Últimas notícias

ISTO É PT: Governadora do RN, não quer reduzir impostos sobre combustíveis


Mesmo sob pressão do Governo Federal por uma revisão na tributação de ICMS sobre combustíveis, que é uma forma de reduzir o aumento ao consumidor nas bombas, não encontra eco nos Estados.

 Só no Rio Grande do Norte, dados consolidados de 2018 apontam que R$ 1,188 bilhão do que foi arrecadado pela Secretaria de Estado da Tributação (SET/RN) teve como origem o ICMS incidentes sobre a diesel, etanol e gasolina.

Secretários de Fazenda ouvidos pelo jornal O Estado de São Paulo apontam que a arrecadação sobre combustíveis representa uma fatia significativa dos recursos estaduais e que a atual situação financeira dos Estados não permite aos governadores abrir mão de receitas. Portanto, uma redução da alíquota estaria descartada.

Hoje, o ICMS sobre combustíveis responde por entre 18% e 20% da arrecadação dos Estados. As alíquotas cobradas variam por ente e podem chegar a 34% no topo para a gasolina, a 25% para o diesel e a 32% para o etanol, segundo dados da Fecombustíveis.

O Governo Federal ainda não ventilou o percentual de redução que supostamente os Estados adotariam

Portal 301

10 comentários

Unknown disse...

Tudo bem uma carga tributária de trinta e poucos porcento,só de ICMS, é uma loucura, porque não se faz um levantamento de onde pode-se baixar as despesas ou gastos supérfluos da administração pública nos Estados e só fazer uma devassa e corte que garanto até sobraria para quase zerar o ICMS. Precisamos da boa vontade, inteligência e visão dessa politicalha que aí está por todo esse nosso Brasil

Alexandre Costa. disse...

Ágora da para entender porque aqui no nosso estado,pagamos a gasolina mais cara do Brasil. Sendo que a produção está a um passo...

Alexandre Costa. disse...

Ágora da para entender porque aqui no nosso estado,pagamos a gasolina mais cara do Brasil. Sendo que a produção está a um passo...

Unknown disse...

Este e o governo q governa só para sua quadrilha.

Anônimo disse...

O RN, um dos estados mais quebrados do Brasil, pode se dar ao luxo de abdicar de receitas? Não entendi

Anonimo disse...

Ninguem fala em abdicar,fala em baixar ,entendeu agora petista,ou que que desenhe

Uelton disse...

O Nordeste é rico de gente trabalhadora e honesta, tem riquezas menerais como petróleo e sal entre outras coisas, a turma do PT enganou esse povo a vida toda e nos enganou tb aki no sudeste, penso que o nordeste assim como todo Brasil precisa se posicionar contra esse governo do PT que só quebrou o Brasil.

tallento disse...

Infelizmente não veremos isso de políticos neste país nunca. A não ser que o povo acorde pra vida.

Anônimo disse...

O governo do estado não tá nem aí. Pq não é ele q sobrevive com menos de um salário mínimo por mês. Sendo que 50% é só pra gasolina gás de cozinha etc.

Unknown disse...

Sabe o que é meu amigo? Blogs de oposição que fazem apenas para ser contra.