso no sábado (7) para cumprir pena por corrupção e lavagem de dinheiro. Apesar do veto imposto pela Lei da Ficha Limpa à candidatura, a legislação permite que ele peça registro mesmo preso. Cabe à Justiça Eleitoral analisar o pedido.

Nos cenários com Lula fora do páreo, o deputado Jair Bolsonaro (PSL) e a ex-senadora Marina Silva (Rede) aparecem empatados na liderança. Ele tem 17% das intenções de voto, e ela oscila entre 15% e 16%. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) alcança 9% em todos os cenários sem Lula, empatado com o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), que varia de 7% a 8%, e o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa, que entrou no PSB, mas ainda não se lançou candidato. Barbosa oscila entre 9 e 10%.

Marina, Ciro e Alckmin concorreram em eleições presidenciais anteriores e são bem conhecidos pelos eleitores. Barbosa nunca disputou uma eleição, mas ganhou notoriedade pela forma como conduziu o julgamento do mensalão no STF, em 2012.

Menos conhecidos do eleitorado, os dois nomes cotados no PT para substituir Lula se ele desistir da candidatura têm desempenho fraco. O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad aparece com 2% e o ex-governador da Bahia Jaques Wagner tem 1%.

Os dois candidatos de esquerda que ficaram ao lado de Lula nas horas que antecederam sua prisão têm resultados parecidos. Manuela D’Ávila (PC do B) atinge no máximo 2% e Guilherme Boulos (PSOL) chega a 1%.

O presidente Michel Temer (MDB), que acena com a possibilidade de concorrer à reeleição, alcança 2% das intenções de voto. O ex-ministro Henrique Meirelles, que entrou no MDB e também tem aspirações presidenciais, não passa de 1%. .

5 comentários

Anônimo disse...

politica e coisa do diabo mesmo, vcs acredita que o vereador janio azevedo mandou um recado para o ex prefeito junior bernardo, se oferecendo para ser o vice de clebia em 2020, mas clebia disse logo da casa de som azevedo so aceitava se fosse mariquinha a candidata a vice de clebia foi a unica da familia que nunca disse nada com seu esposo junior bernardo, mas o vice de clebia em 2020 esta sendo mantido em segredo clebia hoje tem mas 60 porcento de aprovacao em riachuelo, qualquer vice hoje e bem vindo para a prefeitavel clebia sena bernardo.

Anônimo disse...

ELA FOI UMA EXCELENTE SECRETAR SO VIVIA EM RIACHUELOKKKKKK

Anônimo disse...

Kk pense numa candidata forte Clebia do jeito que é administrou a pasta dela quando foi secretaria, imagina aí essa criatura sendo prefeita, a pasta dela quem assumiu foi Lidiane se prepare pra assumir a prefeitura se caso ela vir a ser prefeita, quem vai ficar enciumada e Simone que queria o cargo de secretária da outra, aí JunioJ deu as contas dela kk e agora se ela assumir a prefeitura. Ela vai os votos dos eleitores dos cinco e dez reais porque quem tem akalgu visão jamais vai votar em quem não quer ver Riachuelo progredir. É o povo não quer mais o liso kkk liso de gordo a assembleia que o diga.

Anônimo disse...

Agora morra otário clebia vai ser a prefeita de Riachuelo e para quê morar em Riachuelo se ela vai ter a melhor equipe técnica de secretário já vista na história de Riachuelo vamos aguardar 2020 chegar.

Anônimo disse...

Até a prefeita Mara vai votar em clebia imbecil ou vc esqueceu quê clebia e prima legítima da atual prefeita Mara Cavalcanti