Últimas notícias

Ligação clandestina em Angicos prejudica abastecimento em seis municípios e várias comunidades rurais


Milhares de pessoas estão com o abastecimento de água comprometido nas cidades de Lajes, Pedra Preta, Jardim de Angicos, Caiçara do Rio dos Ventos, Riachuelo, Cachoeira do Sapo (distrito de Riachuelo) e em várias comunidades rurais.

Desta vez, a responsável não foi a seca que castiga o nordestino, mas uma única ligação clandestina na adutora Sertão Central Cabugi, que abastece os respectivos municípios.

A água era desviada por um produtor rural para abastecer exclusivamente o açude de sua propriedade, em Angicos.

O responsável foi identificado na ultima sexta-feira, e na ocasião foi preso.

O fato chama atenção no momento em que o mundo se volta para a importância da "Cooperação pela água", tema escolhido pela Unesco para o Dia Mundial da Água, a ser debatido também na Semana da Água no RN, realizado pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e parceiros, de 17 a 26 de março.

O "gato", como é conhecido esse tipo de instalação irregular, foi colocado a partir de uma ventosa (dispositivo para retirar o ar da tubulação da adutora).

A ação foi realizada pela Polícia Militar em conjunto com o Ministério Público do Estado (MPE), com o apoio técnico da Caern.

O gerente da Regional Natal Norte da Caern, Ricardo César da Silva, explica que esta não foi a primeira vez que o produtor realizou o furto de água, que era usada dentre outras atividades, para banhar animais.

"Ele é reincidente. Pagou uma fiança para ser liberado e vai responder judicialmente. Essas ações de fiscalização são rotineiras", diz. 

Nenhum comentário