Últimas notícias

"Governo decide privatizar só 3 das 18 estatais dependentes de recursos do Tesouro"



A "primeira grande lista de estatais que serão privatizadas pelo governo Jair Bolsonaro traz apenas três das 18 empresas públicas federais dependentes de recursos da União, ou seja, aquelas que precisam receber dinheiro do Tesouro anualmente, pois não geram receita capaz de custear suas despesas, como folha de pagamento e custeio. As únicas estatais dependentes que serão privatizadas são a Ceitec, que produz chips, e as operadoras de trem e metrô CBTU e Trensurb.

A autorização para incluir a Ceitec no Programa Nacional de Desestatização (PND) aconteceu na quarta-feira (21), quando o governo divulgou nove novas estatais que serão privatizadas. Não foi divulgado, porém, prazo para que a União venda a companhia. A única informação é o desejo de privatizá-la até 2022.

A Ceitec foi fundada em 2008, durante o governo Lula, com o objetivo de tornar o Brasil um produtor de semicondutores (chips). A empresa, porém, acabou ganhando notoriedade apenas pela produção de um chip de monitoramento de gado, conhecido como “chip do boi”.


Ela focou a sua fabricação em chips de unidades de 110 e 90 nanômetros, consideradas tecnologias antigas, caras e suscetíveis a erros, enquanto no exterior já fazem há anos chips com menos de 50 nanômetros.

Nenhum comentário