Últimas notícias

AS INCERTEZAS DA COLIGAÇÃO PROPORCIONAL ENTRE PT E PSD NO RN

A aliança entre PSD e PT para a chapa majoritária enfrenta incertezas na coligação proporcional. O PT insiste em não se coligar na formação das chapas que vai concorrer para as vagas na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa. Já o PSD defende coligação nas chapas majoritária e na proporcional. Em comum, as duas legendas trazem o discurso da solidificação da candidatura do vice-governador Robinson Faria (PSD)para o Governo e da deputada federal Fátima Bezerra (PT) para o Senado.
A deputada estadual Gesane Marinho (PSD) analisou que as discussões estão evoluindo. “Estamos avançando, havia uma aresta que está sendo aparada. O PT tem percebido que nesse projeto um (PSD) depende do outro (PT). Sem o PSD o projeto do PT implode e vice-versa”, destacou. Mas, ela insiste que para o PSD é fundamental que a aliança seja completa, ou seja, também para as candidaturas da chapa proporcional.
Para a parlamentar do PSD, é preciso analisar a situação exatamente como está posta. “Quando se vê dessa maneira (um partido dependendo do outro) tem que ceder dos dois lados”, avaliou. Gesane Marinho disse que a defesa do PSD é para uma “união completa”, tanto na aliança majoritária quanto na proporcional. Ela observou que não seria interessante uma “união parcial”. “Porque nós do PSD vamos pedir voto para senadora Fátima. E esperamos também o retorno. Não adiana discricionariedade do PT”, avaliou.
A deputada do PSD disse, nas últimas conversas entre as duas legendas, uma ala do PT já compreende a necessidade da união completa, tanto na proporcional como na majoritária.  “Antes  (das conversas serem iniciadas) o PT inteiro pensava da mesma maneria, agora uma grande ala do PT já pensa como a gente (de fazer aliança proporcional)”, comentou.
Gesane Marinho afirmou ainda que outros partidos estão no debate para entrarem na aliança com o PSD e PT e com a chegada de novos aliados esses também irão para uma mesma chapa proprocional. As incertezas da coligação proporcional foram sinalizadas com o adiamento da reunião do PT. O diretório estadual se reuniria hoje para discutir o assunto. Mas a reunião foi adiada para o dia 16 de abril.
Articulações 
Presidente estadual do PT, Eraldo Paiva, é mais comedido ao falar sobre a aliança proporcional. Ele disse que o partido está dentro de uma costura para consolidação da candidatura de Fátima Bezerra ao Senado Federal. “Estamos consolidando e discutindo a situação da chapa proporcional, tanto para federal e estadual. Saberemos tanto o PT como o PSD eleger nossa nominata”, completou.
SITUAÇÃO PARTIDÁRIA
PT:Uma deputada federal (Fátima Bezerra)
Um deputado estadual (Fernando Mineiro)
PSD:Um deputado federal (Fábio Faria)
Dois deputados estaduais (Gesane Marinho e José Dias)
Por Tribuna do Norte

Nenhum comentário