Últimas notícias

Chuvas podem acabar com série de seis anos de seca no Nordeste, diz Emparn

Resultado de imagem para Chuvas podem acabar com série de seis anos de seca no Nordeste, diz Emparn
A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) está na expectativa de que o fenômeno La Niña (a diminuição da temperatura do Oceano Pacífico) siga afetando o Nordeste com fortes ventos e chuvas até o inverno de 2018. Consequentemente, a possibilidade é de volumosas chuvas para o Rio Grande do Norte que podem acabar com a sequência de seis anos de seca que assola o estado e castiga o povo de, especialmente, 153 dos 167 municípios potiguares, que estão em situação de emergência.
No estado, o mês de outubro tem se destacado por apresentar condições de chuva e temperatura diferentes, se comparado aos anos anteriores. Ventos mais fortes, mais umidade e chuvas têm sido causados pelo esfriamento das águas ao longo da faixa equatorial do Pacífico.
Como reflexo, algumas áreas do Alto Oeste, Seridó, Agreste e Chapada do Apodi, já apresentam pancadas de chuvas ocasionadas por restos de frentes frias e circulação de ar em altos níveis da atmosfera. De novembro de 2017 a janeiro de 2018 estão previstas chuvas decorrentes dos vórtices ciclônicos de ar superior, a Emparn, todavia não previu o período ou intensidade delas.
Outros fatores também serão determinantes para um volume grande de chuvas em 2018 no Nordeste, como as condições dos oceanos Pacífico e Atlântico e a atividade solar (quanto maior atividade, menores são as ocorrências de chuvas e vice-versa). A previsão da Emparn é que esta seja uma variável favorável no ano que vem.

Nenhum comentário