Últimas notícias

Casamento também faz bem ao coração das mulheres, diz estudo


Homens e mulheres casados têm menos riscos de sofrer ataques cardíacos que os solteiros, segundo estudo do Hospital Universitário Turku, na Finlândia. E quando sofrem infarto, os casados têm muito mais chances de sobreviver também.
Pesquisas anteriores indicavam que os homens eram os maiores beneficiados com o casamento, talvez pelo fato de serem mais cuidados pelas mulheres com insistentes cobranças sobre visitas médicas. Mas agora este novo estudo diz que elas também saem ganhando com a união.
Os pesquisadores examinaram 15.330 incidentes de síndrome cardíaca aguda (ataques cardíacos e angina instável) por mais de dez anos, e mais da metade resultou em mortes ao longo de 28 dias. Entre esses, dois terços eram solteiros.
Na European Journal of Preventive Cardiology, os autores escreveram que acreditam que o casamento proteja a saúde devido ao apoio social entre homens e mulheres que pode ter consequências na sobrevivência de cada um. Os pesquisadores também descobriram que pessoas casadas aderem melhor ao tratamento com remédios como estatinas ou aspirina e também tendem a conseguir ajuda de forma mais rápida quando sofrem um ataque cardíaco porque o companheiro telefona imediatamente.

Nenhum comentário