Últimas notícias

Comunicar é viver, é deixar suas marcas de existência: VIVA AOS NOSSOS DEZ ANOS !

A imagem pode conter: 8 pessoas, incluindo Sonyara Ribeiro e Edmilson Lima, pessoas sorrindo



“No princípio era o Verbo”, a Palavra, a fala, a voz falada, a voz escrita, a voz. Comunicar é viver, comunicar é vida. Com a comunicação vivemos e nos movemos. Desde ao acordar e desejar a alguém muito próximo de nós um sonoro “Bom Dia!”, até o final desse dia quando desejamos uma acalentada “Boa Noite!”.
Somos comunicadores uns dos outros porque foi assim que Deus nos fez e nos impossibilitou de vivermos numa ilha sozinhos. Precisamos uns dos outros para viver, sobretudo para nos comunicar.

Parafraseando uma famosa música popular, que já caiu no gosto do público, “Tudo era apenas uma brincadeira e foi crescendo, crescendo e nos absorvendo”, e de repente nos vimos assim comunicando no Riachuelo em Ação.

A blogueira Adriana Nascimento, professora da rede pública de ensino municipal, da simpática cidade de Riachuelo, planejou criar o blog como uma voz que se levantava em tempos difíceis para a mesma. Pensava nos seus problemas e dramas pessoais e profissionais, levando ao público com indignação, mas também com respeito, sobretudo.

O blog surgiu como uma tribuna posta em praça pública, para quem tivesse coragem e ousadia para falar, para gritar, expor ao mundo seus dramas, seus anseios, seu desejo de plantar uma semente, uma sementinha de engajamento político, porque é na polis, conceito de cidade grega, que nos movemos e existimos.

Para nos tornamos seres políticos não precisamos necessariamente nos candidatarmos a cargos públicos, precisamos somente gostar das pessoas e de nós mesmos, e nos conscientizarmos que o espaço territorial, real ou fictício, virtual, desse imenso país e desse belo mundo em que vivemos, dessa imensa bola azul na qual habitamos, este espaço não é somente nosso, é também dos outros.

Não faz muito tempo que um músico poeta de excelência, juntou seu grito ao clamor dos existencialistas, formulando a seguinte pergunta: “Existirmos, a que será que se destina?”

A vida é passageira, efêmera, e por mais longa que seja, para quem tem o privilégio de alongar-se no tempo e espaço, ainda assim poderá ser conceituada por alguém que a vida é breve.

Então, se estamos aqui de passagem, por que não aproveitar o tempo para nos comunicar uns com os outros? Por que  não dar voz a quem não tem voz? Por que perder tempo incentivando as inimizades, as intrigas? Por que não conhecemos o outro lado da história, o outro lado da conversa, a outra versão e confrontarmos com a nossa versão?
Mas o blog, que nasceu como uma criança, com o seu grito de Eduardo Munc, o famoso quadro do famoso pintor, precisou aprender se comunicar, comunicando-se, para alcançar a maturidade. Nem sempre acertou nas suas postagens iniciais, mas aprendeu com o erro, pondo em prática um velho ditado da sabedoria popular: “Errar é humano, permanecer no erro é burrice...”

Mas seus erros não foram muito longe... Em 10 (dez) anos de estradas virtuais, enfrentou somente três processos na Justiça, tendo perdido a causa num e ganho a causa noutros dois.
É um dos poucos blogs que tem assessoria jurídica vinte e quatro horas, plantão permanente que dorme e acorda com a blogueira.

No país das multifaces, no país dos contrastes, o blog fez sucesso ao expor opiniões, reclamações, gritos de protestos de pessoas anônimas. Mesmo indo na contramão do que dizia a Constituição, e ainda diz, que é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato, esse veículo deu vez e voz aos anônimos.

Deu voz a anônimos que elogiavam a blogueira e criticavam os sistemas políticos, locais, estaduais e nacionais vigentes.

E deu voz a anônimos que esculhambavam a blogueira, demonstrando que no blog ouvia-se a voz escrita de amigos desconhecidos e de secretos desafetos.

O blog, desde então, tomou outra dimensão, que foi ampliando-se, num crescendo, crescendo, nos absorvendo...

Seu olhar para os novos tempos de uma cidade, Administrada por uma notável Mulher, superou as expectativas de uma publicidade de excelência, de fazer inveja a um Washington Oliveto, famoso publicitário do século 20, segundo o qual “a propaganda é a alma do negócio”!

O blog que, no decorrer desses 10 (dez) anos, conquistou outros amigos blogueiros, tendo tudo começado numa singela reunião com a blogueira Adriana Nascimento, Joan Adonis e Fabrícia França, vindo desse enlace o primeiro encontro de blogueiros da região do Potengi.

Nestes dez anos a nível mundial, o blog viu a escalada do terrorismo, o mundo estupefato com inúmeros atentados; viu a maior nação do planeta ser governada pelo primeiro negro; a metamorfose dos partidos de esquerda, e a ascensão da extrema direita; um presidente eleito cuja campanha nasceu e cresceu exclusivamente nas redes sociais; viu a facada da intolerância, viu muitos fatos verídicos e outros nem tão verídicos assim; viuo mundo ficar mais pequeno, cada vez mais conectado, vivemos agora to

E a nível local, foram tantas notícias políticas, sociais, de utilidade pública, de opiniões convergentes e divergentes; de pessoas desaparecidas e encontradas após as postagens, de famílias que voltaram a se abraçar; de perdas irreparáveis, como a do querido repórter cidadão Nejair Mendes e a do amadurecido político, conselheiro e amigo, Serivan Sena; seus legados nunca serão esquecidos.

Mais de quatro milhões de acessos, de pessoas reais no mundo virtual do blog assinalaram que este veículo tomou outra dimensão, tornou-se maior do que seus propósitos originais, tomou quase que vida própria, embora se saiba que pessoas reais movimentam o mundo virtual.

Nestes dez anos, o blog já foi propriamente hospedado num site e possui extensões como os dois instagrans, com mais de 3000 seguidores; duas páginas do Facebook, com mais de 8.000 seguidores e quatro grupos de whatsapp, com mais setecentos membros no total. São centenas e mil  pessoas se comunicando diretamente, entre si e com a blogueira.

Muitos contribuíram para o sucesso: os anônimos, os comerciantes, os empresários que acreditaram nesse projeto de comunicar seus produtos, de prestar seus serviços, de se informarem com as notícias do blog.

Comunicar é viver, é deixar suas marcas de existência, é imortalizar a aventura humana, sabendo que precisamos uns dos outros para continuarmos existindo, nos comunicando.

E na etapa mais recente, a parceria do blog  com um novo portal, o Portal Potengi, tendo sido a blogueira convidada, pelo empresário Edmilson, para gerenciar o portal, coroando o sucesso do blog com o sucesso da notícia palpável. Uma notícia que ali está para ser lida e relida, guardada e registrada, para o deleite de futuras gerações.

(Por Antonio Carlos do Nascimento, esposo da blogueira Adriana Nascimento, em 23 de fevereiro de 2018, no aniversário do Blog Riachuelo em Ação.)

Nenhum comentário