Últimas notícias

UTILIDADE PÚBLICA: Excesso de bebidas alcoólicas no Carnaval


Os foliões que pretendem aproveitar todos os dias do Carnaval devem levar a sério algumas medidas preventivas, para que os excessos não interfiram no estado de saúde deles. Controlar a ingestão de bebida alcoólica e preferir uma alimentação saudável são indispensáveis para que a folia não seja interrompida. A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia - Sesab, através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica - Divep, divulgou um alerta sobre o que deve  ser evitado durante o Carnaval.
Uma das principais preocupações dos órgãos de saúde pública está relacionada com a ingestão de bebidas alcoólicas. 
O álcool diminui a concentração dos indivíduos, deixando-os mais relaxados, inclusive em relação às questões preventivas, como o não uso de preservativos, que pode ocasionar doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids, afirma o Médico Juarez Dias, Técnico da Divep, ressaltando ainda que o folião não compartilhe seringas e agulhas.A especialista afirma ainda que a ingestão excessiva de álcool pode levar o folião a um quadro de fraqueza, indisposição e hipoglicemia (redução do açúcar no sangue). Ela explica que a bebida alcoólica possui calorias que costumam enganar o organismo, dando uma falsa impressão de saciedade e fazendo com que a pessoa não sinta fome e não se alimente. A bebida alcoólica possui uma caloria nula, sem nenhum nutriente. O indivíduo sente menos fome e, como conseqüência, acaba desenvolvendo a hipoglicemia, podendo ter episódios de tonturas e desmaios, alerta Valderez.
Hidratação
O consumo de água deve ser maior nessa época do ano. Com o aumento do calor e da produção de suor, o corpo precisa se manter bastante hidratado. Valderez alerta que a hidratação deve ser feita à base de água comum e água de coco. Refrigerante é bebida, mas não hidrata, salienta a especialista, alertando os foliões para que não comprem o produto vendido em sacos plásticos, cuja procedência é desconhecida

Nenhum comentário