Últimas notícias

CONFIRA, NA ÍNTEGRA, A ENTREVISTA COM O PREFEITO ELEITO DE SÃO PAULO DO POTENGI, PACELLI SOUTO!

 



Ele foi eleito com 6.713 votos, com a maior maioria de votos na história política de São Paulo do Potengi/RN e região, com  2674 (dois mil, seiscentos e setenta e quatro) votos à frente do segundo colocado, Ivan Dantas (do PSL). Ele é filho da primeira mulher eleita prefeita da região Potengi, a ex-prefeita Nini Souto, uma mulher muito admirada e respeitada em todo Rio Grande do Norte. Logo, ele tem tradição na política potengiense. O entrevistado de hoje é Pacelli Souto, que acompanhado do seu vice, o renomado empresário João Maria da Casa Verde, nos concedeu parte do seu tempo para nossa entrevista. 

Confira na íntegra. 


1- ADRIANA NASCIMENTO:  A quem você agradece sua vitória esmagadora, sabendo que foram quatro anos de trabalho, em que você está presente em São Paulo do Potengi. Qual a sua sensação neste momento?


 PACELLI SOUTODe gratidão. Agradeço principalmente a Deus, a toda equipe que fez parte dessa coligação vitoriosa. À população da cidade de São Paulo do Potengi, que deu realmente seu grito de liberdade. As todas comunidades que visitei, durante esses quatro anos. Eu participo da vida pública desde que nasci. Nesses últimos quatro anos intensifiquei minhas visitas conhecendo ainda mais a realidade desse povo.   

Agradeço imensamente ao povo potengiense, que em mim depositou sua confiança e o meu lema vai ser trabalho, trabalho e trabalho.


2- ADRIANA NASCIMENTO: Como sabemos, a região Nordeste, o nosso estado Rio Grande do Norte, sofre com a problemática de desemprego, especialmente São Paulo do Potengi, uma cidade que já teve duas fábricas, que gerava centenas de empregos, mas que, infelizmente, faliram. Quais são seus planos para mudar essa triste realidade?


PACELLI SOUTO- Nos meus contatos que tive com a população que tive nesses últimos anos. O desemprego em nossa cidade, nossa região, sempre foi uma preocupação constante que nós tivemos e ainda temos. Tanto que na campanha, visitamos fábricas de colchões e travesseiros, dentre outros empreendimentos. Estive recentemente visitando a fábrica de castanha, onde foram fechadas as portas, em que muitas pessoas ficaram sem emprego. Hoje pela manhã já recebi o telefone do deputado estadual Gustavo Carvalho, que se comprometeu para fossemos a Brasília, onde já tem marcado uma agenda com o Ministro da Integração Rogério Marinho, para solucionar essa terrível problemática. A questão do emprego não pode atrasar, é urgente. Precisa de muita seriedade e muito foco.


3- ADRIANA NASCIMENTO: A cidade de São Paulo do Potengi tem sofrido muito com a violência e falta de segurança pública. Recentemente a cidade foi atacada por bandidos, os quais praticamente destruíram dois bancos, essenciais para os serviços bancários voltado à população. Sobre este quesito, segurança pública, tem alguma solução?


PACELLI SOUTO- Nós pretendemos cuidar sim da segurança pública, da saúde, da educação. Em relação à segurança, temos um projeto de monitoramento câmeras, que já está pronto; temos a previsão de implantar a ronda cidadã, que vai se intensificar mais ainda na zona rural, posto que há muitos relatos de assaltos, roubo de animais e até homicídios. Embora a segurança pública seja pauta do Governo Estadual, nós vamos cobrar desse governo e fazer a nossa parte. Pretendemos também implantar a guarda municipal. Sei que o custo é meio elevado mas temos essa determinação de fazer. A segurança pública é um fator predominante em nosso mandato.


A questão do Banco do Brasil que sofreu este ataque, e também o Bradesco. Nós vamos sim tomar todas as medidas para que o Banco do Brasil volte a funcionar normalmente. Foi na gestão de minha mãe, Nini Souto, que trouxe o Banco do Brasil para São Paulo do Potengi, de modo que é uma questão prioritária, que se resolva esse problema da segurança aos bancos, sejam públicos ou privados. 


4- ADRIANA NASCIMENTO: Como será sua Administração em relação à saúde em SPP, também a questão da pandemia do covid-19, já que se fala numa segunda onda do corona vírus?


PACELLI SOUTO- Participei de um debate, durante a campanha, e o candidato que perdeu perguntou-me o que eu iria fazer com os dois milhões disponíveis para a saúde na pandemia. Achei um absurdo porque se já existia esse recurso, por que não foi usado? Se tem o dinheiro disponível, devemos usá-lo na saúde para que a população não sofra. Irei sim fazer uso desse recurso, do protocolo de medicação, mas não há previsão para decreto de lockdown. O lockdown não é a regra, é a exceção. Vamos ter equipes médicas para cuidar da saúde da nossa população que, infelizmente, está deixando muito a desejar. O que tenho sabido é que os médicos, nas zonas rurais, não estão dando os seus expedientes e, segundo informações, por causa do coronavirus. Muitas UBS's estão deterioradas, luzes cortadas, sem água, um caos.


5- ADRIANA NASCIMENTO: Em relação à Educação, quais são seus projetos para essa pasta? 


PACELLI SOUTO- Em nosso plano de governo, que já está disponível para a população, detalhamos nossas metas para essa pasta. A atitude será de muito trabalho, volta às aulas, com as medidas preventivas aplicadas, após formação de uma equipe técnica capacitada. Temos notícias de inúmeros prédios públicos, escolas, como a Escola de Lagoa Cumprida, com janelas quebradas, deterioradas, esquadrias quebradas, cheia de mato. Não podemos um prédio público abandonado, com pessoas usando os mesmos para outros fins, destruindo o patrimônio público. 


6- ADRIANA NASCIMENTO: A questão hídrica, que sendo essa região uma região de seca periódica, e já que você já vai entrar em contato com o Ministro da Integração, quais os planos para resolver essa problemática?


PACELLI SOUTO- Já estamos com  uma viagem marcada, como dito antes, com o deputado Gustavo Carvalho, para um encontro com o Ministro da Integraçaõ, Rogério Marinho, tendo como pauta obrigatória a questão hídrica, os poços tubulares, implantação de dessalinizadores, dentre outras providências de sua importãncia. Uma coisa tenho certeza, o agricultor, o produtor rural não ficarão sofrendo com a falta d'água. Isso eu garanto.  Como também, quanto ao corte de terra, onde nós sabemos que é do campo que o agricultor retira o seu sustento e, infelizmente, este ano eles foram bastante prejudicados, em virtude da má gerência da Secretaria de Agricultura, que não realizou em tempo hábil o corte de terra. Isso não acontecerá em nosso governo. Já estamos nos articulando, com bastante antecedência, para terceirizar os serviços, máquinas e equipamentos, para que não falte a nenhum agricultor o corte de terra.


7- ADRIANA NASCIMENTO: Haverá uma equipe de transição para o seu governo?


PACELLI SOUTO: Sim, certamente. Principalmente que, agora, segundo nossa assessoria, é exigência legal, ou seja, por lei, essa transição, quando formaremos uma equipe, eminentemente técnica e capacitada, para atuar nessa transição. Não há necessidade de uma auditoria, o que custaria muito caro, mas a Lei exige que haja sim uma equipe de transição, o que é normal em todo governo, seja ele municipal, estadual ou federal. Não farei auditoria porque já existem órgãos públicos, altamente capacitados, como Tribunal de Contas da União, a Controladoria Geral da União (competente quando o Município recebe recursos do governo federal), o Tribunal de Contas do Estado do RN e a própria Câmara de Vereadores, que funciona também como órgão fiscalizador, segundo a Constituição Federal de 1988, enfim, há todo um aparato de órgãos e agentes públicos, competentes para análise das contas públicas. Estou tranquilo quanto a isto.


8- ADRIANA NASCIMENTO: Prefeito Pacelli, meus parabéns pela grande vitória, que Deus abençoe a sua jornada, devido aos inúmeros problemas aqui citados, e o senhor os conhece muito bem, então, quais suas considerações finais que gostaria de enfatizar.


 PACELLI SOUTO- Primeiro, reitero meus agradecimentos a Deus primeiramente. Aos meus familiares, que estiveram comigo nesta luta, o nosso vice-prefeito, João Maria, grande parceiro nessa batalha, pois enfrentamos muitas afrontas, agressões verbais, calúnias, enfim, uma série de coisas pesadas, que não é bom nem se lembrar. Agradeço o apoio da minha mãe, essa mulher que é meu espelho, minha referência na política, uma pessoa imbatível Quero reconstruir o que minha mãe trouxe para São Paulo do Potengi, que foi inesquecível, nós iremos resgatar e melhorar muito mais porque nosso povo merece, é nosso maior alvo, fazer o bem a toda coletividade. Agradeço aos nossos vereadores e candidatos eleitos, e também não eleitos, nossa coligação conseguiu eleger sete representantes, que vão trabalhar comigo durante esses quatro anos. À minha esposa, que Deus colocou na minha vida; aos meus filhos, enfim, estou muito feliz de ser o prefeito com a maior maioria de votos já vista na história política de São Paulo do Potengi e o meu lema será Trabalho, Trabalho e Trabalho.

Agradeço a você também, Adriana, por abrir seu Blog, muito famoso, e muito acessado em todo o estado do Rio Grande do Norte, para que a população potengiense conheça um pouco dos nossos planos, nossas metas. Juntos seremos mais fortes!

Nenhum comentário