Últimas notícias

Escritora riachuelense lança livro sobre Copas do Mundo!

Copa do Mundo de Futebol! Sem dúvidas, o assunto mais comentado entre os brasileiros no últimos meses. Pensando nisso, e às vésperas da Copa no Brasil, a atriz e escritora potiguar Kinha Costa lança seu terceiro livro: “COPA DO MUNDO: de Riachuelo a Joanesburgo”.
otiguar da cidade de Riachuelo, distante aproximadamente 85 Km da capital Natal, Kinha Costa vive atualmente em Joanesburgo, na África do Sul, palco da última Copa do Mundo. Em seu livro, a autora surpreende pelo senso crítico e pela paixão por futebol, um assunto que, não faz muito tempo, era considerado tabu para o sexo feminino.
Depois de ter assistido em 2010, in loco, aos quatro primeiros jogos do Brasil, a um  da Holanda e de ter presenciado a euforia do povo sul-africano e dos torcedores em geral, que visitaram a África do Sul,  a autora mergulhou num baú de memórias perdidas, buscando entender a origem do amor animalesco e bestial que nutre por futebol.
Registro de uma época, o livro é um road movie, uma viagem que começa em 1970, em Riachuelo, chega a Natal, passa pelo Rio de Janeiro, descobre a Europa através de Amsterdã, na Holanda, sublinha Holstebro, na Dinamarca e voa para o continente africano. A cidade à beira do Oceano Índico, Durban, serve de cenário para sua narrativa, que termina no coração financeiro da África do Sul, Joanesburgo.  Na narrativa, Kinha vai falando da seleção Canarinho, dos jogadores que se destacaram, de curiosidades e fatos referentes às Copas, usando como pano de fundo os momentos políticos e econômicos e as transformações sofridas pela sociedade brasileira e dos países por onde passou. 
O lançamento acontece na próxima sexta-feira (14), às 19h30, no Teatro de Cultura Popular. O evento vai contar com um show teatral com a participação dos atores Fátima Fialho, João Antonio Vale, Eliene Albuquerque e a própria autora. Eles contarão trechos do livro e imagens serão projetadas num telão.
Sobre a autora:
Atriz por formação e repórter por intuição, a atividade mais constante de Kinha Costa nos últimos anos tem sido registrar suas impressões de culturas afora, presenciando momentos históricos como a Queda do Muro de Berlim e a morte de Nelson Mandela. Kinha viveu nas Filipinas, na Holanda e agora na África do Sul. Em 2003, publicou Impressões de uma matuta: aventuras brasileiras nos Países Baixos  e, em 2008, publicou África do Sul: um olhar brasileiro.
Por nominuto.com

Nenhum comentário