Últimas notícias

Entrevista com o vereador da cidade de Riachuelo Tiberio Cavalcanti! Confira


O Blog Riachuelo em Ação entrevistou, com exclusividade, o jovem e Vereador de Riachuelo, Tibério Cavalcanti. Eleito com 239 votos válidos, nas últimas eleições municipais de 2016, e tem atuado com muita maestria na Câmara de Vereadores do Município.

Confira a entrevista com o nobre vereador, que falou sobre política e seus cenários federais, estaduais e municipais; fez análise sobre seu mandato e, dentre outros assuntos, propôs o seu nome para disputar o cargo de prefeito, caso seu grupo político não apresente outro nome. 

CONFIRA A ENTREVISTA


A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, close-up





1 O que despertou seu interesse para ingressar na política?


01. Eu acredito que o ser humano é um ser naturalmente político, a gente faz política a todo instante, na nossa família,  na relação com os nossos amigos, no trabalho, o homem é um ser carente e imperfeito, por isso, na nossa essência sempre vai existir a necessidade de interagir, expressar opiniões e buscar o bem comum aos que compõem uma determinada comunidade. 

No meu caso, já nasci em uma família que sempre atuou ativamente na política de Riachuelo, deixando ao longo da história do município um inegável legado, e comigo não seria diferente, a vontade de fazer política é uma vocação e deve ser praticada com muito amor e responsabilidade. 
Servir é um dom, partindo desse princípio acredito que o que despertou meu interesse em entrar na política foi o fato de acreditar que os políticos devem a sua razão de ser aos cidadãos. Essa é a grandeza da democracia, servir ao bem comum e lutar contra as desigualdades existentes, sem falar na possibilidade de poder ofertar a minha contribuição para o crescimento e para o bem estar da nossa cidade.


2 Qual avaliação você faz do seu primeiro mandato de vereador?

Passei pelo crivo das urnas nas eleições de 2016 e, como todos sabem, fiquei em 10º lugar,  atingindo o posto de 1⁰ suplente por uma diferença de 3 votos. Tive a oportunidade de conhecer a realidade do nosso município,  fiz uma campanha transparente e  limpa, na época não era tão conhecido, mas tive a oportunidade de fazer amizades verdadeiras, agradeço a todos os votos que recebi, votos genuinamente de Riachuelo, não transferi um único voto.

No primeiro momento a gente acredita que é possível impor um ritmo diferente mas, quando se chega lá, se percebe as dificuldades de se desenvolver algumas ações  e atividades, a gente pensa que pode fazer muita coisa sozinho,  porém, todas as decisões, todos os projetos passam pela aprovação dos colegas vereadores,  muitos não sabem, mas um vereador não conta com qualquer mecanismo de ajuda para desenvolvimento do seu mandato, tudo que se faz é feito utilizando seu salário. 

No meu caso, especificamente, não faço da política uma profissão,  sou advogado por formação,  por isso procuro da forma que posso, utilizando o salário de vereador, suprir as demandas que chegam até mim, procurei ajudar aos que me procuram independente de ter recebido o voto; assim como nunca condicionei aqueles que me procuram a ajuda, em troca de voto, de toda forma pude desenvolver  algumas ações como, por exemplo, junto aos estudantes universitários, aonde durante 1 ano disponibilizei mais de 3500 reais de recursos próprios no auxílio ao transporte escolar para a capital; distribuição de cestas básicas às comunidades carentes; distribuição de peixe na semana santa; contribuição com projetos sociais; atuação junto ao 

Governo do Estado através de reuniões na Secretaria de Segurança Pública,  ano de 2018, para a chegada de uma nova viatura; transferência do Sargento Macedo para o comando do policiamento de Riachuelo, trazendo mais segurança para a cidade. 

Apresentei, também, projetos voltados para a educação,  como o projeto que institui a semana da Orientação Profissional para o Primeiro Emprego nas escolas públicas municipais do Município; o projeto que cria a Semana da Reciclagem e Meio Ambiente nas Escolas Publicas; projeto de lei que garante internet grátis nos prédios, praças e logradouros no município; indicação para a construção de paradas de ônibus cobertas em Riachuelo e em Cachoeira do Sapo; requerimento à CAERN para realização do reparo, manutenção e troca da luz de sinalização da caixa d’água localizada no centro de Riachuelo; requerimento à CAERN para a ligação de tubulação, para fornecimento de água em um trecho de aproximadamente 1.200 metros, na estrada que liga o município de Riachuelo a São Paulo do Potengi; destinação de emendas no orçamento do município para a realização de cortes de terra; destinação de emendas no orçamento do município para reforma do ginásio poliesportivo; destinação de emendas para aplicação de recursos no âmbito da secretaria de Saúde; prestação de assessoria jurídica gratuita para pessoas carentes, enfim, essas foram algumas das ações desenvolvidas pelo meu mandato ao longo desses três anos, que me possibilitam dizer que busquei desenvolver meu mandato voltado sempre para o interesse coletivo, sem distinção de cor partidária ou bandeira política,  apesar muitas vezes das condições serem limitadas, o que me permite fazer uma avaliação positiva de respeito ao povo da cidade de Riachuelo.


3 Como você avalia os sete anos de Governo da prefeita Mara Cavalcanti?

03. Adriana, a cidade de Riachuelo hoje é uma referência. Na verdade, é dito por todos que nossa cidade ocupa um lugar de destaque na região Potengi e eu acredito que isso só foi possível pelo zelo e pela forma responsável com que Mara conduz sua administração. 

Levando em consideração que nossa cidade possui quase 10 mil habitantes e recebe a mesma quantidade de recursos de cidades bem menores como Santa Maria, Caiçara do Rio dos Ventos, Ruy Barbosa, Bento Fernandes, Jardim de Angicos, Lagoa de Velhos, entre outras, fica fácil de chegar a conclusão de que a prefeita Mara vem dando uma verdadeira lição de como se administra a coisa pública.

A grande maioria das cidades do RN hoje não consegue sequer pagar sua folha de funcionários, enquanto aqui em Riachuelo nós temos todos os salários em dia, tanto dos efetivos quanto dos contratados. Temos médicos 24 horas atendendo à população, medicamentos na farmácia do município, realização de exames, que muitas vezes atende até pessoas de cidades vizinhas. Temos fardamento escolar entregue aos alunos; merenda de qualidade; realização do várias obras estruturantes na cidade, dentre elas o Mirante Nataly Cavalcanti e seu acesso, que tem ajudado muito principalmente a Serra da Formiga na questão do turismo; o Mercado do Produtor; calçamento de várias ruas, temos uma cidade limpa, transporte para os estudantes do nosso município, temos um social ativo que atua diretamente junto com a população; corte de terras, distribuição de sementes, tudo isso com a mesma quantidade de recursos que cidades bem menores recebem, como eu disse, e nem por isso a Administração deixa de funcionar.

 Só para você ter uma ideia da capacidade de gestão de Mara, somente a folha de pagamento da educação de Riachuelo equivale a toda folha do funcionalismo de Jardim de Angicos, isso recebendo a mesma quantidade de recursos, ou seja, não é fácil fazer o que Mara faz, por isso devemos ter muita cautela e pensar muito, antes de fazermos a nossa escolha na eleição que se aproxima, muitos não conseguem sequer administrar sua própria casa, como podemos imaginar que sejam capazes de cuidar da vida de quase 10 mil pessoas, de forma que avalio de forma muito positiva o governo atual de nossa cidade.


4 Na sua opinião quais foram as maiores dificuldades da Prefeita Mara?


04. Na minha opinião a maior dificuldade de Mara foi passar 07 anos sem o apoio político do Governo do Estado e do Governo Federal. Isso conta muito porque, em decorrência da conhecida politicagem barata o Município deixa de receber muitos recursos e ações de forma espontânea e termina tendo que fazer milagres com o mínimo de recursos para fazer funcionar a administração.

Por exemplo, Marcílio, quando foi prefeito contou com Garibaldi como governador e Fernando Henrique como Presidente. Junior Bernardo, quando foi prefeito, contou com a ajuda de Vilma como governadora e de Lula como presidente. Mara, porém, não teve essa sorte e mesmo assim conseguiu elevar nossa cidade a um nível diferente de várias da Região Potengi e, se tivesse tido a sorte de ter ajuda do estado e da união, não tenho dúvidas que Riachuelo seria uma das melhores cidades do Brasil.

Outro ponto que considero uma dificuldade é  o acirramento político que existe em nossa cidade. Riachuelo é uma cidade que respira política 24 horas, durantes os 4 anos de mandato de um gestor e, como todos nós sabemos, existem dois grupos bem definidos e muito forte, de forma que hoje Riachuelo é uma cidade dividida ao meio, politicamente metade do grupo corresponde à situação e a outra metade à oposição, e é como eu costumo dizer, infelizmente, a prefeita pode colocar ouro em pó na rua, mas para a oposição nunca vai ser suficiente, porém, isso faz parte da democracia, na democracia temos que saber conviver e respeitar as diferenças e buscar conduzir as ações em busca do bem comum de todos.


5 Como está sua convivência com seus colegas Vereadores e também com o Executivo?

05.  Classifico minha convivência com os colegas como harmônica e republicana. Embates políticos existem e sempre vão existir, mas também deve prevalecer o espírito democrático. É normal que em determinados momentos, pelo fato da Câmara se tratar de uma casa política que existam divergências, afinal quem é da situação sempre vai defender os interesses políticos da situação e, da mesma forma, acontece com a oposição, o que não se pode jamais é deixar os interesses políticos passarem por cima dos interesses da população e isso eu sempre tenho defendido.

 Por exemplo, por quantas vezes votei favorável a matérias apresentadas pelos vereadores da oposição Rêmulo e Hudson? E acredito que o caminho seja esse, não se deve deixar a política passar por cima dos interesses da população, de forma que respeito e admiro todos os colegas, assim como acredito que a recíproca seja verdadeira. 
Em relação ao Executivo, não tinha como ser diferente, me considero aliado e parceiro da gestão, como também torço para que a prefeita chegue ao final do seu mandato com a sua missão cumprida.


6 Qual ou quais seus planos para o pleito de 2020? Seguirá a reeleição ou terá outras pretensões?

 Em relação a 2020 eu vejo um cenário completamente diferente de 4 anos atrás, a começar pela avaliação do meu próprio nome. Em 2016 eu era desconhecido de grande parte da cidade, busquei, como todos sabem, um projeto sozinho, com ajuda de poucos amigos. Não tenho tenho pra que fugir ou esconder a realidade, até na minha própria família existia uma divisão muito grande, de forma que, mesmo não me elegendo entre os nove, me considero um vitorioso pois em apenas 45 dias de campanha consegui chegar na ferente de muitas figuras conhecidas na politica de Riachuelo, ex-vereadores, ex-candidatos de outras eleições, representantes de várias comunidades, enfim perdi por apenas 3 votos, mas agradeci a Deus e aos amigos e, como disse, me considerei um vitorioso, não temos como comparar o cenário de hoje. Passados 4 anos Riachuelo, me conhece, aumentei minhas amizades, expandi minhas bases, estendi a mão a todos que me procuraram sem sequer saber se votaram em mim ou não, não teve um que veio a mim e não busquei ajudar de uma forma ou de outra, desempenhei ativamente minha atividade parlamentar, busquei o diálogo com a população, sempre agi de forma republicana, de fato que considero o Tibério de hoje muito mais fortalecido e preparado do que o Tibério de 4 anos atrás. 


O cenário de 2016 não reflete nem de perto a realidade de hoje. em relação a 2020 me coloco como mais um nome dentro do grupo da situação, principalmente quando percebi que poderia existir a possibilidade de apoiarmos um candidato de fora, completamente desconhecido e despreparado e isso o tempo vai mostrar, portanto, esse cenário eu não aceitei e nem aceitaria pelo simples fato de acreditar que dentro da nossa cidade temos nomes capazes de assumir a prefeitura. Em nosso grupo temos vários nomes à disposição, tinhamos o nome de Jorllan, muito bem cotado; o de Gustavo; o de Marineves, enfim, na minha opinião, com tantos nomes bons disponíveis e a gente ainda ter que votar em um desqualificado, isso na minha opinião seria assinar o maior atestado de incapacidade e de incompetência dos políticos locais e disso eu não faria nem faço parte. Se for pra ver um psicopata, desequilibrado emocionalmente, chegar à prefeitura de Riachuelo e, digo e afirmo, combaterei isso com toda a minha força e serei candidato nem que seja para ter só o meu voto, mas que não ficarei calado e mostrarei a toda Riachuelo quem é quem, isso eu farei.

É importante que se diga que meu pensamento é defender e caminhar com o grupo, coloquei meu nome à disposição, mas tenho a consciência e a humildade pra aceitar o melhor nome, ajudar e dar a minha contribuição, serei um soldado ativo para defender o candidato do grupo, diferente do que alguns dizem, não acho que exista divisão no grupo da situação, o que está existindo é a maturação de um nome para disputar a prefeitura, seja quem for contará com o meu apoio e, se for da vontade do povo que seja eu, encararei o desafio e defenderei a bandeira e, acima de tudo, os interesses do povo de nossa cidade. Muito em breve teremos essa decisão, como disse a princípio coloco meu nome à disposição do executivo. não sendo o melhor, ainda há um pouco de tempo para pensar em relação a reeleição para a câmara municipal.


7 Como você  avalia o Governo estadual ( PT) atual, e qual sua nota, de 0 a 10 para esse Governo?

07 Analisando o primeiro ano do governo Fátima Bezerra e baseado na experiência que tive ao assessorar por 4 anos a ex governadora Rosalba, quando conheci de perto a realidade do nosso estado, percebo que apesar de ser oposição ao governo do presidente Jair Bolsonaro, o nosso estado tem sido beneficiado com várias ações do Governo Federal, como destinação de milhões de reais, viaturas e equipamentos, recuperação de rodovias federais, milhões de reais para a saúde, recursos para a construção de um hospital e São Gonçalo do Amarante, mais de 160 milhões de reais do leilão do petróleo, de forma que deu condições para que a governadora pudesse ter melhores condições de administrar no primeiro ano, de toda forma por mais que seja obrigação do gestor pagar os salários em dia, o ex-governador Robinson encontrou uma grande dificuldade deixando várias folhas para que a atual administração pagasse, e mesmo com toda crise, a governadora conseguiu nesse primeiro ano conseguiu honrar com o salário do funcionalismo público no seu primeiro ano, de forma que minha nota é 6.

8 Idem para o Governo federal, qual sua avaliação e nota?

 Em Relação ao governo do presidente Bolsonaro eu percebo como pontos importantes para uma boa avaliação o desempenho do ministro Paulo Guedes, que em um ano conseguiu fazer renascer a economia do nosso Brasil, diminuindo taxas de juros, diminuindo o desemprego, abrindo expandindo as relações de mercado, aumentando o crescimento do PIB, enfim, hoje o Brasil voltou a ter credibilidade no cenário internacional e eu acredito que esses reflexos serão melhor vistos ao longo desse ano de 2020. Outro ponto positivo e que já apresentam bons reflexos é o desempenho do ministro Moro à frente do Ministério da Justiça e da Segurança Pública, com as ações de combate à corrupção e ao crime organizado, como o isolamento dos grandes líderes de facções criminosas e confisco de bens e valores, diminuindo consideravelmente a taxa de homicídios em todo o Brasil e ação de grupos criminosos, evidentemente que a oposição e a esquerda sempre buscaram defeitos e dificuldades para o desenvolvimento das ações do governo, em um típico jogo de briga entre poderes, mas em um contexto geral minha nota é 7.

9 Qual sua avaliação sobre o comportamento dos pretensos pré candidatos ao pleito majoritário, que já são de conhecimento do povo, sem precisar citar nomes (?).

Analisando o cenário hoje em Riachuelo, percebo que temos um candidato definido no sistema da oposição desde a eleição de 2016, contudo não visualizo uma movimentação política ativa, talvez pelo fato do grupo da oposição acreditar que se encontre em uma situação de vantagem perante os eleitores da cidade, ao meu ver, esse comportamento pode ser um pouco arriscado porque em política nada estará definido até que se abram as urnas.

No grupo da situação, eu vejo o estudo de bons nomes, todos com grandes chances de chegarem à prefeitura, tendo em vista que o grupo situacionista junto é muito forte e conta com o respaldo de uma grande e organizada Administração, acredito que o pensamento do grupo continua sendo o de respeito pelos pré- candidatos e de união, onde depois da escolha do nome todos caminharão juntos rumo à vitória.

Quanto a um terceiro candidato que tenta se viabilizar, eu fico até sem ter muito o que dizer, pelo fato de não acreditar que Riachuelo possa se enganar com um discurso tão falso, é uma pena a população não conhecê-lo a fundo ainda, mas com o tempo irão saber de quem realmente se trata, olhem, só analisem os fatos, você queria uma oportunidade melhor que aquele bingo que o pré candidato fez para se apresentar, apresentar suas propostas, mas não, ele só levou o tempo em falar mal, desrespeitar e mentir, parecia até que estava fora de si, agora eu faço outra pergunta, ele é nascido e criado lá pras bandas de São Miguel do Oeste, seu padrinho politico, o deputado do bigodão, já foi prefeito várias vezes; a esposa do deputado também, mandou na política de São Miguel por mais de 40 anos, coronel comandante de um oligarquia política, perseguidor, com todas essas qualidades, por que esse pré candidato não vai ser candidato lá? Eu mesmo respondo: Porque o povo de São Miguel o conhece muito bem e lá ele não se elege nem pra conselho comunitário, enfim, lá ele tem bandeira partidária, lá ele faz parte de oligarquia, lá ele persegue e aqui ele diz que é contra oligarquia, que é da bandeira branca da paz, realmente, não dá para entender, mas Deus há de nos proteger.


10 Qual foi sua grande realização como vereador e sua grande frustração?


 Acredito que minha grande realização foi construir amizades verdadeiras e poder ajudar a quem me estende a mão. É muito gratificante ver o sorriso verdadeiro no rosto das pessoas, saber que muitos vêem  em você uma pessoa com quem podem contar. Quanto à frustração, posso dizer que não tive, a política é um jogo e como todo jogo às vezes você precisa de sorte para que algumas coisas aconteçam além de que no parlamento você não consegue fazer tudo que tem vontade, porque as decisões são tomadas em conjunto, de toda forma ainda resta um ano de mandato, até lá acredito que muita coisa ainda pode acontecer.

11 Qual a importância das mídias sociais para o pleito eleitoral de 2020?


11. As mídias sociais ja mostraram o poder que tem nas eleições passadas, acredito na sua força e sem dúvida nenhuma, quem souber utilizá-la de forma inteligente e com uma boa estratégia poderá colher bons resultados, hoje considero umas das ferramentas mais importantes, ela entra em todos os lares não existe fronteira nem barreira.

12  O que te fez despertar para política? Houve algum incetivo?

O que me fez despertar para a política foi o desejo de servir e de poder contribuir com o desenvolvimento de nossa cidade, foi um desejo de fazer um pouco de justiça social, de chegar perto daqueles mais esquecidos, de fazer novas amizades e de querer ver um dia um pouco mais de igualdade entre nós,  diretamente nunca tive um incentivador, quando mais jovem observei os políticos da minha família e suas ações,  assim como os grandes políticos do nosso estado e do nosso país, daí surgiu em mim esse sentimento, por isso considero que o meu grande incentivador na verdade foi o meu coração e a vontade de fazer algo por aqueles que mais necessitam.

13 Deixe suas considerações finais.


Para finalizar gostaria de agradecer a você, Adriana, pelo espaço a mim concedido; aos seus leitores pela atenção e dizer a Riachuelo que, antes de qualquer julgamento, queria ter a oportunidade de ser ouvido, de ser melhor apresentado aos que não me conhecem bem, todos nós seres humanos somos passíveis de erros e às vezes costumamos fazer julgamentos errados sobre as pessoas sem realmente conhecê-las, então acho que era isso, espero que tenham gostado dessa pequena entrevista e, como eu disse, estou aqui à disposição de vocês, amigos riachuelenses, um forte abraço e fiquem todos com Deus!

Nenhum comentário