Últimas notícias

Número de católicos no Brasil caiu de 92% para 65% da população entre 1970 e 2010

O número de católicos no Brasil caiu de 92% para 65% da população entre 1970 e 2010. Eles são cada vez mais velhos e predominantes em áreas rurais.
Os evangélicos, que cresceram de 5% a 22%, são mais jovens e urbanos, segundo relatório do instituto americano Pew, com dados do IBGE.
Às vésperas da visita do papa, o Brasil continua com a maior população católica do mundo, de 123 milhões de fiéis. Mas os protestantes/evangélicos chegaram a 42 milhões.
Os brasileiros sem religião também cresceram, de 1% a 8%.
As maiores quedas do catolicismo aconteceram entre brasileiros com idade de 15 a 29 anos e entre a população urbana.
No grupo de 15 a 29 anos, 22% se declaram protestantes e 10% dizem não ter religião. Entre os acima de 70 anos, apenas 4% se dizem sem religião.
Na zona rural, 78% se declaram católicos, contra 62% nas áreas urbanas.
O relatório explica que o maior fator na transformação é a “troca de religiões”. Segundo pesquisa do Pew de 2006, 45% dos neopentecostais eram ex-católicos. Nem fertilidade, nem imigração foram considerados motivos de mudança.
Fonte: Folha de São Paulo

11 comentários

Anônimo disse...

ISSO E O QUE DAR QUANDO AS PESSOAS PROCURA CRISTO EM QUAL QUER LUGAR< POIS EM CADA ESQUINA SE ENCONTRA UM PREDIO COM NOME DE IGREJA< HOJE SER EVANGELICO ESTA NA MODA MAS O MODISMO PASSA!!! ESSAS PESSOAS NÃO SÃO EX; CATÓLICOS ESSAS PESSOAS NUNCA ENCONTRARAM REALMENTE CRISTO! E OLHE QUE AINDA ESTÃO A PROCURA DELE!!!

EX- CATÓLICO disse...

Não são poucos os católicos devotos da virgem Maria que se converteram ao Evangelho, e quando isso acontece, imediatamente eles deixar de ser devotos da Nossa Senhora de Aparecida, a pergunta que muitos se fazem é: porque isso acontece?

O conhecimento na Palavra de Deus e o uso do raciocínio lógico por parte desses ex-católicos é a resposta para a indagação acima.

Vamos entender:

Quando um católico devoto da Aparecida passa a freqüentar uma igreja Evangélica, alguns fatores indagatórios lhes ocorre, que são:

- Porque os pastores não adoram e não veneram a virgem Maria, e ao invés de serem “castigados” por Deus são ainda mais abençoados, ao ponto de enfermos e endemoninhados alcançarem a cura e a libertação por intermédio da oração desses pastores ?

- Porque os padres não ensinam e não comentam nada sobre o segundo mandamento “não farás para ti imagem de escultura, não as adorarás e não as servirás” conforme está escrito na Bíblia Sagrada nos DEZ MANDAMENTOS em Êxodo capítulo 20 ?

- Porque os padres não comentam sobre o salmo 115 onde diz que as imagens não podem abençoar ninguém uma vez que elas não conseguem ver, ouvir, falar, apalpar ou caminhar ?

- Eu aprendi que a virgem Maria seria nossa advogada diante de Deus, mas ao freqüentar uma igreja Evangélica, me mostraram na Bíblia que o Senhor Jesus é o único Advogado que temos diante de Deus, conforme está assim escrito:

“Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.” 1 João 2:1

- Na igreja católica me ensinaram que a virgem Maria seria a medianeira entre os homens e Deus, más na igreja Evangélica me ensinaram que na Bíblia o único mediador entre Deus e os homens é o Senhor Jesus:

“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.” 1 Timóteo 2:5

- Quando eu era católico, aprendi que Maria a mãe do Senhor Jesus aqui na terra permaneceu sempre virgem, porém, ao frequentar uma igreja Evangélica, acabei aprendendo que após o nascimento do Salvador, Maria não só se casou com José como teve outros filhos com ele:

“Não é este (Jesus) o filho do carpinteiro ? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas ?“
Mateus 13:55

ELAINE GUMEZ/ RECIFE disse...

elaine gumez

olá! gostei muito do debate, pois até o senhor jesus debateu com os religiosos de sus época. melhor assim do que ficarmos calados, pois muitos católicos se converteram devido os confrontos, pois a palavra de DEUS tem dois sentidos, um converter e convencer, e o outro afastar e trazer confusão.jesus nas sua pregações salvou e afastou,até pedro quase se deixou a levar pelos incrédulos que saíram pois o discurso era forte.tem pessoa que querem ouvir só o que lhe agrada,mas a palavra do senhor é como martelo e como barro.o martelo quebra e o barro endurece, muitos são quebrantado seus coraçoes pela palavra e outros enduricidos pela palavra. quero dar meu testemunho como fui a cristo,eu era católico do meio, pois existem três tipos de católicos,da frente, do meio e de trás.os da frente são : áqueles que estão direto na igreja,do meio, que vai de vez enquanto, o de trás são os que vão uma vez na vida e outro na morte.vejam bem fui estudar em uma escola perto de uma igreja evangélica, quando ouvíamos barulhos dos crentes orando, a professora disse para oa alunos que o DEUS dos crentes era surdo, pois não precisava gritar assim.no meio dos alunos se levanta um e disse para a professora , se ela sabia pq os crentes oravam alto ? ela respondeu que não ;ele disse seria pq no meio dos crentes apareceria um bode preto dando cabeçada em todo mundo.aí eu fiquei curioso e na noite seguinte fui até a igreja do barulho para ver o tal bode preto , pois eu era católico e espirita, pq todo espirita é também católico vervoroso.para começar a senhora aparecida a padroeira do brasil veio do candoblé,trasida pelo escravos,na religião espirita quando se quebra uma imagem ela tem que ser jogada no rio.quando se fala que a nossa senhora muda de cor de acordo com o lugar que ela aparece é uma mentira,pois quem morre vai direto para o lugar que DEUS já determinou, só jesus que ressussitou dentre os mortos e subiu aos céus e está a direita do pai;fui até a igreja e não via nada , me fizeram o apelo se eu gostaria de aceitar a cristo como meu salvador e senhor da minha vida, aí pensei comigo eu já tenho a minha religião e não posso mudar, até pq a minha avó macumbeira sempre me ensinou que a religião verdadeira era a católica e que todas as demais eram falsas.fui apara minha casa e nesta mesma noite tive uma revelaçõa direta do céu, vi jesus de branco vindo a terra e separando os seus dos que não eram seus, e pude ver os crentes daquela igreja sendo separados para á direita e os não crentes para á esquerda, e eu fui me esconder atrás daquela igreja onde tinha ido á noite , foi quando ele jesus veio até a mim e me disse que eu não subiria pq não estava preparado para subir aos céus,na visão chorei muito e voltei a mim em choro , na noite seguinte retornei a mesma igreja e levantei as minhas mão me entregando ao senhor de corpo e alma, fui liberto dos cigarros, da cachaça, do jogo,das coisas mudanas deste mundo que não agrada ao senhor e hoje sirvo somente a cristo .não sou crente em placa de denominação , reuno na assembléia de DEUS, e prego o evangelho que liberta , transforma, regenera, purifica, santifica.

Anônimo disse...

Adalberto Pires

Irmãos católicos e Evangélicos, só gostarias de saber onde esta escrito na bíblia as seguintes palavras, hóstia, padre, papa, reza, santa Maria, purgatório, missa, arcebispo, frade, irmãs de caridade, santo isso santo aquilo,
e milhares de nomes que não consegui ler na bíblia sagrada, por favor, quem achar alguma coisa me dê o livro e versículo para que eu possa acreditar na existência destes nomes.

Anônimo disse...

tanta discusao de pessoas supostamente sabias qque fico me perguntando sou catolico ja pensei em ir para uma seita protestante mas isso foi antes de me tornar um verdadeiro catolico pois antes eu era da pastoral do banco hj graças a deus tenho serteza q estou no caminho certo pois deus disse amar a deus sobre todas as coisas e aseus irmaos como a ti mesmo acho que o q ue esta faltando e amor pois ja vivemos em um tempo de fim dos tempos ,vejo hj pessoas q se dizem pastores apostolos cobrando milagres como pode isso se jesus falou para dar de graça o que foi recebido de graça entao irmaos cuidao com os falssos profetas porque isso e biblico e vamos parar de julgar ums ao outros para que nao sejam jugados e lembrense que deus e amor e perdao

Anônimo disse...

QUANTA BESTEIRA VEJO NESTE BLOG, POR PARTE DE ALGUNS QUE SE DIZEM “CRISTÃOS”, ACHO QUE CRISTO ESTÁ MUITO ENVERGONHADO COM AS ATITUDES DESSES QUE SE DIZEM “CRISTÃOS”, PARA COMEÇAR A PALAVRA DE DEUS NOS DIZ, QUE TODO AQUELE QUE FAZ DIVISÕES, INDIFERENÇA É O PROPRIO ANTI CRISTO, ACHO QUE DEVERIA RESPEITAR A OPNIÃO DOS OUTROS, MUITOS HOJE QUE SE DIZEM PASTORES, É SÓ ASSITIR A TV, QUE VERÁS UM MONTE DE BANDIDO ENGRAVATADO (PASTORES) FAZENDO SUAS LAVAGENS CEREBRAIS E ENGANDO O POVO, TIRANDO DE MUITOS INOCENTES O ÚNICO SUSTENTO QUE TEM. MUITOS TEM NOME, STATUS, MANSÕES, CARROS DE LUXO, CONTAS EM OUTROS PAISES,PODER, FAMA, O QUE DIZER SOBRE ELES? NÃO SERIAM ELES O PRÓPRIO ENGANADOR, FALSO CRISTO, O LEÃO DISFARÇADO DE CORDEIRINHO? BOM NÃO SEI, SÓ O SENHOR SABERÁ………..
SÓ SEI QUE ESTOU BEM ESPERTO COM ESSES TIPO DE CRISTÃO, E DIGO LHE MAIS, AMO MINHA FÉ, MINHA IGREJA SANTA APOSTOLICA CATOLICA ROMANA, E SIRVO A MEU DEUS COM TODO MEU FERVOR QUE HÁ EM MEU CORAÇÃO, AME SUA IGREJA, COMO CRISTO AMOU O MUNDO, NÃO SE ILUDA COM CONVERSAS “FIADAS”……..
PAZ E BEM A TODOS……………………………………………………………….
ALISON.

Anônimo disse...


Ja fui catolica mas Jesus abriu os meus olhos,para uma verdadeira adoração.
Só Jesus,nos salva e Ele diz “EU SOU A VERDADE E A VIDA ,NINGUEM VAI AO PAI SE NÃO POR MIM”.Foi conhecendo a VERDADE que deixei de ser catolica e idolatra.E assim posso dizer que estou salva,pois reconheci que JESUS é meu unico e suficiente SALVADOR!!!!!!!
EU AMO JESUS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Querido não adianta, já fui catolico e como TODOS OS CATOLICOS, FUI SIM ESQUENTA BANCO, pois lá NÃO SE ENSINA A PALAVRA DE DEUS APENAS A TRADIÇÃO, e apos ser liberto por Jesus conheci a verdade e essa verdade, JESUS, me libertou.
Não adianta tentar mostrar a catolicos fanaticos pela tradição a verdade do Evangelho, melhor orar para que eles conheçam a verdade e por ela sejam libertos!

Ex-católico ajudante de padre disse...

Pregar para os católicos, mexendo nos dogmas do catolicismo, criticando o seu modo de adoração é perder mais um católico para Cristo.
Como todo católico praticante, eu fui um deles. Fui coroinha de padre, minha mãe estava na linha de frente, fui para Mariápolis, movimento dos focolari, de Chiara Lubich, padres e feiras almoçavam em minha casa, jantavam, confraternizavam...
Porém, um dia, uma parente minha conversou com um pastor da igreja
Batista tradicional, não renovada.
Ele indicou a esta minha parenta que lesse O NOVO TESTAMENTO por inteiro, e depois o procurasse para tirar eventuais dúvidas.
Essa pessoa, lendo os evangelhos, percebeu que Cristo era o centro das atenções naqueles escritos. Que o evangelista Marcos chega a declarar que Ele deu a sua vida para resgate de muitos.
Mateus escreveu, primeiramente, para os judeus, provando que Jesus Cristo era o Messias esperado. Ele cita mais de sessenta profecias do Antigo Testamento, que se cumpriram em Cristo. Por exemplo, ele cita o profeta Isaías, que disse que “o povo que andava em trevas, brilhou-lhes a Luz, na terra de Zebulon e Naftali, Galiléia das Nações”, indicando o local onde Cristo se criara e viveria sua vida dos doze aos trinta anos, antes de inaugurar seu ministério.
Uma mulher, relatada no livro de Lucas, diz a Jesus que bendita a mulher que o gerou e bendito os peitos que o amamentaram. Ele responde que, antes bem aventurado todo aquele que ouve e pratica a palavra de Deus.
Em Atos dos Apóstolos, no capítulo 4, diz que debaixo do céu nenhum outro NOME há pelo que importa que sejamos salvos. (4:12).
Logo, o lugar de nossa irmã Maria, nos evangelhos, é de uma mulher bem aventurada, tendo a mesma se declarado serva do Senhor e ter se alegrado em Deus seu Salvador (ela própria reconheceu a necessidade de salvação no cântico que leva o seu nome, Cântico de Maria, registrado em Lucas).
Logo, essa parenta descobriu que a primeira parte da Ave Maria consta na Bíblia: “Ave Maria, cheia de Graça, O Senhor é contigo, Bendita es tu entre as mulheres, bendito o Fruto do teu ventre” (saudação do anjo Gabriel à Maria registradas em Mateus e Lucas).
A segunda parte da Ave Maria não consta na Bíblia, por isso Maria não é aceita como Mãe de Jesus Cristo Deus. Ela é aceita como mãe de Jesus Cristo Homem, pois é sabido que Jesus Cristo tinha duas naturezas: a humana e a divina (em teologia dá se o nome de união hipostática de Cristo). Logo, a segunda parte da Ave Maria é puramente dogma católico (fruto de um concílio de padres, bispos e papas que decidiu que Maria seria a mãe da Totalidade de Jesus, tanto do homem quanto do Deus. Mas a minha parenta não enxergou isso na Bíblia.

Ex-católico ajudante de padre disse...

A Reforma protestante trouxe o ensinamento de que só devemos acreditar no que a Bíblia ensina, o SOLA ESCRIPTURA, descartada então a divindade de Maria, mas não o seu serviço e sua bem aventurança.
Então, a Bíblia põe por terra certos dogmas católicos. Isso é fato. E a Bíblia também mostra que Jesus disse que “Nem todo o que me diz SENHOR, SENHOR, entrará no Reino dos Céus”, e que também haveria muitos falsos Cristos e falsos Profetas quando estivesse próxima a Sua Segunda Vinda (é o que está ocorrendo atualmente, com padres e pastores usando do Evangelho para ganhar muito, muito dinheiro).
A Bíblia também diz que a Salvação não é pelas OBRAS, para que ninguém se glorie (se fosse pelas obras, certos políticos já estariam salvos), mas a salvação é pela GRAÇA DE DEUS (um favor imerecido). O Homem, por mais que se esforçasse, praticando milhares de boas obras, nunca alcançaria os CÉUS. Paulo explica isso muito bem na sua Epístola aos Efésios: “Pela graça sois salvos, e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie”.
Porém, é inadmissível que um cristão pratique más obras, como mentir, trapacear, usar o evangelho visando o lucro, locupletar-se ilicitamente às custas dos fiéis. O cristão deve praticar boas obras, não para que seja salvo, mas porque já é um salvo.
Então, tudo isso minha parenta percebeu na Bíblia e resolveu se converter a Cristo, numa Igreja Evangélica. Ela que era conhecida com Carola da Igreja Católica, teve uma conversão na qual os católicos de uma pequena cidade do interior do RN se escandalizaram e muito criticaram, como criticam até hoje.
Depois da sua conversão, veio a da sua filha e depois o seu filho, que sou eu. Desde então, sei que o Maior Mandamento é o amor, pois toda a Lei e os Profetas na Bíblia resumem essa verdade, relatada por Cristo, segundo Lucas: “Amar a Deus sobre todas as coisas, com todas as forças e de todo o entendimento. E ao próximo como a si mesmo”.
Espero que católicos compreendam e, ao invés de atirar pedras, que amem e respeitem minha posição, assim como respeito a posição de amigos católicos.

Anônimo disse...

tem cada crente e cada católico...sou ateu!