Últimas notícias

AMÉLIO AZEVEDO: O PRIMEIRO PREFEITO CONSTITUCIONAL


blog hoje presta uma singela homenagem a uma família que tem história em nossa cidade: A família do saudoso Amélio de Azevedo Cruz, um grande homem, respeitado à nível estadual e municipal. Lendo a página do facebook de sua querida filha, Simone Azevedo, a qual  frisou que se ele estivesse ainda entre nós, Amélio estaria com 97 anos. De Todos os prefeitos que passaram até agora, dentre os mais queridos pelo povo, porque eles fizeram por merecer o carinho e o respeito do povo, foram poucos, dentre os quais destacamos a figura de  Amélio Azevedo.

Segundo o escritor riachuelense José Cândido Cavalcante, Seu Amélio  foi o primeiro prefeito Constitucional do Município (1965 a 1969).  Eleito diretamente pelo povo, ganhou a eleição juntamente com o candidato a vice-prefeito, Francisco Fábio de Medeiros (conhecido por Chico Zuza).
Dentre os seus feitos construiu o Matadouro Público; o Grupo Escolar Presidente Kennedy, na sede do Município; dois grupos na Zonar Rural, em convênio com o MEC; Grupo Senador Dinarte Mariz, em Baixa da Aroeira e Grupo Municipal Dinha Azevedo, em Serra da Melosa. Eletrificou o Distrito de São José do Potengi (mais conhecido como Cachoeira do Sapo); (...) construiu a estrada que liga a BR 304 à divisa do município de Bento Fernandes e adquiriu coleções de livros didáticos para Biblioteca Pública do Município (foi um homem profundamente preocupadao com a Cultura e a Educação).

O blog comenta:

A política de Riachuelo ainda tem continuidade com a família Azevedo. O filho Son Azevedo seguiu adiante na carreira pública deixada por seu pai, exercendo mandatos no legislativo e recentemente, como vice-prefeito de nossa cidade por 08 anos, na chapa com ex-prefeito Júnior Bernardo. Em 2012 seu filho Janio Brasil, seguindo o legado de seu e pai, se tornou vereador  eleito com  415 votos, pelo Partido Democratas -  DEM / RN
Jânio Brasil é um vereador atuante, fazendo parte do bloco político da situação, com a prefeita Mara Cavalcanti.
Parte da biografia do inesquecível prefeito, Amélio de Azevedo Cruz, foi retirada do livro "História de Riachuelo: Sabença do povo", do escritor José Cândido Cavalcante, Natal/RN: edição do Autor, 2008.

11 comentários

Anônimo disse...

esse blogue realmente acabou de vez de onde o vereador janio brasil faz nada por ninguem pelo amor de deus adriana vc esta acabando com a reputaçao desse blogue deus me livre que nojo dessa corja safada.

Pamela Mascarenhas disse...

tempos tempos tempos
bons que nao voltam mais
esse ai sim de verdade o povo de riachuelo
amelio azevedo eternas saudades
riachuelo te agradece por seu tempo entre nós
te amamos
parabéns Adriana linda homenagem

Professor disse...

Parabéns Blogueira, seu blog é cultura e ensinamentos, muito bom saber um pouco da historia politica de Riachuelo/RN
Parabéns uma dica: Faça uma série com todos prefeitos que atuaram na vida pública de sua cidade. é muito intesante.

Anônimo disse...

Céu Azevedo DISSE:
Obrigada, querida Adriana Nascto, que linda homenagem a papai, choro,...não contenho minha lagrimas....... Obrigada!!

FAMILIA AZEVEDO disse...

AMELIO GRANDE HOMEM PUBLICO E DEIXA SAUDADES HJ EM RIACHUELO NUNCA HOUVE UM POLITICO COMO AMELIO, TA PRA NASCER UM HOMEM COMO AMELIO AZEVEDO
GOSTEI DESSA LINDA HOMENAGEM DONA BLOGUEIRA, OBRIGADO POR NAO DEIXAR ESQUECER DE NOSSA MEMORIA UM GRANDE EXEMPLO DE HOMEM INTEGRO E JUSTO PARA COM O POBRES, AMELIO AZEVEDO FOI O PAI DOS POBRES DE NOSSA CIDADES.

Anônimo disse...

seu amelio foi exemplo de simplicidade e honestidade, pra ele so tinha duas palavras OU SIM OU NÃO!
Amelio jamais iria se corromper e enganar seu povo.
gostei adri
maravilhada aqui com essa linda homenagem ao grande homem riachuelense que deixou sua marca

FAMILIA AZEVEDO 2 disse...

HOJE A FAMILIA AZEVEDO CONTINUA FIRME E FORTE, TEMOS FILHOS E NETOS DANDO CONTINUIDADE NO MEIO POLITICO, HOJE TEMOS EM RIACHUELO EM EXEMPLO DE HONESTIDADE O FILHO DE AMELIO AZEVEDO SON AZEVEDO QUE NUNCA DEIXOU E NUNCA ABANDONOU A BANDEIRA VERMELHA DEIXADO PELO SAUDOSO AMELIO AZEVEDO.
PARABÉNS SON AZEVEDO POR SUA INTEGRIDADE, SUA ÉTICA E HONESTIDADE PELO POVO DE RIACHUELO, AO CONTRÁRIOS DE CERTAS PESSOAS QUE ENGANOU O POVO COM A UNICA FINALIDADE SE DA BEM AS CUSTAS DO DINHEIRO PUBLICO.
APROVADA A MATERIA ADRIANA, A FAMILIA AZEVEDO FICA AGRACIDA POR TÃO SUBLIME LEMBRANÇA A ESSA FAMILIA QUE TEM HISTORIA EM NOSSA CIDADE.

Adriana Nascimento disse...

RIACHUELO CONTINUA AMANDO AMÉLIO AZEVEDO O PAI DA POBREZA, QUEM VAI ESQUECER A FIGURA MARCANTE DE AMÉLIO AZEVEDO? MINHA FAMÍLIA É GRATA A ESSA FAMÍLIA QUE GENEROSAMENTE AJUDOU NOSSA MÃE, QUE É HOJE PROFESSORA APOSENTADA TANTO DA REDE ESTADUAL COMO MUNICIPAL! AGRADECEMOS ENCARECIDAMENTE A FAMÍLIA AZEVEDO PELA OPORTUNIDADE A NOSSA QUERIDA MÃE GRACINHA SANTOS QUE CONTINUA SENDO ARARA DA GEMA, O VERMELHO DE AMÉLIO AZEVEDO PERMANECE ATÉ HOJE EM SEUS CORAÇÃO, SEMPRE VOTANDO NA SIGLA PARTIDÁRIA DEIXADA POR VOSSO PAI AQUI EM RIACHUELO.

Unknown disse...

Amelio foi um homen forte e honesto com ele mesmo e com os outros. Amelio nao sabia o que era medo, suas maos eram sempres prontas para ajudar os amigos e mesmo seus iminigos.Tanto era belo fisicamente como esperitualmente.Fui e sou muito orgulhosa do sr.Amelio, por isso tenho a certeza que deste fruto frutifiqueram frutos cuja cidade que ELE tanto amou dara continuismo ao carater e personalidade desta figura humama belissima que era e é nosso querido Amelio que hoje é um grande ESPIRITO DE LUZ. Te amo Amelio.

Unknown disse...

Amelio foi um homen forte e honesto com ele mesmo e com os outros. Amelio nao sabia o que era medo, suas maos eram sempres prontas para ajudar os amigos e mesmo seus iminigos.Tanto era belo fisicamente como esperitualmente.Fui e sou muito orgulhosa do sr.Amelio, por isso tenho a certeza que deste fruto frutifiqueram frutos cuja cidade que ELE tanto amou dara continuismo ao carater e personalidade desta figura humama belissima que era e é nosso querido Amelio que hoje é um grande ESPIRITO DE LUZ. Te amo Amelio.

Unknown disse...

Sem dúvida, Amélio foi um homem bom para seus correligionários, a mesma coisa não podemos dizer de seu comportamento para com os adversários. Os fatos acontecidos quando chefe político de Riachuelo falam por si. Vários assassinatos ocorridos na época foram atribuídos a ele como mandante. Não sei até que ponto isso é verdade. Há controvérsias.