Últimas notícias

DILMA LIDERA NOVA PESQUISA DO DATAFOLHA. MAS EDUARDO CAMPOS É O QUE MAIS CRESCE!


O Instituto Datafolha divulgou a primeira pesquisa eleitoral para presidente da República, depois da aliança entre o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) e a ex-ministra Marina Silva. O que chama a atenção é que o socialista foi quem mais cresceu, saindo de 5 para 15 pontos. Aécio (PSDB) também ganhou alguns pontinhos, assim como a presidenta Dilma Roussef (PT), que venceria a eleição de 2014 no primeiro turno.

Pelo Datafolha se a eleição fosse hoje Dilma ficaria com 42%, Aécio Neves somaria 21% e Eduardo Campos 15%. A petista teria 6% a mais do que a soma dos adversários. Como a disputa deve ter outros nomes, de partidos como o PSOL, PSTU e outros, a margem de segurança da petista deve diminuir.
O Datafolha fez pesquisa também colocando Marina Silva como candidata, no lugar de Eduardo Campos. Neste caso o segundo turno já estaria garantido, pois a ex-ministra chega a 29%.
Num outro cenário armado pelo Instituto, com Serra no lugar de Aécio, o PSDB teria 25% e praticamente também forçaria um segundo turno.
Os números do Datafolha não podem ser comemorados muito pela presidenta Dilma. Mostram claramente que o governador de Pernambuco é um candidato competitivo, que já triplicou seus votos na aliança com Marina e como representará o novo, na disputa de 2014, tem ainda muito espaço para crescer.
Aécio também melhorou sua situação, ao aparecer pela primeira vez com mais de 20%, é o candidato de um partido que governa estados importantes do país, tem grandes lideranças e toda estrutura para fazer uma boa campanha e tentar chegar a um segundo turno.
Enfim, hoje o quadro está longe de uma definição, e vai depender muito da condução de cada campanha para saber se teremos ou não um segundo turno.
Caso Aécio e Eduardo sejam competentes e convençam o eleitorado brasileiro de que são uma alternativa confiável de poder, certamente um dos dois poderá disputar uma segunda etapa contra Dilma, que não terá facilidades para se reeleger. Eu diria que o governador de Pernambuco hoje é uma real ameaça aos planos do PT de ficar mais quatro anos à frente do Governo Federal. 

Um comentário

Anônimo disse...

Altamir Pinheiro DISSE


E VAMOS QUE VAMOS!!! NA VIRADA DO ANO, NO REVEILLON DE 2014, A DUPLA MARINA + CAMPOS VAI COMEMORAR COM ESPUMANTE FEITO DE AÇAÍ & ACEROLA A FRENTE DISPARADA NAS PESQUISAS ELEITORAIS RUMO AO SEGUNDO TURNO. DEPOIS DA MUDANÇA FENOMENAL DESSE TABULEIRO, QUEM FOR PODRE QUE SE QUEBRE E QUEM PERDEU QUE CHORE!!! VAMOS QUE VAMOS!!!