Últimas notícias

O LIVRO "SABENÇA DO POVO" E O RESGATE DA HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

   Foto: Nicodemos Queiroz
 A comemoração dos 50 anos de emancipação política da cidade, o resgate da memória de parte dessa história somente foi possível devido ao livro "Sabença do Povo", do escritor José Cândido Cavalcante, conhecido por Deda, o qual conta a história em linguagem simples, relatando que muitos fatos que expôs em seu livro, foi contado oralmente por pessoas do povo de Riachuelo. 
O livro é prefaciado pelo intelectual, famoso professor de História, Luiz Eduardo Brandão Suassuna, o "Kokinho", o qual, com sábias palavras, informa: "Ao usar a História Oral como uma de suas fontes de pesquisa, Deda resgata a História do cotidiano, tão valorizada no presente. Os costumes e as tradições vêm à tona e mostram um regionalismo que ficaria esquecido se não fosse semeado no papel para as gerações futuras." (p. 9).
Sem sombra de dúvidas podemos afirmar que Riachuelo tem História, cujo registro se deve ao livro, que já caiu no gosto popular, usado como referência do nosso passado recente. 
Abrilhantou os eventos da comemoração dos 50 anos de emancipação do município, uma tarde de autógrafos com o cuidadoso escritor, que concedeu os munícipes uma tarde de entretenimento e um banho de cultura. Em seu livro o autor consegue a façanha de um leitor, mesmo não sendo de Riachuelo como eu, aprender a amar a cidade que tem nome de Batalha, desde suas raízes."

O blog parabeniza o escritor Deda, membro da família Cavalcanti, pelo sucesso do seu livro. Um registro que comprova que a família Cavalcanti tem, de fato e de direito, história em Riachuelo.
(o texto dessa postagem foi produzido pelo advogado Antonio Carlos do Nascimento).





Nenhum comentário