Últimas notícias

SOBRE A ESCRITORA DE NOSSA CIDADE KINHA COSTA!

Foto: Adriaan Badenhop (C)

















   Escritora Matuta em Amsterdã
por: Sérgio Godoy  

Aconteceu no dia 03/07/04 o lançamento do livro de Kinha Costa: Impressões de uma Matuta, Aventuras Brasileiras nos Países Baixos. Foi no início da noite de um sábado onde a luz do dia ainda marcava presença no céu de Amsterdam. Os convidados foram recebidos ao som do grupo Pererê que interpretava a música de Chiquinha Gonzaga, proporcionando um clima lírico enquanto esperávamos pela autora, que com sua grande energia corporal adentrou o salão.
Não leu passagens de seu livro, mas o interpretou. Com seu talento para as Artes Cênicas, Kinha Costa nos levou às suas aventuras, recriando os acontecimentos narrados nas páginas de seu livro.
IMPRESSÕES DE UMA MATUTA trouxe-me risos; mescla de ironia e drama, determinações e sonhos. Não só da autora mas de muitos brasileiros que vivem na Holanda. Sendo assim, ao ler esse livro é impossível não identificar-se com os personagens ali existentes; dificuldades e glórias de uma pessoa que ao deixar seu país para trás, luta com garra para realizar seus desejos, enfrentando barreiras nunca antes imaginadas, descobrindo novas saídas para cada diferente situação e principalmente, alcançando um grau de maturidade e conhecimento interior. É engraçado ler sobre o “choque cultural”, a diferença de comportamento entre duas culturas opostas, o lado positivo e negativo da sociedade holandesa vistos atráves de olhos matutos e perspicazes.
Foto: Adriaan Badenhop (C)As crônicas de Kinha Costa, muitas delas publicadas na revista Papagaio no percurso de alguns anos, revela seu talento de cronista e nos projeta ao desejo de querer mais:
"Costurando esse diário e revendo a trajetória da matuta que um dia resolveu botar o pé na estrada: da Serra da Formiga até Grutas do Pajéu foi à pé, seguiu à cavalo para Riachuelo, pegou um caminhão para Natal, um ônibus pro Rio de Janeiro e voou nas asas da British Airways para o o outro lado do oceano. Juntando os pontos na lembrança, desde aquele dia em que pegou o avião da realeza inglesa e deixou o país, quebrando limites e ampliando fronteiras. Caminhou e deu notícias, chorou e ouviu críticas. Sentiu saudade e deu também boas gargalhadas."
Impressões de uma Matuta pode ser adquirido Rio de Janeiro por e-mailna Editora Letra Capital.
Em Natal e João Pessoa nas livrarias e na Holanda na Quetzal, WG Plein, 119, Amsterdampelo 020 - 620 15 74.
Ou ainda via Papagaio tel. 010 - 265 73 18 e-mail
Fotos: Adriaan Badenhop©

Nenhum comentário