Últimas notícias

Será que o PT do RN mais uma vez vai ceder a cúpula nacional?

Carlos A. Barbosa Disse:
A informação é da Folha de S. Paulo: o PT vai discutir na quinta-feira (20) se oferecerá apoio a uma eventual candidatura de Henrique Alves (PMDB) ao governo do Rio Grande do Norte. O Diretório Nacional se reúne, em Brasília, para tratar da crise com o PMDB e os rumos das alianças estaduais.
Não custa lembrar que a candidatura ao Senado da deputada federal Fátima Bezerra desde o ano passado é tida como prioridade do PT nacional aqui no Rio Grande do Norte, e que o PMDB preteriu apoiá-la em nome da vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB), eventual candidata a senatória.
Com isso fica a pergunta: será que o PT papa-jerimum mais uma vez vai ceder aos caprichos da cúpula nacional?  O discurso dos petistas é que a prioridade é a reeleição da presidenta Dilma Ruosseff e neste caso, a se confirmar, me parece que os petistas do Rio Grande do Norte terão que engolir mais essa.
Não custa lembrar que uma corrente do PT defende que o partido lance candidaturas próprias apenas na Bahia e no Piauí, e faça acenos aos aliados nos outros estados. Ao PMDB seriam ofertados apoios em Alagoas, Maranhão, Paraíba e no Rio Grande do Norte.
Como se observa, caro leitor, na política as equações são resolvidas de acordo com o poder de barganha de cada um. Como o governo está refém do PMDB na Câmara, o jeito é adequar as alianças nos estados para o embate eleitoral que se avizinha, mesmo que isto custe caro ao partido, digo, ao PT da presidenta Dilma que necessita do apoio do maior aliado, que é também governo na pessoa do vice-presidente Michel Temer (SP).
O pior de tudo isso é que o PT papa-jerimum, acaso se conforme o que a Folha diz, deixará de lado uma candidatura em potencial que é a de Fátima Bezerra ao Senado, para ter que “apoiar” uma candidatura ao Senado deWilma de Faria – que hoje é adversária política do governo Dilma. Coisas da política, amigo, coisas da política.
Só nos resta dizer:
A conferir!

Nenhum comentário