Últimas notícias

Justa Homenagem: Parabéns, nosso Grande Mestre Albano!


Bons professores ensinam a andar; os inesquecíveis mostram a multiplicidade dos caminhos que formam a vida, deixando em seus alunos vontade de caminhar para sempre, por caminhos já trilhados, por caminhos a serem ainda descobertos, a encontrarem e abrirem os seus próprios caminhos; a pensarem com suas próprias cabeças. Bons professores deixam o palco para que seus alunos brilhem, alimentam-se do sucesso de cada um deles, da satisfação do dever cumprido.
Foi com ele que conheci o maior pedagogo de nosso país, Paulo Freire,  do qual nos foi transmitido o significado da expressão e vivência de “Leitura de Mundo”.  Com Albano aprendemos a pensar; a construir, a elaborar e a reescrever textos.
Entre todos os professores que estudei em minha, teve um que marcou profundamente, não somente a mim, mas a centenas de alunos que, ao longo de alguns anos que esteve lecionando em nosso município, nos brindou com lições imortais; com a capacidade de reconhecer nossa humildade e a grandeza do conhecimento pedagógico; que nos revelou a nobreza de uma profissão, não muito valorizada em um país capitalista, mas que profetizou que esse quadro viria mudar, paulatinamente.
Grandes mestres são aqueles que conseguem repassar para os alunos o amor à profissão escolhida; os que nos ensinam grandes lições que nos faça ter orgulho da profissão, não somente como uma profissão qualquer, mas como uma vocação.  É esse o legado dos grandes mestres.
Ele deixou em cada um de nós uma marca, com seu jeito paciente  na arte do ensino, José Albano da Silveira foi para centenas de alunos da nossa cidade, não somente um mestre, mas um GRANDE MESTRE.
O maior desafio de um mestre é conseguir que seus alunos adquiram a paixão pelo conhecimento; que mergulhem no hábito saudável de leitura, e isso tudo foi ele quem nos ensinou, mesmo que naquela época alguns alunos, como essa blogueira, aparentemente não prestassem tanta atenção às aulas memoráveis, (risos), mas mesmo assim seus ensinamentos ficaram plantados, tornou-se para cada um de nós um referencial, que continua até hoje.
E é em nome das centenas de alunos que tiveram o prazer em estudar com um professor do porte do professor Albano, que hoje o parabenizo em meu blog.
Através de seus ensinamentos, você ajudou a formar Excelentes professores, Enfermeiros, Oficias de Justiça, Engenheiros, agentes administrativos, Advogados, agentes políticos , publicitários, poetas, cantores,  enfim, uma vasta gama de profissionais . Contribuiu com a educação de nossa cidade
A você, nosso Grande Mestre José Albano, receba o nossos parabéns; que Deus continue te abençoando. Um homem temente a Deus, pai de família brilhante, excelente esposo e o melhor professor que Riachuelo/ RN já teve.

12 comentários

Anônimo disse...


Janaína Mércia‎

Tive o privilégio de tê-lo como professor a mais de 20 anos atrás, na primeira turma de "Magistério" em Riachuelo. Um Mestre inesquecível! Um ser humano iluminado!
Que Deus continue o abençoando grandemente!
Muitas felicidades, muitos anos de vida!

Anônimo disse...

Ivone Souza
Albano parabéns e muitas felicidades. Que Deus te cubra de bênçãos hoje e sempre. Abraços

Anônimo disse...

Rodrigo Wantuir
Uma grande referencia, ideal de educador, ser humano incrível!!!! José Albano, obrigado por tudo...

Anônimo disse...

Rivaldo Bevenutto
Um dos Mestres mais marcantes que já tivemos. Parabéns pelo seu dia, querido José Albano! Obrigado por ter lapidado o potencial de tantos jovens riachuelenses.
Parabéns

Anônimo disse...

Parabéns, Adriana Nascto!
Mais uma justa e merecida homenagem! O reconhecimento e a gratidão são virtudes de poucos. E você as tem!
Parabéns Albano

Eron disse...

Aliás, Adriana Nascto, será que já não passou da hora da Câmara Municipal conceder um título de cidadão riachuelense ao grande mestre José Albano pelos edificantes ensinamentos aos filhos do nosso município? Fica a sugestão. Abraços!

Anônimo disse...

Juraci Felipe ·
Meu grande mestre parabéns

Anônimo disse...

Paula Maria
Um mestre sempre lembrado, falado por muitos que tiveram a sorte de ter seus ensinamentos.

Adriana Nascimento disse...

Poderia ter aproveitado mais, mesmo não sendo uma aluna tão assídua, aprendi! Pena que quando somos jovens agente nao tem a mesma visão de hoje! Mesmo assim a atenção dele (Professor) era igual para com todos nós! Esse era o grande referencial de José Albano tratava a todos nós com a mesma atenção, a mesma paciência, foi muito mais que um professor, foi o nosso grande Mestre!
Parabéns professor

Anônimo disse...


Educador qualquer um é, agora quero ver o professor aquele que nasce com o dom de ensinar, estes existem ainda que são poucos mas existem, e vc não acha em qualquer escola ou lugar, na maioria das vezes são pouco valorizados ou quase nada valorizados, mas sempre estão ali para ajudar e incentivar os seus eternos alunos, estes eu infelizmente nunca tive, mas educadores tive de monte que aliás não me acrescentaram em nada do que sou hoje e na maioria das vezes eram mal exemplos na sociedade, mas pelo fato de ser professor na carteira de trabalho se enobrecia, reclamam de salário, pedem aumentos, fazem greve, se acham o tal pra sociedade mau sabem eles que nada representam, mas nada sabe que o verdadeiro professor não reclama de salário, não faz greve, o maior valor dele é transmitir conhecimento, valores e éticas para uma sociedade justa.

Anônimo disse...

Fui prvilegiada,tive como professor de português e literatura,o grande mestre José Albano da Silvera. Obrigada meu grande mestre!

Cgurgel disse...

todos os parabéns para José Albano. dou meu testemunho como um servidor da Fundação que acompanha paripasso o esforço, dedicação e zelo que Albano tem, por tudo que se compromete. ainda: endosso os elogios de todos os seus familiares, amigos e simpatizantes. parabéns José Albano, um homem que permanentemente cultua o bom senso e o bem servir!!

Carlos Gurgel