Últimas notícias

Em Macaíba prefeito Fernando Cunha lê Mensagem Anual 2018

Na noite desta quinta-feira (15), o prefeito Fernando Cunha realizou a leitura da Mensagem Anual em sessão solene da Câmara Municipal de Macaíba, no Pax Club, que ficou lotado, marcando o início dos trabalhos do Legislativo Municipal neste ano de 2018.
O gestor municipal, eleito para o seu quarto mandato à frente da Prefeitura de Macaíba nas eleições 2016, juntamente com seu vice, Auri Simplício, fez um balanço das principais ações de sua gestão em seu primeiro ano do novo mandato, destacando primeiramente o compromisso de sua gestão com a saúde financeira do município, rigoroso cumprimento do calendário de pagamento para os servidores e fornecedores municipais, inclusive com aumento salarial médio de 15% para o funcionalismo, e agradecendo à Casa Legislativa pelo apoio.
Em seguida, o prefeito destacou as ações da Saúde, falando sobre uma rede de postos de saúde bem estruturada que cobre mais de 90% do território municipal e que realizou mais de 100 mil atendimentos somente em 2017. Destacou também os projetos locais que ganharam notoriedade nacional em eventos como, por exemplo, os das áreas de Saúde Bucal, Emergência Psiquiátrica e Planejamento Estratégico. Finalizou esta parte mostrando também o exemplo da UPA, um grande marco na Saúde do município, que requer coragem e eficiência de um gestor para mantê-la funcionando bem.
No campo da Educação, mencionou a Formação Continuada de professores e gestores escolares, contratação de professores mediante processo seletivo, ações do Programa Mais Educação e, por fim, construção, reforma e ampliação de várias escolas e creches, com destaque para a nova creche Damiana França, em Canabrava, inaugurada em meados de 2017.
Quanto à Assistência Social, o prefeito Fernando Cunha pontuou as ações e políticas públicas para combater o trabalho infantil, a exploração sexual infanto-juvenil e a prevenção da violência contra as mulheres, além de emissão de carteiras de trabalho e assistência jurídica.
Na sequência, foram destacadas as muitas ações do Esporte e da Cultura, com ênfase para a Vila Olímpica, maior praça esportiva do Rio Grande do Norte e uma das maiores do Nordeste, que sediou grandes eventos como JERNS, Supercopa Sub-17 e Supercopa do Nordeste Sub-15 de Futebol. Também foram destaques: Escola de Música, Cinema na Praça, Festa de Aniversário dos 140 anos e o Ciclo Natalino.
Sobre Infraestrutura, Agricultura e Meio Ambiente, o chefe do Executivo Municipal salientou a sequência da grande operação de pavimentação de ruas iniciada em sua gestão anterior, que beneficiou bairros como o Ferreiro Torto, onde várias ruas foram calçadas, inclusive a principal, com mais de 1 km de extensão. Mencionou grandes ações como o projeto Arboriza Macaíba, o início da elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico e o Corte de Terra. Este último atende a mais de 1,3 mil agricultores e pequenos produtores anualmente.
Por fim, destacou a atuação do órgão previdenciário próprio do município – MACAIBAPREV e a realização de um concurso público neste ano de 2018.
Principais obras para 2018
Após fazer o balanço de 2017, o prefeito Fernando Cunha relacionou para os presentes as principais obras previstas para 2018, quais sejam: três creches modelo (Traíras, Cajazeiras e Campo das Mangueiras), cinco quadras poliesportivas (Vilar, Lagoa do Sítio I, Lagoa dos Cavalos, Canabrava e Guarapes), pavimentação de ruas em diversas localidades, contratação de empresa especializada para construção de um Centro Administrativo (com prazo de dois anos), que irá reunir e otimizar os serviços prestados pelo município à população em geral.
439C81AC-453E-4F95-9185-607D8E914B72
BA4CB1FD-4770-4B3F-8ABA-384E2601E3E8EA661B1A-68B8-4286-B0EC-4C9B040D4395

Nenhum comentário