Últimas notícias

"Por que os jovens ignoram os dados e a história e insistem em ser de esquerda" .

Nem a crise atual na Venezuela nem os regimes totalitários do século XX parecem capazes de apagar a visão romântica que aproxima os jovens da esquerda

"Quase trinta anos após a queda da União Soviética, após a abertura da China e, mais recentemente, o agravamento da crise na Venezuela, a esquerda ainda levanta bandeiras como maior controle governamental, prevalência do Estado sobre o mercado e outras medidas que causaram a ruína de países socialistas no último século. E os jovens ainda são atraídos por ideologias de esquerda – não importa o quão falhas elas tenham se mostrado ao longo da história.

Um estudo recente da Pew Research Center indica que a maioria dos adolescentes e jovens da Geração Z têm convicções de esquerda e acreditam em um Estado maior. A Geração Z engloba os jovens nascidos após 1996, que estão se aproximando ou entrando na vida adulta. Em 2020 boa parte deles irá votar, o que significa que suas ideologias políticas poderão contribuir para o cenário político.

Outra pesquisa da Pew Research Center aponta que a parcela de progressistas também está crescendo: em 2016, 21% dos americanos se identificaram como democratas e progressistas, o número mais alto desde 2000. Naquela época, apenas 12% do público se descrevia como democrata e progressista.

Na pesquisa de 2016, pessoas até 34 anos foram as mais propensas a se identificarem como progressistas: 55% deste recorte se identificou como democrata e 27% como democratas progressistas.

Participação política
Ao mesmo tempo em que se tornam mais progressistas, os jovens estão mais entusiasmados com as eleições e deverão aumentar a participação política, o que poderá ser decisivo para o cenário político.

Um levantamento do Instituto de Ciência Política da Kennedy School da Universidade Harvard (IOP) aponta que os jovens eleitores estão mais entusiasmados com a eleições americanas de 2020 do que com as eleições de 2016. A pesquisa mostra que 43% dos jovens de 18 a 29 anos disseram que provavelmente votariam nas primárias de seu estado, em comparação a 36% que afirmaram que votariam em 2015.

A pesquisa foi realizada com mais de 3 mil jovens entre 18 e 29 anos. Neste grupo, a ânsia eleitoral foi maior entre os jovens democratas, cujo entusiasmo aumentou 14%, passando de 44% em 2015 para 58% em 2019. Enquanto isso, o entusiasmo entre os jovens republicanos caiu.

“Quase todo o entusiasmo adicional em relação a quatro anos atrás vem de jovens democratas”, diz John Della Volpe, diretor de pesquisas do IOP. “Os jovens não estão apenas mais engajados, mas estão se tornando mais engajados e mais progressistas ao mesmo tempo.”

A onda progressista entre os jovens está sendo expressada nas urnas: as eleições americanas de 2018 registraram um número recorde de jovens (31%, o maior desde 1992, quando Bill Clinton venceu a disputa com George H. W. Bush) escolhendo candidatos democratas.

“Estamos vendo uma crescente divisão entre os eleitores mais jovens e mais velhos nos Estados Unidos”, pondera Della Volpe. “Pessoas com mais de 50 anos e mais velhos apoiam os republicanos em uma proporção de dois para um, enquanto as pessoas na geração millennial apoiam democratas em uma proporção de dois para um”, analisa.

O crescimento da participação é atribuída a um sentimento de ansiedade entre os jovens: entre aqueles que se definem como progressistas, 66% disseram estar preocupados com a direção moral do país – um aumento considerável quando comparado com dados de 2015 (42%).

Para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a atração desta geração pelo socialismo acontece porque são “jovens” e “idealistas”.  “Bem, acho, em primeiro lugar, que eles são jovens, idealistas. Se os chamamos de idealistas, acredito que o capitalismo é mais um ideal”, afirmou Trump respondendo a uma pergunta da apresentadora da Fox News, Laura Ingraham, sobre por que americanos mais jovens parecem estar gravitando em direção a políticas progressistas. Mesmo assim, para Trump, os EUA nunca se tornarão uma nação socialista.

Realidade nacional
No Brasil, os últimos anos mostraram crescimento da parcela que se posiciona com ideologias da esquerda. Pesquisa do Datafolha divulgada em 2017 apontava que 41% da população se identificava com posicionamentos de esquerda. O levantamento avaliou as opiniões dos brasileiros sobre uma série de questões envolvendo valores sociais, políticos, culturais e econômicos e a partir daí os posicionou em escalas de comportamento e pensamento econômico, dentro das quais eles foram segmentados em esquerda, centro-esquerda, centro, direita e centro-direita.

A identificação com a esquerda também pode estar relacionada ao comportamento, e não à economia, indica a mesma pesquisa: entre 2013 e 2017 houve aumento na parcela de pessoas que acreditam que “boa parte da pobreza está ligada à falta de oportunidades iguais para que todos possam subir na vida”, enquanto a avaliação de que a “homossexualidade deve ser aceita por toda a sociedade” passou de 64% para 74% no período, opiniões identificadas com ideologias de esquerda.

Por outro lado, o percentual daqueles que se identificam como “esquerda” é muito maior entre professores de História. Uma dupla de pesquisadores realizou um levantamento com 288 professores de História de países do Mercosul – Brasil, Argentina Uruguai e Paraguai – mais o Chile. Uma das perguntas do questionário foi em qual partido os docentes costumam votar nas eleições. Ao todo, 84,5% dos professores brasileiros disseram preferir siglas de esquerda ou centro-esquerda. Já centro, centro-direita e direita, somados, corresponderam a 15,5% dos entrevistados.

Um relatório mais antigo, elaborado em 2004 pela Unesco, chegou a conclusões semelhantes. Quando perguntados se concordam com a afirmação “A liberdade e a igualdade são importantes, mas se tivesse que escolher uma das duas, consideraria a igualdade como mais importante, isto é, que ninguém se veja desfavorecido”, 75,5% dos entrevistados responderam que “sim”. Embora o relatório da Unesco evite usar os termos esquerda e direita, a opção por “igualdade” em detrimento da “liberdade” costuma ser usada para mapear pensamentos mais à esquerda.

Capacidade crítica
Para Tom Switzer, diretor executivo do Center for Independent Studies em Sidney (Austrália), uma das causas principais para a atração dos jovens pela esquerda é o desconhecimento.

“Parte do problema é simplesmente ignorância. Apenas 26% dos millennials estão familiarizados com Vladimir Lenin e 34% com Joseph Stalin. Apenas 21% dos entrevistados disseram que sabiam quem era Mao. Não importa que esses homens tenham sido responsáveis pela morte de dezenas de milhões e pelo empobrecimento de centenas de milhões”, diz Switzer.

“Eles deveriam pelo menos saber sobre a Venezuela, onde o regime socialista nas últimas duas décadas levou à repressão, uma economia em queda livre, doença generalizada e fome e emigração em massa”, completa.

Ainda de acordo com a pesquisa do CIS, 58% dos jovens australianos têm uma visão favorável do socialismo, com apenas 18% deles tendo uma visão desfavorável. A pesquisa revela que a exposição limitada dos jovens australianos aos horrores do socialismo pode estar levando-os a romantizar a ideologia: quase dois terços dos jovens entrevistados acredita que o capitalismo falhou e que mais intervenção do governo é necessária.

“Os experimentos fracassados do século XX com o socialismo servem como uma grande lição que, apesar de suas promessas idealistas de igualdade, a ideologia levou a nada além de opressão e pobreza. No entanto, os millennials australianos permaneceram relativamente não afetados pelas deficiências do socialismo”, diz Switzer.

A opinião é compartilhada por Jean-Marie Lambert, doutor em Ciências Políticas pela Universidade de Liège e professor emérito da PUC-Goiás. Para Lambert, o sistema universitário está formando gerações incapazes de compreender o que é socialismo e com ausência de capacidade crítica.

“Em uma universidade você precisa repetir comandos para ser aceito: minorias, feminismo, misoginia... Em geral, não há capacidade de recuo crítico, tampouco de análise filosófica.  Então fica fácil manobrá-los para votarem em candidatos de esquerda”, diz.

“Estamos vivendo, desde então, uma ‘colonização educacional’. Esses quadros ideológicos, os chamados progressistas, nascem basicamente no sistema universitário americano, para propagação periférica. São gerações que são formadas nessa ideologia progressista e hoje estamos colhendo os frutos dessa política educacional”, crítica o professor.

Contradições
Por outro lado, um levantamento da Gallup, empresa de pesquisa de opinião nos Estados Unidos, mostra que os jovens têm visões que na prática contradizem a crença no socialismo. Segundo a pesquisa, 90% dos jovens entre 18 e 29 anos tem uma visão positiva dos empreendedores, e 98% veem positivamente as pequenas empresas.

“Jovens de vinte e poucos anos não querem que o governo administre pizzarias, mas querem mais controle governamental sobre alguns setores da economia”, escreveu recentemente Edward L. Glaeser, professor de economia na Universidade de Harvard.

Segundo ele, para evitar que os jovens caiam no socialismo de fato, é necessário fortalecer o empreendedorismo e melhorar as oportunidades de ascensão social dos jovens: “Por mais imperfeito que seja o livre mercado, o histórico moral e econômico das economias dominadas pelo Estado é muito pior”."

Nenhum comentário