Últimas notícias

Prefeituras do Potengi aderem a consócios do destino dos lixões

 Por iniciativa da Associação dos Municípios do Litoral Agreste Potiguar ( Amlap), mais de 30 municípios das duas regiões e também do Potengi decidiram formar um consórcio para enfrentar o grave problema do tratamento e destino final dos resíduos sólidos.
Os municípios consorciados receberão, por meio de emendas ao Orçamento Geral da União, recursos da ordem de R$ 40 milhões de reais, que serão investidos na compra de caminhões coletores e compactadores e na construção de estações de transbordo. O lixo será coletado nas cidades, levado para as estações de transferências que serão construídas em cidades-pólo das três regiões e de lá os dejetos será encaminhado para o Aterro Sanitário da Grande Natal, localizado em Ceará-Mirim. A expectativa é que o aterro passe a receber,  a mais, cerca de 300 toneladas de lixo por dia. Deverão receber as estações de transbordo ou transferência as cidades de São José do Mipibu, São Paulo do Potengi, Canguaretama e Goianinha.
O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, se reuniu na ultima segunda-feira com os prefeitos, detalhou os investimentos e garantiu que trabalhará para que os investimentos, a cargo da SUDENE e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) sejam liberados o mais breve possível.
O BLOG COMENTA: O lixo urbano sempre foi um problema, gerador de outros diversos, envolvendo saúde, meio-ambiente, problemas sociais de mendicância e trabalho infantil -devido aos catadores, cujos governos municipais não sabiam o que fazer até bem pouco tempo. Riachuelo, nesta nova Administração, da prefeita Mara Lourdes Cavalcanti, já deu um pontapé inicial, com a remoção do lixão bem à frente da cidade, absolutamente a favor do vento, de modo que quando havia queimada dos lixões, a cidade respirava os gases tóxicos do lixão, literalmente. 
A prefeita resolveu esse enorme problema e, acreditem, ainda teve gente que achou ruim e publicou suas insatisfações nas redes sociais.
A novidade agora é que a atual Administração vai fazer parte desse consórcio, para sepultar de vez o grave problema de saúde pública e ambiental. Ainda vai ter gente irresponsável que vai chiar muito, para infelicidade deles próprios. Uma minoria. A prefeita quer o bem da coletividade, O POVO MERECE SAÚDE E BEM ESTAR E NÃO LIXO QUEIMADO NA CARA, COMO VINHA ACONTECENDO NOS ÚLTIMOS 15 ANOS!

Nenhum comentário