Últimas notícias

Chuva de granizo pode ocorrer novamente em algumas cidades do nordeste!

c0838da0870af20df1ff2aadc6c9a4e1.jpg
Chuvas ocorreram nas cidades paraibanas de Juazeirinho, Riacho de Santo Antônio e Caraúbas
Foto: Aesa/ Divulgação

A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) está monitorando o vórtice ciclônico de alto nível responsável pela chuva de granizo registrada em três cidades paraibanas no último domingo (3). De acordo com o órgão, o fenômeno meteorológico continua atuando sobre o Nordeste e pode novamente transformar em pedras de gelo a precipitação no interior do estado.
A meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, explicou que mesmo sendo um fenômeno considerado raro, a chuva de granizo pode se repetir, principalmente em dias quentes e com bastante umidade como os últimos registrados em várias partes do estado, sobretudo no litoral e sertão da Paraíba. Na tarde do último domingo, o fenômeno foi registrado pela Aesa nas cidades de Juazeirinho, Riacho de Santo Antônio e Caraúbas.
“Não há como prever com exatidão quando e onde as chuvas de granizo vão acontecer. Mas no caso da Paraíba, as condições meteorológicas continuam favoráveis a esse tipo de precipitação devido à persistência da atuação do Vórtice Ciclônico em Altos”, disse. Ainda segundo a meteorologista, o VCAN, como é conhecido, poderá gerar instabilidade e ocasionar precipitações isoladas nessas regiões do estado.
CHUVAS - Nas últimas 48 horas, a Aesa registrou precipitações em mais de 90 municípios paraibanos. Os maiores índices pluviométricos ocorreram em Paulista (146 mm), Catolé do Rocha (105 mm), Boqueirão (99,6 mm) e Brejo do Santos (96,5 mm). O açude Epitácio Pessoa recebeu uma recarga significativa com a chuva: dois milhões de metros cúbicos de água, segundo a Aesa. O reservatório tem capacidade para 411 milhões de metros cúbicos e atualmente está com 41% deste volume.

Nenhum comentário