Últimas notícias

Hugo Chaves, presidente da Venezuela, morre


Faleceu na tarde desta terça-feira (5) o presidente da Venezuela, Hugo Chaves, em decorrência de um câncer. O líder do país, de 58 anos, estava no poder desde o 1999 e lutava contra a doença a cerca de um ano e meio.
Em dezembro do ano passado, Hugo Chaves viajou para Cuba para ser submetido ao tratamento de um câncer na região pélvica. Chaves permaneceu em Havana por 2 meses para o tratamento da doença e retornou a Venezuela a cerca de duas semanas.
Nos últimos dias, o próprio governo no país já admitia que o presidente enfrentava complicações no tratamento, com problemas respiratórios e que o estado de saúde era grave.
A oposição acusou o governo, durante todo o período do tratamento do líder venezuelano, de não passar ao povo as informações corretas sobre o real estado de saúde dele, o que gerou diversas especulações na imprensa internacional, inclusive sobre o surgimento de outros tipos de câncer.
Em pronunciamento oficial em cadeia nacional, o vice-presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, anunciou a morte de Chaves. Maduro lembrou dos principais feitos do líder no governo, pediu que a população seja forte e tenha calma. O vice-presidente, emocionado, terminou o discurso com uma saudação a Hugo Chaves.
O governo de Chaves foi marcado por golpe militar, a luta para instalação do socialismo na Venezuela, que intitulava de “Socialismo do século XX”, brigas com a imprensa e ataques públicos aos EUA. Além disso, o país acabou se aproximando de países como Cuba e Irã".
A tendência agora é que sejam convocadas novas eleições nos próximos 30 dias. Chaves foi reeleito presidente em outubro do ano passado, mas não chegou a assumir o cargo por conta da doença. O parlamento e a justiça do país lhe concederam o tempo necessário para o tratamento, sendo adiada a posse oficial por tempo indeterminado.

Um comentário

Dr. Antonio Carlos, Advogado. disse...

A morte de Hugo Chavez prova que a vida dos poderosos está nas mãos de DEUS.
Hugo Chavez vai passar para a história como um Estadista, grande chefe político, o comandante da Venezuela.
Estadista Populista que, apesar de ser um ditador, conquistou o coração das massas, pois implantou políticas sociais de apoio aos mais pobres, de socorro mesmo.
Na contramão da história promoveu as estatizações de empresas privadas, como no caso do petróleo, enquanto que os outros países do mundo, seguindo a tendência da política neoliberal, promoviam as privatizações (O Estado mínimo é mais eficiente do que o Estado máximo, ou seja, serviços públicos como comunicação e energia passaram para a iniciativa privada, como ocorreu no Brasil de Fernando Henrique - Chaves foi na contramão, rejeitando essa política, pelo bem do povo e do emprego, embora tenha sido amargo o remédio).
Populista como todo líder político e polêmico.
Ele, por não suportar a crítica da imprensa, FECHOU UM CANAL DE TELEVISÃO INDEPENDENTE, porque o mesmo noticiava as mazelas do seu governo. Viu-se como o "todo-poderoso" da nação, tendo mudado, inclusive, a Constituição Federal do seu país para alongar seus mandatos (queria na verdade se perpetuar no poder).
Mas, diz a Bíblia, que do coração do homem são os planos, mas do SENHOR DEUS vem a resposta da boca.
Hoje, milhões de venezuelanos estão chorando. Uma minoria que queria liberdade de expressão no país não está sorrindo, mas está surpresa com o ocorrido.
A morte desse líder deixa uma mensagem clara: Deus sempre está no controle de tudo. Nada escapa ao seu controle.
Conta a Bíblia a história de um faraó que escravizou um povo por muitos anos, mas chegou o tempo em que Deus disse: "Eu ouvi o clamor daquele povo e vou libertá-lo." Fez surgir um líder, criado naquele mesmo palácio do faraó, que trouxe a tão sonhada libertação da escravidão daquele povo. Foi ali que nasceu a páscoa, palavra que significa passagem, de modo assombroso, pelo meio do mar.
Deus sempre esteve no controle.
Na Venezuela, por muitos anos, não havia opositores para derrubar o comandante Hugo Chavez. Deus permitiu que um opositor se alojasse em seu próprio corpo. E o Homem tornou-se menino e teve que partir, sair de cena, mesmo a nação tendo aclamado aquele homem para governar por mais alguns anos.
Deus deu a última palavra, pois Ele é quem é, de fato, o TODO-PODEROSO. ONIPOTENTE, ONISCIENTE E ONIPRESENTE.
A Bíblia diz que esse mesmo Deus se revelou de muitas maneiras, aos pais dos judeus, pelos profetas. Nos últimos tempos, Ele se revelou por meio do Seu Filho, Jesus Cristo, que deu a vida por todos. Resta-nos apropriar-se dessa verdade (Jo 8.32) para ficar ao lado do verdadeiramenteo TODO-PODEROSO.
A DEUS, TODA GLÓRIA!