Últimas notícias

Morte de adolescente com suspeita de gripe H1N1 é investigada na Grande Natal


A morte de um adolescente de 14 anos com vários sintomas de virose é investigada pelas autoridades de Saúde do Rio Grande do Norte. O caso aconteceu na última quarta-feira (25) na Unidade de Pronto-Atendimento de Parnamirim, na região metropolitana de Natal. As principais suspeitas são de gripe H1N1 ou dengue hemorrágica. No mesmo dia, um médico de 63 anos morreu com suspeita do H1N1 no Hospital Mosenhor Walfredo Gurgel, em Natal

O caso foi confirmado pelo diretor da UPA, o médio Henrique Costa. De acordo com ele, não se pode descartar a possibilidade de que o rapaz tenha sido vítima de qualquer tipo de virus ou bactéria.

O caso foi notificado às autoridades de Saúde, mas o médico afirma que não existe motivo para alarde e a população pode ficar tranquila. “Esse tipo de caso tem notificação compulsória e haverá toda a investigação do óbito”, ressalta.

Conforme o médico, o paciente que morreu apresentava pulmão com bastante secreção e muita tosse. O menino deu entrada no hospital no dia anterior, foi atendido, mas foi medicado e liberado para ir para casa. Ele voltou no dia seguinte, bem mais debilitado, foi internado, mas não resistiu.

O adolescente, porém, não foi o único a entrar na unidade com sintomas de virose. De acordo com o diretor, nos últimos dois meses, a UPA do tipo 2, projetada para atender entre 300 e 400 pacientes por dia, tem registrado superlotação.

“Temos atendido em média 500 pessoas a cada 24 horas. Há um elevado número de pessoas com viroses, que culminou com o periodo de chuva que começou nos últimos meses”, disse Henrique Costa.
De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, até o momento, o estado não registrou nenhum caso de óbito por gripe, em especial H1N1, em 2018.

Nenhum comentário