Últimas notícias

MUDANÇA OU ENGANAÇÃO? AVERSÃO À POLÍTICA OU COLABORAÇÃO COM OS CORRUPTOS?

       Escrever sobre política vem se tornando uma tarefa muito difícil a cada dia. Primeiro, por que tudo que se escreve gera sempre desconfiança por parte dos leitores, dada a total insatisfação da população com a classe política. Segundo, por que os escândalos de corrupção, Mensalões e roubo do dinheiro público “pipocam” no plano federal, estadual e municipal. Poucos agentes políticos gozam de credibilidade para fazerem críticas. Poucos mantém a coerência de ideias e propostas defendidas. Muitos mudam suas convicções ao sabor de interesses pessoais, eleitorais e de grupos. O interesse coletivo, invariavelmente, fica relegado ao segundo, terceiro ou até quarto plano.
     Em algumas  cidades de nossa região, a disputa eleitoral apresenta situações esdrúxulas e algumas hilárias e cômicas, protagonizadas pelos pré-candidatos que se dizem “arautos” de um processo de mudanças, mas que as atitudes tomadas reafirmam posições conservadoras e embasadas pelo mais baixo pragmatismo eleitoral que apequenam a disputa política.


    Tem pré-candidato acostumado a negociatas políticas. Gaba-se de ter influência junto a outros, mais poderosos, e que com tal influência, conseguirá "convencer o eleitorado", leia-se "comprar um bom número de votos"


Tem outros, que confiam no fato de se estar do lado do atual mandantário do poder, com a imensa máquina administrativa nas mãos, com maiores condições, portanto, de também "convencer o pobre eleitor", o eleitor que faz diferença na contagem dos votos nas urnas: pobre e analfabeto político. Na açepção de tais pré-candidatos, dez reais nas vésperas das eleições, para cada eleitorzinho desse, resolve o problema para se infestar no poder, feito carrapato, por mais quatro anos!
    Enfim, criou-se um “conceito” na sociedade que não se vence eleições se não se submeter aos interesses escusos dos donos do poder. A população, que é quem tem o verdadeiro poder de mudar esta realidade, não reage, não acredita na força do seu voto, e logo, as coisas acabam não mudando
.
    Fico me perguntando, às vezes, até quando vamos continuar aceitando estas velhas práticas políticas e os desmandos com o dinheiro público? Até quando vamos continuar votando nos mesmos, que ora são aliados, ora são adversários, dependendo de suas conveniências pessoais e de grupo? Até quando vamos tolerar esta esculhambação? Até quando vamos continuar só reclamando e achando que política e políticos são todos iguais?


     Aliás, muitos sentem esse ódio da política, que na verdade é ódio dos maus políticos, e não percebem que toda essa falta de ética, moral e vergonha é alimentada pelo ódio que muitos dizem sentir dos políticos. Se tivéssemos outra postura, de fiscalização, de cobrança, de exigências, de reivindicações, não estaríamos assim, tão perdidos, tão sem rumo, vendo o patrimônio público ser dilapidado por verdadeiros urubus e ratos podres, que infestam o poder atualmente.
    Não seja passivo. Envolva-se na política, filie-se a um partido, fiscalize, pense, exista, mude. Tenha, porém, o cuidado de não se contaminar com a mesma doença dos ratos e urubus, detratores da coisa pública.

PARA REFLETIR:
Você não é derrotado quando perde. Você é derrotado quando desiste Jorge Luiz Borges


7 comentários

Anônimo disse...

RIACGHUELO ATE 2013 NAO RECEBERA O SEGURO SAFRA ISSO E UMA VERGONHA TODO O ANO EM RIACHUELO O PREFEITO NAO REPASSA A CONTRAPARTIDA DO SEGURO SAFRA DEICHANDO MAIS DE 600 AGRICULTORES NO PREJUISO ESPERO QUE ESSE ANO ESSA ATUAL GESTAO CAOTICA INRESPONSAVEL REGULARIZE TAMBEM O PIS DOS SERVIDORES DA PREFEITURA QUE TAMBEM JA POR DIVERSAS VEZ ENGOLEM TAMBEM O ABANO SALARIAL DOS SERVIDORES DA PREFEITURA DE RIACHUELO RIACHUELO FALTA TUDO MEDICOS,REMEDIO,CARROS PARA MUDANÇAS PARA JOGO PARA CONSULTA EM NATAL RIACHUELO TEM UM PREFEITINHO FANTASMA QUE E COMHECIDO POR PREFEITINHO VIRTUAL E AGIOTA SO NO ANO DE 2011 ENTROU NOS COFRES PUBLICOS DE RIACHUELO MAS DE 7 MILHAO CADE ESSE DINHERO SENHOR PREFEITO O SENHOR CONPROU FOI TRES POSTOS DE GAZOLINA ATENÇAO MINISTERIO PUBLICO ATENÇAO VEREADORES DE RIACHUELO FASSAM UMA CONSULTA DA DECLARAÇAO DO IMPOSTO DE RENDA DO PREFEITO DO ANO 2004 E COMPAREM AGORA 7 ANOS DEPOIS ESSE PREFEITINHO FEZ PIOR DO QUE MARCILIO ELE TRIPLICOU SUAS RECEITAS E O POVO DE RIACHUELO CONTINUAM SOFRENDO ACORDAM RIACHUELO ACORDAM RIACHUELO....

Anônimo disse...

menino eu to passada adriana e seu esposo romperam com marcilio mesmo em eu vie ela em sao paulo do potengi ela mim disse que iam votar em micarlos para prefeito porque marcilio so se lembra da familia dele com rosalba arranjou dois emprego mas foi um para sua espoza nataly e o outro foi para sua cunhada monica e o dele e no gabinete de waltinho adriana mim disse que desde 2009 que marcilio tinha prometido de arranja uma vaga para seu esposo o dr antonio carlos mas marcilio consegui com seu compadre benes prefeito de lajes uma vaga para seu cunhado avelino e outra em sao paulo do potengi para seu primo dr mario com isso marcilio perdeu adriana e ela mim disse tambem que brevemente seu irmao JUNIOR CAMALEAO tambem vem para micarlos e so micarlos ajeitar as coisa que o PR vem da sustentaçao a candidatura de micarlos viana prefeito pelo partido dos trabalhadores de riachuelo o PT ate o final de março camaleao estara com micarlos.AGUARDEM,AGUARDEM,AGURDEM.

Anônimo disse...

E Minha Amiga Adriana nao foi por falta de avizo toda riachuelo ja conhece marcilio vou citar aqui algumas pessoa que marcilio decpicionou vereadores joca basilio,baica , seu cunhado herique melo joao de basto ,nevinha catao, ze de mauro, serivan, josivan, paulo de macena d. herta o proprio sogro gonzaga e familia marcilio sacaneou o proprio micarlos que foi trocado por gracinha alves na convençao de 2000 jorge do restaurante e dr pedro e proximo agora vai ser camaleao coitado do camaleao o proprio marcilio ja diz por air que camaleao nao do 15 eu so lhe digo uma coisa camaleao abre com ele em cima do palaque mesmo marcilio hoje e o politico mas fraco e queimado na historia de riachuelo.

Anônimo disse...

MARCILIO HOJE DA TRABALHO TER 1.300 VOTOS COITADO VAI GASTAR MUITO DINHEIRO PARA ELEGER MARIZA QUANDO FOR NO MEIO DA CANPANHA OS PRE CANDIDATOS A VEREADOR VAI ABADONAR MARCILIO VAI DEICHAR ELE SOZINHO COM MARIZA EU ACHO QUE MARCILIO NAO ERA PARA ELE SAIR AGORA PREFEITO NAO SAISSE MESMO CANDIDATO A VEREADOR ISSO DIGO ASSIM MAS SE CONSEGUIR REGISTRAR SUA CANDIDATURA PORQUE MARCILIO HOJE E UM FICHA SUJA ESTA INELEGIVEL PARA QUEM NAO SABE TODOS OS MES MARCILIO DEVOLVE DINHEIRO AO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO EU DIGGO E PROVO OK,

Anônimo disse...

MARCILIO ESTA MORTO FAZ TEMPO ATE AGORA SO SAIU LIDERANÇA DE PERTO DE MARCILIO MARA ESTA PREMIADA VAI PEGAR UMA PREFEITURA EQUILIBRADA OS ELEITORES DE SOM AZEVEDO QUE FOI MASSACRADO PELO SEU PAI GONZAGA VAO TODOS VOTAR NELA JUNIOR BERNARDO POR UMA VINGANÇA OU UMA PALAVRA SEM NENHUMA TESTEMUHA VAI ENTREGAR O PODER NAS MAOS DOS CAVALCANTES DE NOVO MAS SINCERAMENTE HOJE EM RIACHUELO SO MARA PARA GANHAR AS ELEIÇOIES EM 2012 VAI FAZER SO 05 VEREADORES MAS EM JANEIRO DE 2013 PROVALVEMENTE TERA OS 06 VEREADOR DO SEU LADO E FICAR COM DOIS TERÇO DA CAMARA ISSO E NORMAL NESSES 08 ANOS DE JUNIOR BERNARDO ELE ADMINISTROU SEM ADVESARIO PASSANDO TODOS OS SEUS PROJETOS PARABENS PREFEITO JUNIOR BERNARDO...

Anônimo disse...

vai conversando seu idiota vai falando que marcilio ta queimado depois vc vai ver quem ganha. só sendo um idiota mesmo pra elogiar um perfeitinho igual a jb

Anônimo disse...

parabéns seu Damião o senhor fez o que muitos vão fazer também o senhor já foi o começo homem como Mircarlos e que precisarmos na prefeitura este sim sabe o que epobresa simplicidade sem diser ele e capacitado e muito!