Últimas notícias

RECORD EM FALSIFICAÇÃO DE ÓBITOS EM ALAGOAS: Teste descarta coronavírus para idosa que morreu em Maceió e foi enterrada sem velório

Teste para Covid-19 de moradora de Maceió, AL, deu negativo — Foto: Arquivo Pessoal

O teste para Covid-19 da idosa de 62 anos que foi enterrada em Maceió com caixão fechado e sem velório, por causa da suspeita de coronavírus, deu negativo para Covid-19. O resultado do exame foi informado ao G1 pela família da idosa.
Maria Luisa da Silva morreu no dia 9 de abril, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Trapiche. Como o atestado de óbito apontava "morte por Síndrome Respiratória Aguda grave e suspeita Covid-19", ela foi enterrada de acordo com as regras sanitárias para esses casos, com limite de 10 pessoas.
A família da idosa critica a demora para o resultado do teste de Covid-19. A sobrinha Benailda da Silva Pereira, disse que se o teste fosse rápido, os parentes teriam a oportunidade de se despedirem corretamente de Maria Luisa.
"“Com o resultado do exame, a família primeiro se sentiu aliviada porque não foi por coronavírus, mas por outro lado, a gente sentiu muito raiva porque o enterro poderia ter sido diferente se o existisse o resultado do exame na hora. Não teria tido o protocolo todo para o enterro. O que a gente está questionando é a demora desse resultado, porque o que a gente passou, não gostaríamos que nenhuma pessoa passasse. A família sente muito por não ter se despedido.Não vai ficar por isso mesmo. A família vai entrar com ação”, disse Benailda da Silva.
"Gostaria de fazer um apelo ao governador para que providencie o mais rápido possível o teste rápido, para que quando as pessoas derem entrada nos hospitais com os sintomas, seja feito o exame e dê o resultado na hora, porque ninguém merece passar pelos que as famílias estão passando. Esse resultado demora muito. É desumanos as pessoas terem que passar por isso. Não poder se despedir. Fica esse suspense, você ter que esperar 10 dias, sete dias p elo resultado. Isso não existe", complementou a sobrinha da idosa.
G1 questionou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) sobre a demora no resultado do teste e aguarda o posicionamento.
Um vídeo cedido para a família mostrou o sepultamento. Nas imagens, funcionários de uma funerária usavam roupas especiais para evitar o contágio e parentes aparecem afastados da cova (confira abaixo).
00:00/02:33
Sepultamento do corpo de uma paciente que morreu com suspeita de Covid-19 em Maceió
O teste feito pelo Laboratório Central da Saúde Pública de Alagoas (Lacen-AL) não identificou o novo coronavírus na idosa. O resultado foi divulgado à família mais de 7 dias depois da morte.
No exame, consta que os sintomas surgiram no dia 6 de abril e a coleta foi feita no dia 9.
Enterro de idosa com suspeita de Covid-19 em Maceió, AL. Teste deu negativo — Foto: Arquivo PessoalEnterro de idosa com suspeita de Covid-19 em Maceió, AL. Teste deu negativo — Foto: Arquivo Pessoal
Enterro de idosa com suspeita de Covid-19 em Maceió, AL. Teste deu negativo — Foto: Arquivo Pessoal

Nenhum comentário