quinta-feira, 19 de setembro de 2019

A visão conservadora, seus valores e o confronto ideológico

Vivemos tempos em que a paz, a família e a liberdade estão sofrendo ataques constantes.

Protestos contra conservadores

O conservador tem sempre a desvantagem de que a verdade parece uma narrativa tediosa e enfadonha, enquanto que a mentira pode ser falsamente excitante.

É por isso que muitas vezes a defesa de valores se torna desafiadora. A opinião pública pode facilmente se deixar levar pela inversão, já que não é necessário haver escrúpulos na mentira.
Mas o conservadorismo defende coisas que, apesar de atacadas, permanecem como influência absoluta em todas as épocas. Entre elas a paz, a liberdade, a segurança da vida familiar, entre outras.
Ironia das ironias, portanto, é que a preservação daquilo que consideramos imensurável, depende muito de nossa luta pela verdade. Os valores tradicionais estão sempre sob ataque.

A narrativa imoral de que o pensamento conservador é sexista, homofóbico, reacionário ou preconceituoso, tem o objetivo de nos intimidar. Colocar rótulos é a melhor estratégia para tentar silenciar a verdade.
E, por este motivo, vemos constantemente os ataques que pastores, padres, religiosos, autoridades, intelectuais, ou qualquer um que defenda valores tradicionais, sofrem pelos ditos progressistas.
Mas apesar da aparente desvantagem, o conservador pode se “gabar” de ser o “dono da verdade”, já que aquilo que defendemos é preservado pelo subconsciente humano. Está enraizado em nosso “ser”.
Se não, vejamos! A família, a primeira instituição divina, permanece sendo à base do avanço humano. Atacar este pilar significa comprar briga com todos os homens e mulheres de valor, que sabem que o mais importante nesta vida são nossos entes queridos.
Colocar em risco as liberdades individuais, o que inclui o direito a crença, a opinião e ao ir e vir, quer dizer desafiar a humanidade para um confronto sem precedentes. Não fomos criados para sermos escravos, mas desfrutarmos a liberdade.
E a paz, que tanto o homem busca e almeja, é o motivo pelo qual exércitos se armam, soldados se levantam e nações se confrontam. A paz será sempre almejada em todos os tempos.
Mas vivemos tempos em que essas coisas estão sendo desafiadas. Vivemos tempos em que a paz, a família e a liberdade estão sofrendo ataques constantes, sendo bombardeadas por ideologias mentirosas.
A tentativa de mudar o próprio conceito de família é um exemplo incontestável deste ataque. Inclusive com a desvalorização dos papéis familiares, que afetam diretamente as práticas sociais.
Gospel Prime




0 comentários: