Últimas notícias

“Há um totalitarismo contra o presidente Bolsonaro” Diz governador de Minas Gerais



O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), defendeu a participação do presidente Jair Bolsonaro nos atos registrados no domingo (19). Segundo ele, há “pessoas que estão adotando um totalitarismo contra o presidente”.
Zema foi um dos sete governadores que não assinaram a carta conjunta em apoio aos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, ambos do DEM.
Em entrevista ao MG1, telejornal local da Rede Globo, Zema disse nesta segunda (20) que preferiu não tomar posição porque já tem muitos incêndios a apagar em Minas Gerais. Sem citar nomes, ele criticou pessoas que estariam se aproveitando do conflito entre os Poderes para ganhar palanque.
– Eu vejo que está havendo um movimento exacerbado, desnecessário, com relação a algumas falas, algumas questões do presidente. Outro dia até brinquei, se o presidente arrotar, vai virar motivo de alguém se manifestar. Nós deveríamos focar no nosso trabalho – afirmou.
Sobre aparições públicas de Bolsonaro, Zema respondeu que é um direito dele e que pode ser que não concorde com a posição do presidente.
– Eu não tenho feito isso aqui em Minas Gerais. Agora, é um direito dele se manifestar, nós estamos em uma democracia e temos que lembrar disso. A riqueza da democracia é a diferença de opiniões. E parece que tem pessoas que estão adotando um totalitarismo contra o presidente. Aí eu não concordo também – disse.
Em março, o governador mineiro contrariou a postura de 25 governadores e também não assinou documento que cobrava Bolsonaro por ações contra o coronavírus.
Zema tem mantido uma relação próxima ao governo federal. No dia 9 de abril, ele e uma comitiva foram recebidos em Brasília por Bolsonaro e ministros como Paulo Guedes (economia) e o general Luiz Eduardo Ramos (governo), para negociar a situação financeira de Minas Gerais, uma das piores do país.
Na entrevista desta segunda, Zema repetiu a avaliação que publicou nas redes sociais, de que Minas Gerais está enfrentando de forma satisfatória a pandemia do novo coronavírus e disse que a ocupação de leitos de UTI, em decorrência da doença, pode subir até 15 vezes, que o estado ainda terá condições de atender a demanda.
Números citados por ele na entrevista apontam que 3% das internações atuais em UTIs são em decorrência do novo coronavírus. Minas tem 41 mortes e 1.189 casos confirmados de infecção até esta segunda.
Há ainda 75.441 casos suspeitos, mas segundo Zema, por questões financeiras, não há planos de testagem em massa no estado. O governo tem dito que avalia a situação da curva epidemiológica a cada semana e com base nisso tomará as decisões dos próximos passos, como previsão de retomada de atividades paralisadas.
*Folhapress

Nenhum comentário