Últimas notícias

RELATO DE UM JOVEM POTENGIENSE!

A seguir, o relato de vida de um cidadão potengiense, portador de necessidades especiais, que nos dá grande exemplo de, em meio aos inúmeros problemas que muitos enfrentam, desanimam no meio do caminho. Este, mesmo com limitações impostas por problemas físicos, dá exemplos de coragem de que, sempre, não podemos desistir de nossos sonhos. 


FRANCISCO LENIERE FERREIRA DA SILVA, nascido em 27/10/1984, residente em São Paulo Do Potengi. Através dessas poucas palavras venho falar um pouco de minha história de vida. No começo, muita dificuldade, pois tive uma infância difícil devido à minha deficiência física que, consequentemente, trouxe uma grande dificuldade de locomoção.

   Nos primeiros  5 (cinco) anos foram de “via sacra”, em postos de saúde e nos hospitais fazendo tratamentos pesados. Quando cheguei aos cinco anos tive “uma” pequena frustração, isso porque recebi a informação que meus nervos não responderam as expectativas dos médicos,  com isso não pude fazer a tão sonhada operação. Então, comecei minha vida, outra grande barreira que tive de superar foi meu pai, que não queria que eu estudasse para que meus colegas de escola não batessem em mim, queria apenas que eu conseguisse um beneficio do INSS e pronto. Porém, minha mãe não pensou duas vezes; o contrariando me matriculou em uma escola aqui do interior.
    
     No primeiro momento achei que meu pai tinha razão, pois lá conheci o primeiro preconceito um “coleguinha” que só falava em bater em mim, na verdade ele tinha medo pois como era uma criança achava que eu ia pegá-lo (rs). Entretanto, tomei minha primeira e difícil decisão, depois de vários dias de “chateação” chegando em casa falei pra minha mãe, então ela logo foi lá saber o que estava acontecendo, chegando lá as professoras a acalmaram e tomaram as devidas providências, depois ele se tornou em um amigo e companheiro, falo de “bolão”.
                  Primeira dificuldade superada, tive  uma infância “normal”.  Como toda e qualquer criança brinquei, joguei bola, fui a escola, namorei e fiz tantas outras coisas.
                  Na adolescência  outro “baque” isso porque, aos quatorze anos, perdi meu pai vítima de um CA (leucemia). Então comecei a perguntar, meditar e pensar mais no meu futuro com as seguintes indagações; como será a partir de hoje sem um apoio paterno? Será que vou continuar na minha vida acadêmica? E minha vida sentimental será bem sucedida? Dentre tantas outras dúvidas. Namorar? Nunca foi minha preocupação de primeiro grau; não sou muito preocupado com isso e quando falei na adolescência a primeira menina pra namorar sério ela me respondeu:"Leniere, você é feio e aleijado não quero namorar você!". Então namoro é assim... o que tiver de acontecer, acontecerá no tempo certo. 

Em 2003, terminei meu nível médio e em 2004, tive minha primeira oportunidade de trabalho aqui mesmo no interior trabalhei um ano numa auto escola. Um ano depois, quando fiquei desempregado, veio muitos receios, isso porque não iria mais continuar minha vida estudando, consequentemente, meus sonhos e realizações poderiam ser “abortados” não só pela falta de recursos para pagar uma faculdade mas também porque não tinha veículos para levar e trazer os estudantes universitários de Natal para o interior.


                  Depois de enfrentar várias dificuldades não fui covarde, logo tive a coragem de “enfrentar” de frente o prefeito municipal, depois de várias desavenças não conseguimos o tão sonhado veiculo ,mas ainda conseguimos uma pequena ajuda que serve não só pra mim mas para mais 80 alunos que, assim como eu, saem todos os dias de são Paulo do Potengi para Natal, esperando e sonhando de que dias melhores virão.
                  Há um ano e meio, comecei o curso CST em Gestão Pública, digo meu primeiro curso superior, porque ainda quero fazer o curso de Direito, isto é, se ainda tiver tempo e dinheiro.
                  Na faculdade, graças a DEUS fui muito bem recebido, não só pelos meus colegas de classe como também pelos professores, coordenação e a instituição em geral.
                  Como um sonhador qualquer espero um dia trabalhar bem muito e poder ajudar meu próximo não só com meu conhecimento acadêmico mas também com minha experiência de vida onde sonhos foram realizados e batalhas estão sendo vencidas.

 FRANCISCO LENIERE é evangélico, membro da Assembleia de Deus em São Paulo do Potengi/RN.

7 comentários

Adriana Nascimento disse...

ESSE MERECE NOSSO APOIO, NOSSA CONSIDERAÇÃO!
UMA DAS MELHORES POSTAGEM DO MEU BLOG!
EXEMPLO DE VIDA E SUPERAÇÃO
PARABÉNS IRMÃO
DEUS É CONTIGO!

Elias Alves disse...

A difiencia não estar no fisico mas na mentalidade de muitas pessoas que acham que o deficiente é incapaz de realizar algo ou incapaz de exercer alguma funçaõ, foi atraves de pessoas deficientes que JESUS realizou seus maiores milagres, hoje temos pessoas deficientes que dão lições de vidas a pessoas sadias fisicamente mas doente da conciencia, o que falta é respeito, consideração e o mas de tudo valorizar este ser humano que tem muitas vezes capacidade de realizar muitas coisas com responsabilidade e respeito pelo proximo, não existe pessoas doentes, existe doenças em pessoas sadia e essa doença é chamada de preconceito de pessoas ridiculas que tem muitas vezez inveja quando ver um deficiente realizando algo que ele como uma pessoas sadia não tem capacidade para realizar, DEUS quando nos dar algo é para mostrar ao mundo que ele é capaz de realizar coisas grandes com pessoas que o mundo acham pequenas e sem valor.
Parabens irmão tiquinho pela sua maneira de enfrentar não a dificiencia mas os deficientes que se acham sadios.

UMADESPP disse...

Olá Adriana gostaria que você publicasse o blog da umadespp na lista de blogs, irei fazer o mesmo.

http://umadespp.blogspot.com

Att. Ir. Jackson

Francisco Leniere disse...

MUITO OBRIGADO IRMÃ ADRIANA E IRMÃO ELIAS PELAS PALAVRAS DE APOIO E CONSIDERAÇÃO VOCÊS ME CONHECE E SABE DAS MINHAS LUTAS, NO ENTANTO, NÃO BAIXO A CABEÇA E NEM ME ACOVARDO DIANTE DAS DIFICULDADES!
NÃO TENHO NADA A RECLAMAR SOMENTE A AGRADECER, MUITO OBRIGADO DEUS!

Anônimo disse...

Tenho muito orgulho de te-lo como meu irmão.Saiba que te amo demais e espero que consiga realizar todos seus sonhos,e vc sabe que pode contar sempre comigo...bjs da sua irmã Lusianne

SUÉLIO DANTAS disse...

Francisco, você é um cara muito especial. O conheço a bastante tempo e tenho por você muita atenção pois, você é uma pessoa alegre e batalhadora por seus sonhos. Boa sorte e Deus te ilumine e guarde.

IVAN JUNIOR disse...

Meu brother vc é exemplo para muitas pessoas, já citei e continuarei citando que se alguém estiver precisando de forças para lutar é só passar um minutinho conversando contigo para levantar o astral, numca ví vc de cabeça baixa e continue assim que O SENHOR VAI TE EXALTAR aguarda que o tempo está próximo uma abração da familia que te ama e cristo jesus Ivan Jr, Marcia Débora e Amanda Isaura qdo é que vamos a apodi de novo kkkk...