Últimas notícias

Por que a técnica de colocar pacientes de bruços está salvando muitas vidas de pacientes com coronavírus

O OMS recomendou a posição aos pacientes que sofrem de síndrome do desconforto respiratório agudo por causa da covid-19

É uma cena que se repete em hospitais de todo o mundo diante da pandemia: dezenas de pacientes em leitos, conectados a respiradores artificiais, enquanto são atendidos por profissionais de saúde protegidos por roupas e máscaras especiais.
Em meio a tantas imagens, é possível encontrar algo curioso: muitas das pessoas com covid-19 estão deitadas de bruços. Por quê?

A pronação é uma técnica antiga mas eficaz para ajudar a combater doenças respiratórias graves
É uma técnica antiga que provou ser eficaz no combate a doenças respiratórias graves.

Conhecida como "posição de bruços", ela começou a ser administrada com crescente frequência nos milhares de pacientes vítimas da pandemia tratados em unidades de terapia intensiva.

Este método ajuda as pessoas a aumentar a quantidade de oxigênio que entra nos pulmões, explica o professor de medicina pulmonar e terapia intensiva Panagis Galiatsatos, da Faculdade de Medicina da universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos.

O procedimento parece simples mas requer profissionais experientes e muitas pessoas ao mesmo tempo
"Muitos dos pacientes com coronavírus não têm boa oxigenação nos pulmões e isso os danifica. Damos oxigênio a eles quando estão internados, mas às vezes isso não parece ser suficiente" diz ele.
"Então o que fazemos é colocá-los de bruços para permitir que os pulmões se expandam novamente", diz ele.
O pesquisador explica que a parte mais pesada dos pulmões fica nas costas e se o paciente estiver de costas, a dificuldade em respirar será maior.

Maior fluxo sanguíneo

"A abertura dos pulmões na posição de pronação permite maior fluxo sanguíneo. A mudança é notável e a confirmamos com muitos pacientes", explica.
A técnica — também chamada de "pronação" — foi recomendada em março pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para pacientes com covid-19 que sofrem de síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA).
"A ventilação mecânica em decúbito ventral (posição de bruços) é altamente recomendada em pacientes adultos com SDRA grave (...). Recomenda-se ventilação mecânica em decúbito ventral por 12 a 16 horas por dia", afirma a organização.

Quais são os riscos da pronação?


No entanto, o que parece ser um procedimento simples pode ser demorado na prática, porque mudar uma pessoa doente de posição pode ter uma série de complicações.

"A obesidade é uma das maiores preocupações. Cuidados também devem ser tomados com pessoas com lesões no peito. E é preciso ter cautela caso o paciente tenha um tubo de respiração ou um cateter no pescoço", explica Galiatsatos.


Nenhum comentário