DEPUTADO GIRÃO (RN) E O PREFEITO DE NATAL, ALVARO DIAS, VISITARAM A PRIMEIRA ESCOLA CÍVICO- MILITAR!
O deputado federal General Girão visitou, nesta sexta- feira (06) juntamente com o prefeito Álvaro Dias, a Escola Municipal Professor Veríssimo de Melo, no bairro de Felipe Camarão, na zona Oeste de Natal, que será a primeira escola Cívico-Militar do Rio Grande do Norte em 2020.
“Essa escola receberá um grande investimento e queremos que ela se torne modelo, não apenas para nosso estado, mas para o País”, enfatizou Álvaro Dias. O prefeito de Natal agradeceu o esforço do general Girão na obtenção dos recursos necessários para a implantação do projeto. “É importante que ele tenha ido junto, porque está ajudando muito na obtenção desses recursos”, comentou.
“As escolas Cívico-Militares que estão sendo implantadas no Brasil têm mostrado bons resultados no aprendizado e nas relações entre alunos-alunos, professores-alunos, etc. Esperamos que a nossa siga esse mesmo padrão”, comentou o General Girão à respeito da expectativa do gestor municipal.
O programa
O MEC tem o objetivo de instalar 216 escolas cívico-militares em todo o país até 2023 — a iniciativa piloto, em 2020, contemplará 54. Para o ano que vem, o orçamento para o programa é de R$ 54 milhões, R$ 1 milhão por escola. O dinheiro será investido no pagamento de pessoal ou na melhoria de infraestrutura, compra de material escolar, uniformes, reformas, entre outras pequenas intervenções.
As escolas em que haverá pagamento de pessoal serão aquelas em que haverá parceria entre o MEC e o Ministério da Defesa, que contratará militares da reserva das Forças Armadas para trabalhar nas escolas. A duração mínima do serviço é de dois anos, prorrogável por até dez, podendo ser cancelado a qualquer tempo.
Os profissionais vão receber 30% da remuneração que recebiam antes de se aposentar. Os estados poderão ainda destinar policiais e bombeiros militares para apoiar a administração das escolas. Nesse caso, o MEC repassará a verba à prefeitura que, em contrapartida, investirá na infraestrutura das unidades, com materiais escolares e pequenas reformas.
Nenhum comentário
Postar um comentário