Últimas notícias

Números do Lais sobre coronavírus no RN estão longe da realidade

Internautas ensinam o verdadeiro significado da palavra 'eita'

Já falamos aqui que os números do coronavírus divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde, em parceria com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais) estão consideravelmente desafastados e mostram um quadro que não representa, nem de longe, a realidade atual.

Para se ter uma ideia da confusão, do frankenstein que se tornou portal que deveria guiar decisões e reportagens sobre o assunto, na página inicial diz que já foram registrados 268 mortes por coronavírus no RN, baseado na ultima atualização, feita as 13h04min do dia 29/05/2020.

O problema é que o próprio site só lista 163 mortes na relação de municípios.
Natal que, segundo a Prefeitura, tem 94 mortes, tem 85 no site do Lais/Sesap se você olha na página destinada exclusivamente a capital do Estado. Se olhar na listagem geral, Natal tem menos ainda: apenas 36.

É nessa listagem onde só aparecem 163 óbitos por covid-19, enquanto o Governo divulga 100 mortes a mais.

A situação preocupa porque o Governo estuda realizar testagem em massa nos municípios que tem maior concentração de casos por habitantes.
E a preocupação é: baseado em que o Estado e o Lais vão saber que município é esse? No site? Ou se tem números que não são revelados?

Pelo site, Caicó, por exemplo, tem 34 casos confirmados e uma taxa de 50.04 para cada 100 mil habitantes. A Prefeitura local, porém, que acabou de determinar lockdown, apontou que o município tem 56. O dobro.
E aí? O Estado tem esses dados realmente? Se tem, por que não divulga como prometeu que o faria?

Essa ciência do Lais faz um caldo de batata. E talvez ainda erre na quantidade de batatas.









GUSTAVO NEGREIROS

Nenhum comentário