Últimas notícias

Caso lei seja aprovada, nutricionista na escola será exigência em todo o Brasil


Da Tribuna do Norte - A Câmara dos Deputados está analisando projeto de lei que torna obrigatória a contratação de nutricionistas em todas as escolas da rede pública e privada. A presença do nutricionista na escola seria o primeiro passo para melhorar a alimentação escolar. Uma das queixas é exatamente a falta de qualificação das pessoas que trabalham na cozinha, situação que influencia diretamente na qualidade da alimentação escolar.


E não é só isso, sem nutricionista na escola, fica difícil a inclusão da educação alimentar e nutricional no processo de ensino. As escolas municipais não têm suporte de orientação nutricional. Por isso, os cardápios terminam sendo elaborados e conduzidos pelas próprias merendeiras.

A lei 11.947 já estabelece como responsabilidade do nutricionista a coordenação direta das ações de alimentação escolar, seja na rede pública, filantrópica ou privada, mas não chega a determinar que cada escola tenha um nutricionista. Além de planejar o cardápio, os nutricionistas dos Departamentos de Alimentação Escolar, de acordo com a resolução 38 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação devem monitorar e coordenar o estado nutricional dos estudantes.

Nenhum comentário