Últimas notícias

ENIGMA: O QUE É MARACUTAIA???




O que realmente vem a ser maracutaia? 

Resposta de um professor de língua portuguesa, muito fã de Mário de Andrade: É um substantivo feminino com forte pendor de neologismo. Neologismo quer dizer nova palavra. Um sociólogo dirá: Maneira de ludibriar as massas com notas de dez reais, a preço de esmolas. È tornar o pobre mais pobre ainda, porque cada dez reais multiplicam por cem até dois milhões e quinhentos mil reais. Será?
Um Jornalista mais afoito dirá, também em tom de pergunta: Seria não pagar o pasep dos servidores públicos? Não pagar o seguro safra, mesmo vindo a verba para os cofres? Não pagar o excedente do Fundef, ops, Fundeb!? Seria ter o eleitor como mercadoria de preço vil, e nas vésperas de eleições dizer quem dá mais? Quem dá mais?
Um jornalista mais respeitado, de nível nacional, diria: Seria maracutaia ser condenado depois de oito anos de um processo e depois, ainda roubando dos cofres (públicos) ganhar um emprego de vinte mil reais? Seria comprar algumas mordomias na prisão, comendo pizza na hora do almoço, enquanto os outros presos comem feijão sem sal e sem caldo, farinha jamais? Seria adoecer logo depois que soubesse que a pena de prisão teria de ser cumprida, de uma doença mortal que exigisse prisão domiciliar? 
Um conterrâneo mais irado diria: Maracutaia é querer dizer e esbravejar que todo mundo está sujo, escondendo um passado podre, de prática de crimes?
E o poeta Caetano disse: "O rei está nu, mas eu desperto porque tudo cala frente ao fato de que o rei é mais bonito nu!"

14 comentários

Anônimo disse...

tem gente que se diz professor fazendo maracutaia em RiaCHUELO.

Anônimo disse...

atenção essa aqui é a verdadeira maraccutaia
ta vendo aqui
quem nao lembra do passep
sou funcionarios e passei por esse caos
sem passep
riachuelo foi o primeiro e unico municipio do brasil onde os funcionarios nao receberam passep
uma vergonha
é esse que o povo de riachuelo quer de volta?
fale padeiro
porque andas tão calado
ja que diz q vc nao tem rabo preso
fale e
poruqe
a maracutaia esta do seu lado

Anônimo disse...

só digo uma coisa que estes povinho que esta do lado da Prefeita não e este tal Marcílio! só quer para sua esposa que tem cinco emprego! será que Walter sabe disso! sabe tratar nem jumento! cuidado, se jb for falar o que sabe dessa campanha passada Mara perde o mandato! se cuida candinhas deixem de tanto orgulho! no posto de saúde só a bença, so tem mal educados e de mala a pior! esta tal de Marisa e a febre que de no gato oh mulher antipaticar, nunca mais Mara tem meu voto!

Anônimo disse...

Alô, alô... Sem Pasep e sem seguro safra. Não vamos esquecer...

Dr: Antonio Carlos, advogado disse...

Tem gente em Riachuelo confundindo LIBERDADE DE EXPRESSÃO com LIBERDADE DE AGRESSÃO.
Aquela é permitida, é Direito Constitucional garantido. Esta é PROIBIDA, pois não se permite a vingança privada, o que se chama a prática do exercício das próprias razões.
Os órgãos juridicionais estão aí para resolver conflitos. Se a lei protege a honra e a imagem, não se permite violação as mesmas. A vida privada, a honra e a imagem das pessoas são invioláveis. O mesmo se diz do nome. O nome em nosso ordenamento jurídico é sagrado.
Tem gente por aí agredindo pessoas, sob o pretexto de uma falsa e ilusória liberdade de expressão.
A liberdade de expressão, de fato, existe. Limitada por disposições constitucionais. A de Agressão existe do ponto de vista negativo, como um Não dever ser. Quem a prática, está sujeito as penalidades impostas pelas diversas leis.

Anônimo disse...

Como uma pessoa se diz professor, defende a liberdade de expressão e cita HITLER em suas colocações? Isso ja diz tudo sobre a saúde mental dele, né...

Anônimo disse...

Como uma pessoa se diz professor, defende a liberdade de expressão e cita HITLER em suas colocações? Isso ja diz tudo sobre a saúde mental dele, né...

Anônimo disse...

HITLER PADEIRO??
PORQUE CITAR ESSE ASSASSINO

Anônimo disse...

O PADEIRO ANDA DESCONTROLADO, MEU DEUS, ELE CITAR HITLER COMO LIBERDADE DE EXPRESSÃO
SE HITLER FOI O MAIOR MATADOR DE TODOS OS TEMPOS, POR NAO GOSTAR DE NEGROS JUDEUS
NAO ENTENDI NIVALDO
EXPLIQUE-SE

QUEM FOI HITLER? disse...

Adolf Hitler (Braunau am Inn, 20 de abril de 1889 — Berlim, 30 de abril de 1945), por vezes em português Adolfo Hitler,1 2 3 foi um militar e político, líder do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães4 (em alemão: Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei, NSDAP), também conhecido por Partido Nazi (português europeu) ou Nazista (português brasileiro), uma abreviatura do nome em alemão (Nationalsozialistische), sendo ainda oposição aos sociais-democratas, os Sozi.5 Hitler se tornou chanceler e, posteriormente, ditador alemão. Era filho de um funcionário de alfândega de uma pequena cidade fronteiriça da Áustria com a Alemanha.6
Em 1923, tentou realizar um golpe de Estado em Munique junto com outros líderes do Partido Nazista. O fracasso desse acontecimento levou-o a cadeia, onde escreveu o livro Mein Kampf (Minha Luta, 1924), autobiografia e programa ideológico para a Alemanha com as suas teses racistas e anti-semitas.7 8 Em 1933 tornou-se chanceler da Alemanha; seu projeto nacionalista rearmou o país, recuperou a economia e fez várias obras públicas. Em setembro de 1939, invadiu a Polônia, iniciando a Segunda Guerra Mundial. A Alemanha, juntamente com a Itália e com o Japão, formavam o Eixo. O Eixo seria derrotado pela intervenção externa do grupo de países que se denominavam os "Aliados". Tal grupo fez-se notável por ter sido constituído pelos principais representantes dos sistemas capitalista e socialista, entre os quais a União Soviética e os Estados Unidos, união esta que se converteu em oposição no período pós-guerra, conhecido como a Guerra Fria. A Segunda Guerra Mundial acarretou a morte de um total estimado em 50 a 70 milhões de pessoas.7
Documentos apresentados durante o Julgamento de Nuremberg indicam que, no período em que Adolf Hitler esteve no poder, grupos minoritários considerados indesejados — tais como Testemunhas de Jeová, eslavos, poloneses, ciganos, homossexuais, deficientes físicos e mentais, e judeus — foram perseguidos no que se tornou conhecido como Holocausto, no qual estima-se que cerca de 11 milhões de pessoas foram mortas.9 7 A maioria dos historiadores admite que a maior parte dos perseguidos foi submetida a Solução Final, enquanto certos seres humanos foram usados em experimentos médicos ou militares.

QUEM FOI HITLER? disse...

Em agosto de 1914, quando a Alemanha entrou na Primeira Guerra Mundial, alistou-se imediatamente no exército bávaro. Serviu na França e Bélgica como mensageiro, uma posição muito perigosa, que envolvia exposição a fogo inimigo, em vez da proteção proporcionada por uma trincheira.
A folha de serviço de Hitler foi exemplar, mas nunca foi promovido além de cabo, que era a patente mais alta oferecida a um estrangeiro no Exército Alemão à época14 . O seu cargo, num lugar baixo da hierarquia militar, refletia a sua posição na sociedade quando entrou para o exército.
Não estava autorizado a comandar qualquer agrupamento de soldados, por menor que fosse. Foi condecorado duas vezes por coragem em ação. A primeira medalha que recebeu foi a Cruz de Ferro de Segunda Classe em dezembro de 191413 . Depois, em agosto de 1918, recebeu a Cruz de Ferro de Primeira Classe, uma distinção raramente atribuída a não oficiais, até porque Hitler não podia ascender a uma graduação superior, já que não era cidadão alemão.
Em outubro de 1916, no norte de França, Hitler foi ferido numa perna, mas regressou à frente em março de 1917. Recebeu a Das Verwundetenabzeichen (condecoração por ferimentos de guerra) nesse mesmo ano, já que a ferida era resultado direto da exposição ao fogo inimigo.
Durante a guerra, Hitler desenvolveu um patriotismo alemão apaixonado, apesar de não ser cidadão alemão: um detalhe que não retificaria antes de 1932. Ficou chocado pela capitulação da Alemanha em novembro de 1918, sustentando a ideia de que o exército alemão não tinha sido, de fato, derrotado. Como muitos nacionalistas alemães, culpou os políticos civis (os "criminosos de Novembro") pela capitulação.

QUEM FOI HITLER? disse...

Após a Primeira Guerra Mundial
Ao término da Primeira Grande Guerra, Hitler permaneceu no exército, agora ativo na supressão de revoltas socialistas que surgiam pela Alemanha, incluindo Munique, para onde Hitler regressou em 1919.
Recebendo um salário baixo, Hitler continuou ligado ao exército. Fez parte dos cursos de "pensamento nacional" organizados pelos departamentos da Educação e propaganda (Dept Ib/P) do grupo da Reichswehr da Baviera, Quartel-general número 4 sob o comando do capitão Mayr. Um dos principais objetivos deste grupo foi o de criar um bode expiatório para os resultados da Guerra e a derrota da Alemanha (ver: Dolchstoßlegende). Este bode expiatório foi encontrado no "judaísmo internacional", nos comunistas, e nos políticos de todos os setores.13


Hitler e Erich Ludendorff em 1923.
Para Hitler, que tinha vivido os horrores da guerra, a questão da culpa era essencial. Já influenciado pela ideologia anti-semita, acreditava avidamente na responsabilidade dos judeus, tornando-se em breve num divulgador eficiente da propaganda concebida por Mayr e seus superiores. Em julho de 1919, Hitler, devido à sua inteligência e dotes oratórios, foi nomeado líder e elemento de ligação (V-Mann) do "comando de esclarecimento" com o objetivo de influenciar outros soldados com as mesmas ideias.15
Foi, então, designado pelo quartel-general para se infiltrar num pequeno partido nacionalista, o Partido dos Trabalhadores Alemães (DAP). Hitler aderiu ao partido recebendo o número de membro 555 (a numeração começara em 500, por orientação de Hitler, para dar a impressão de que o partido tinha uma dimensão maior do que a verdadeira), em setembro de 1919. Foi aqui que Hitler conheceu entre outros, Dietrich Eckart, um anti-semita e um dos primeiros membros do partido.
No mesmo mês, Hitler escreveu aquele que é geralmente tido como o seu primeiro texto anti-semita, um "relatório sobre o Anti-Semitismo" requerido por Mayr para Adolf Gemlich, que participara nos mesmos "cursos educacionais" em que Hitler havia participado. Neste relatório ao seu superior, Hitler fez a apologia de um "Anti-semitismo racional" que não recorreria aos pogroms, mas que "lutaria de forma legal para remover os privilégios gozados pelos judeus em relação a outros estrangeiros vivendo entre nós. O seu objetivo final, no entanto, deverá ser a remoção irrevogável dos próprios judeus".16
Hitler não seria liberado do exército antes de 1920.17 A partir dessa data, começou a participar plenamente nas atividades do partido. Em breve se tornaria líder do partido18 e mudou o seu nome para Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei - NSDAP (Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães), normalmente conhecido como partido Nazi, ou Nazista, que vem das palavras "National Sozialistische", em contraste com os Sozi, um termo usado para descrever os sociais democratas. O partido adoptou a suástica (supostamente um símbolo do "Arianismo") e a saudação romana, também usada pelos fascistas italianos.
Serviu-se, depois, do apoio da Sturmabteilung (SA), uma milícia paramilitar de homens identificados com camisas castanhas, que vagueavam pelas ruas atacando esquerdistas e minorias religiosas e gritando slogans de propaganda, que criou em 1921, para aparentar um ambiente de apoio popular. Por volta de 1923 conheceu Julius Streicher, o editor de um jornal violentamente anti-semita chamado Der Stürmer, que apoiaria a sua propaganda de promoção pessoal e de ódio anti-semita.19

Anônimo disse...

Nivaldo cuide em fazer uma pizza que preste, essa sua é muito ruim! E mande seus filhos comentarem seu blog, pelo menos. Nunca vi nenhuma postagem lá com comentário, coisa mais fraca!

Anônimo disse...

Deusdeth Alves

EM RIACHUELO TEMOS SERCRETARIO DA ESPORTE MAIS NAO FAZER NADA POR ESPOTE DE RIACHUELO. TEMOS SERCRETARIA DE TURISMO. SERVE SOU DE FAIXADA. ISSO E RIACHUELO. UIS CORVENANTE PENSA QUE O POVO DE RIACHUELO E BESTA. E NAO MEU AMICO. UIS ESPOTE DE RIACHUELO ESTA ACABADO PORQUE NAO TEM PESSOA COMPENTE PARA ARUMA A CASA. ESTA NA HORA DO SERCERTARIO DA ESPOTE DE RIACHUELO CRIA O PROJETO BOSA ATRETA DO MUNICIPO. DE RIACHUELO ISSO E BOM PARA UIS ATRETA DO MUNICIPO. DE RIACHUELO. VAMOS DEIXA DE SER EGUSTA. VAMOS PARA DE PENSA SOU NA GENTE. ESPOTE E OPORTUNIDADE DE VIDA. MAIS EM RIACHUELO ESPOTE E SOU NO PAPEO. ANDA ASSI. TEMOS ATRETA EM NOSSA CIDADE. COM MUITO REJUTADO BOM. ATRETA COMO LILIAN. COM APENA 16 ANOS. UMA TALENTO NO ATRETISMO. DO RN. ATRETAS. NO FUTISAL. NO VOLE. MAIS ESSE ATRETAS NAO TEM APOIO. DA SERCRETARIA DA ESPOTE DE RIACHUELO. ISSO E UMA VERCONHA PARA NOSSA CIDADE DE RIACHUELO
EU TO DE OLHO RIACHUELO E FALO MEMO
SERCETRARIO Q VIVER RISTORANTE VEDEDO CARNE MACAZEIRA ENCHEDO O BOUSO DINHEIRO E O POVO PASANDO FOME