Últimas notícias

VISÃO EVANGÉLICA DO DIA DE FINADOS:

Respeitamos os sentimentos mais profundos de saudades e lembranças das pessoas que partiram para a eternidade.
Porém, o dia de finados é feriado cristão dos católicos e não dos evangélicos. Deus não fez o ser humano para morrer. Não estava nos planos de Deus para a vida do ser humano a morte. Mas a Bíblia conta que o primeiro homem, Adão, desobedeceu a ordem divina e como conseqüência tornou-se passível de morte, física e espiritual.
 “Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram.” É o que está escrito no livro de Romanos (5:12), da Bíblia Sagrada. “Mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, em Jesus Cristo, nosso Senhor.”
Jesus morreu pelos nossos pecados, para nos salvar da morte, separação eterna de Deus o Pai. Ele tomou o castigo que nos traz a Paz sobre si, e nos deu de volta a reconciliação com Deus.
Por conta disso, não homenageamos os nossos mortos, mas continuamos a sentir saudades e até chorar pela ausência deles. A Bíblia conta que o patriarca José chorou e lamentou a morte de seu pai Jacó. Ficou enlutado até mesmo por setenta dias (Livro do Gênesis). E que os judeus transportaram os ossos de José para a terra Prometida, quando saíram do Egito. Não é pecado sentir saudades ou chorar pelos mortos, mas não se pode mais interceder por eles. A Bíblia diz, na Carta ao Hebreus 9.27: “aos homens está ordenado morrer uma vez, vindo depois disso o Juízo.”
Além disso, entre vivos e mortos há um grande abismo que os separa (Lucas 16, a parábola do Rico e Lázaro).
Entretanto, existe solução para a morte, para a angústia da morte: o Senhor Jesus Cristo, que foi morto e ressuscitou dentre os mortos, 
que foi vitorioso sobre a morte, e por conta disso a
Bíblia conta que também podemos, com Ele, ser vitoriosos! Disse Jesus: “Eu Sou a Ressurreição e a Vida, quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá!” (João 11. 24). Por esta razão, também não precisamos acender velas para os mortos, porque Jesus disse: “Eu sou a Luz do Mundo, quem me segue, não andará em trevas!”
Enfim, a Bíblia conta que, para quem aceitar Jesus como Senhor e Salvador de sua vida, um dia não terá mais dores, lágrimas, sofrimento e morte. Ele é o Senhor da Vida!
(pelo diácono Antonio Carlos do Nascimento, em São Paulo do Potengi/RN, 02 de novembro de 2013)

Nenhum comentário