Últimas notícias

RIACHUELO: ENTREVISTA COM A SECRETÁRIA DA AÇÃO SOCIAL!

 O blog esteve, ontem a tarde, (12), conversando com a competentíssima Secretária de Ação Social, Marineves Cavalcanti, que ganhou recentemente um prêmio, de nível nacional, como uma das melhores secretárias de ação social no país. Na sede da Prefeitura, a Secretária Marineves recebeu o Riachuelo em ação, respondendo as seguintes perguntas:
   1- Que programas sociais estão previstos na pasta?


  O município será contemplado com o sopão para, aproximadamente, 300 famílias, cerca de 1500 pessoas, temos uma previsão que daqui há 15 dias estará funcionando em nosso município, que a princípio, Adriana, será uma vez por semana, porém o nosso planejamento  é que seja distribuído todos os dias, estamos contando com o apoio da  Prefeitura municipal na pessoa da prefeita Mara Cavalcanti, um projeto que vai beneficiar os valores nutricionais das pessoas de baixa renda.

2- E o programa Minha Casa Minha Vida, O Minha Casa Minha Vida é um programa do governo federal que tem transformado o sonho da casa própria em realidade para muitas famílias brasileiras. Em geral, o Programa acontece em parceria com estados, municípios, você sabe à quantidade de unidades habitacionais nosso município foi contemplado?

Estão previstas a entrega de cerca de 50 casas, já foi toda documentação  enviada para a Caixa econômica federal, que muito em breve será construída, mas lembrando a população que o nosso projeto é de construir 1000 (mil) casas pelo programa Minha casa minha vida, o município foi contemplado com essas unidades, porém serão construídas por etapas.    

 3- E na área da Educação, quais são as novidades?


Vamos implantar, em parceria com o governo federal, através dos órgãos  UFRN e Escola Agrícola de Jundiaí, novos cursos do PRONATEC: Porteiro e vigia; inglês básico; auxiliar técnico em agropecuária; operador de computador. Os cursos visam contemplar cerca de cento e vinte pessoas. Onde  os estudantes são beneficiados com uma bolsa do governo federal, receberão uma quantia de 120.00 reais por aluno. por mês de estudo. Lembramos também que no dia 27 de março haverá a solenidade de entrega dos certificados dos cursos ofertados em o ano de 2013, pelos programas PRONATEC, SENAR e SENAC.

4-Quais outros eventos estão previstos?


Está prevista a Abertura dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no dia 17 de março do presente ano; onde atualmente 290 alunos recebem apoio em torno do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), lembrando também  que esse público é supervisionado por uma equipe de profissionais capacitada para atender as demandas específicas de cada faixa etária. 

 O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos tem como objetivos: Complementar as ações da família e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais;  Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo;  Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural das crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã;  Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo; e Contribuir para a inserção, reinserção e permanência das crianças e adolescentes no sistema educacional. 
5- O QUE A SECRETARIA  DA AÇÃO SOCIAL ESTÁ REALIZANDO PARA INCENTIVO A SAÚDE DA MULHER?

No dia 20 de março, se dará início ao curso de Gestantes, no CRAS, Centro de Referência de Assistência Social, numa parceria com a Secretaria de Saúde, iremos realizar essa ação que é de grande importância para futuras mamães.Também lembrando Adriana da nossa caminhada em comemoração ao dia da Internacional da Mulher,que será realizada neste domingo, onde haverá sorteios de brindes, aeróbica, e todas as mulheres serão presentadas com uma garrafinha de água.

6-A SECRETARIA DA AÇÃO SOCIAL   REALIZOU ATENDIMENTOS DE EXCELÊNCIA PARA OS IDOSOS, DE FORMA QUE OUVI ELOGIOS DE MUITAS PESSOAS IDOSAS, FALANDO DO ATENDIMENTO DE PRIMEIRA QUALIDADE EM ATENÇÃO À FAIXA DA MELHOR IDADE, QUANDO FORAM FEITOS VÁRIAS VIAGENS ÀS PRAIAS, TURISMO RELIGIOSO, FESTAS COMEMORATIVAS,  REGADAS À ALIMENTAÇÃO DE EXCELENTE QUALIDADE. E PARA 2014, QUAIS SÃO OS PLANOS, AS REALIZAÇÕES QUE OS IDOSOS PODEM ESPERAR? 
 No dia 22 de março haverá a abertura da temporada do Forró dos Idosos, contemplando cerca de 170 (cento  e setenta) pessoas da melhor idade. Só para este mês, os idosos terão três atividades, tudo indica que no  dia 22  eles viajem à praia de Tabatinga pela 2ª vez, como também atividades físicas, com o orientador físico Doriva; dicas de alimentação com a nutricionista; assistência médica como cardiologia, fisioterapia,   enfim, a prefeita Mara tem um carinho todo especial pelos idosos de nosso município, como também nossa Secretaria, pois entendemos que os idosos merecem todo nosso carinho e respeito, pois são pessoas que muito contribuíram para o desenvolvimento da nossa cidade, através do trabalho, da criação de filhos sadios, dos valores educacionais transmitidos de geração à geração, de modo, que o atendimento a esse público é prioridade de nossas políticas públicas.

Nenhum comentário