Últimas notícias

CIDADE SEM CULTURA! PARA REFLETIR:


Imagine uma cidade sem cinema, biblioteca ou livraria. Não é difícil, esta é mais ou menos a regra. Bem, se tal cidade existe, também não terá um teatro e, muito menos, um museu. Talvez nem mesmo um jornal, semanal que seja. Muitas não têm nada disso e, apesar de todo o prestígio da música popular, também não contam com uma casa de shows -loja de discos, nem pensar.

Donde essas cidades são habitadas por pessoas que nunca assistiram a um filme ou peça de teatro. Espetáculo de dança, esqueça! Nunca ouviram um concerto, nunca viram um quadro ou escultura importante e, bem provável, nunca leram um livro que não fosse o da lição. Da mesma forma, nunca recitaram ou ouviram um poema, não sabem o que é ópera e os cantores que conhecem é por ouvir falar.

Há muitas cidades assim no Brasil. E não pense que sejam burgos perdidos no sertão ou no meio da selva amazônica. Algumas são bem conhecidas pelo nome e ficam em Estados prósperos e orgulhosos, mais perto de nós do que imaginamos. São dados do IBGE, colhidos no último recenseamento, não muito difíceis de consultar.
O que não falta nessas cidades é televisão -porque 95% dos lares brasileiros têm pelo menos um aparelho. Mas não é bom para ninguém, nem para a televisão, que ela seja o único contato das pessoas com o mundo. Claro que, não demora muito, todas terão internet e, quando isso acontecer, dar-se-á o fenômeno de cidades que passaram da cultura zero para o universo digital, onde supostamente cabe tudo, sem o estágio intermediário, milenar, da cultura analógica.
Essas cidades podem ser zero em cultura, mas têm prefeitura e Câmara Municipal. E, em época de eleição, candidatos a vereadores, prefeitos,  devem aparecer por lá, com grande cara de pau. 

Interessante país, este que estamos formando.
RUY CASTRO - Folha de Sao Paulo de hoje

12 comentários

Anônimo disse...

ESSA CIDADE TÁ UM LIXO
PENSE NUMA CIDADEZINHA SEM FUTURO
AQUI NÃO TEM NADA
TOU FORA

Anônimo disse...

cultura?
,o que é isso no jogo bicho?
aqui ninguem sabe o que mulesta é isso não adrianas

Anônimo disse...

eu so seio q fui mebora dai dese ifeno
nau voto tau cedo
esa cidade nau peta nau
picipamete o povo da ruia eu nau acuto ese povo buro ibita q so vive bibido ezmola na fera eu nau acuto ve iso nau jete
eu more ai maiz nau moro nuca maiz na mia vida
eu sou voto ai na elesao de mara eu voto mara e marineve ok

Anônimo disse...

É difícil, mas está escrito: "OUVISTES O QUE FOI DITO: AMARÁS O TEU PRÓXIMO E ABORRECERÁS O TEU INIMIGO.
EU PORÉM VOS DIGO: AMAI A VOSSOS INIMIGOS, BENDIZEI OS QUE VOS MALDIZEM, FAZEI BEM AOS QUE VOS ODEIAM E ORAI PELOS QUE VOS MALTRATAM E VOS PERSEGUEM, PARA QUE SEJAIS FILHOS DO PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS; PORQUE FAZ QUE O SEU SOL SE LEVANTE SOBRE MAUS E BONS E A CHUVA DESÇA SOBRE JUSTOS E INJUSTOS." (Evangelho segundo S. Mateus 5:43-45, Bíblia Sagrada dos Cristãos).

Anônimo disse...

Pocado, deixe de ser besta, se você for votar em Mara e Marineves, tudo ficará do mesmo jeito, ok? Agora eu quero votar em você pra vereador, mas se você tiver raiva do povo da ruinha fica difícil de você ganhar, você tem que dizer que gosta do povo da ruinha e no dia da eleição dar dez reais pra cada morador, aí você ganha, ok? Mas o meu voto pra você vai ser de graça, ok?

Anônimo disse...

GOSTEI DESSE TEXTO, CMBINOU CERTINHO COM RIACHUELO , ADRÍ.

Anônimo disse...

COM MICARLOS PREFEITO A CULTURA DE RIACHUELO VAI VOLTAR.TEATRO,DESFILE DE 7 DE SETEMBRO,SHOWS,DANÇA ETC, ETC.

Anônimo disse...

oi adiana eu li o cometaro q eu nau voto en mara e marineve, eu voto nela pq eu goto muto de mara e marineve, eu nau qero ne catadita nau jete eu teu vegoa demaz eu nau seio fala direto nau so tinito e nau teo corage pezou, eu seio q eu gaava memo a elesau ai maz eu nau qeri nau, eu nau goto da mudica da ruia pq ele maga muto de min, ele sau ignorate mau ebucabos e nau sabe o q e sivilazasau nau adiana eu nau goto do povo da ruia ele sau un povo buro q se vede na capaia po 10 rael ele sau un pocado de buro anavabeto eu goto muto sau paulo, so vou ai na capaha eu voto en mara e marineve pq ela e legau con a pesoa, goto muto dela.
eu goto de natali tabe, goto de cara eu veja ela na cinica todo dia, eu goto avelino goto ludia e mara, eu goto de massilo julita gozaga goto de todo mudo
so nau goto da ruia acuela mudica q vive ciciticado con todo mudo na rua e vive pedido ezmola na fera mau ebucaboz, pocado de buro vai eztuda vai
abaco adiana eu vi o adivogado seu marido no caro vemelo e vi vose con deu filio lido ok

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

repeto e bon e goto ok
axo q vc e recacaco q nau ama nigeu seo buro igenorate
vose e un ibeciu ibita q vive ciciticado o q nau sabe
acora mora no corasau buro vose e un mau amado q nau sabe repeta a pesoa ok

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Adriana Nascimento disse...

O blog exclui comentário que difamam, caluniam ou com linguagem chula