Últimas notícias

Vai para a manifestação do dia 26? Saiba qual é a pauta comum dos manifestantes

Manifestações do dia 26

Ao longo desta semana ganhou corpo a organização de protestos marcados para o próximo domingo, dia 26 de maio, em apoio a uma série de propostas encaminhadas ao Congresso Nacional pelo governo do presidente Jair Messias Bolsonaro.

Todavia, algumas personalidades, muitas da própria área política, movimentos e parte da grande mídia veicularam informações contrárias à manifestação, baseados em um pequeno número de pessoas que fizeram declarações mais radicais, porém, que não refletem a real natureza do evento, segundo informações colhidas pelo Opinião Crítica ao longo da semana.


Com base nisso, resolvemos fazer uma síntese do que tem se apresentado como os principais objetivos do dia 26, a fim de esclarecer o público que por ventura ainda esteja em dúvida. São eles:
01 - Reforma da Previdência 

Os manifestantes vão pedir a aprovação do projeto de reforma elaborado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. Vale destacar que o público do dia 26, ao menos em sua maioria, rejeita a ideia de um projeto alternativo, elaborado pelo Congresso, por isso muitos enfatizam a proposta como "projeto Paulo Guedes".
02 - Pacote anticrime

Os manifestantes querem a aprovação do pacote anticrime elaborado pelo ministro da Justiça, Sérgio Moro, semelhantemente ao da Previdência, sem alterações substanciais no texto.

03 - CPI da Lava Toga

A "Lava Toga" é uma referência aos juízes das Cortes superiores do Brasil, especialmente do Supremo Tribunal Federal. A intenção dos manifestantes é pedir pela abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar o uso do dinheiro público para os gastos destinados a essas instâncias, além de outras possibilidades, como o envolvimento em corrupção.

04 - MP870 (reforma administrativa)

A Medida Provisória 870 foi assinada pelo presidente Jair Bolsonaro no primeiro dia do seu governo, reorganizando os órgãos da presidência, os ministérios e suas atribuições, resultando por exemplo, na redução ministerial de 29 para 22 pastas.

Com isso, os manifestantes vão pedir a manutenção dessa estrutura (a redução de ministério já foi votada e confirmada pelo Congresso nesta quinta-feira, dia 23). Além disso, vão protestar contra a saída do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) do ministério da Justiça (chefiado por Sérgio Moro), para retornar ao ministério da Economia.

Um comentário

Unknown disse...

Este esclarecimento da pauta comum da manifestação é muito importante. Só não sabe quem não quer, todos os benefícios que o Brasil já está recebendo, pelas ações do novo governo. https://www.youtube.com/watch?v=jfPYlZIpseI - O Brasil CONTRA-ATACA e o ronco das ruas ESTREMECE Brasília!