Últimas notícias

Qual o real sentido da disputa entre PSD e DEM?



Os acontecimentos envolvendo o DEM e o PSD aqui no RN ocorrem em velocidade alucinante. Até parece que os dois partidos estão travando uma disputa eleitoral. Sabemos que não existe eleição este ano, mas 2012 é logo ali, então...

Recapitulemos alguns dos momentos de maior tensão:
 
- Gilberto Kassab (DEM), prefeito de São Paulo, anunciou a criação do PSD;
- Várias lideranças do DEM em todo país anunciaram a disposição em migrar para a nova sigla;
- José Agripino foi eleito presidente nacional do DEM com o compromisso de tentar impedir a fuga dos quadros políticos do partido, em outras palavras, foi eleito com o compromisso de tentar barrar a criação do PSD;
- Aqui no estado, o grupo liderado por Robinson Faria, anunciou a migração, em massa, para a nova sigla. A princípio, a estratégia de Robinson não causaria grandes estragos ao DEM.

Então, o que está realmente em jogo?

Como afirmamos, o presidente nacional do DEM tem o compromisso de tentar barrar a criação do PSD, mas não é “só isso” que está em jogo...

Caso o PSD seja realmente criado em tempo hábil para disputar a eleição de 2012 terá uma força política enorme e com reais possibilidades de se tornar o maior partido do RN.

Certamente, o PSD disputará espaços estratégicos com o DEM, como é o caso de Natal...

O que está realmente em jogo para o DEM é a corrida sucessória em Natal e o desejo expresso do partido em lançar candidato próprio para a disputa, mas precisamente, lançar Felipe Maia.

É claro que o PSD não seria um mero espectador e o movimento de aproximação do grupo com Carlos Eduardo (PDT) já sinaliza o que poderá ocorrer em 2012.

O “X” da questão para o DEM é a eleição de 2012, mas especificamente, a disputa que será travada em Natal.

Tem mais...
 
Quem dar as cartas no PMDB é Henrique Alves (respeitada a opinião de Garibaldi) e o líder bacurau já disse que não existiriam impedimentos para uma aliança em Natal com o DEM. A reciprocidade do apoio dos bacuraus natalenses ao projeto do DEM ocorreria em 2014, com o apoio dos bicudos a candidatura ao senado de Henrique.

O “X” da questão para o PSD é a eleição de 2014, mas especificamente, o projeto de Robinson em disputar a vaga de senador.

Compreenderam o que realmente está em jogo?

Na política potiguar não existe espaço para discussões programáticas. O que conta são os projetos individuais que, às vezes, são compatibilizados momentaneamente.

Aliados hoje... Adversários amanhã... Fingem que mudam para continuar exatamente do mesmo jeito
.

Um comentário

Anônimo disse...

Existe um adágio que diz,o "sol" nasceu pra todos,mas,nem sempre todos tem tem o sol que merece.
Gilberto Kassab,deva ter sido um grande homem dentro do DEM,quando buscou seu espaço quiseram roubar seu sol.
Agripino,se sente como Alexandre o Grande quer o sol só pra ele.