Últimas notícias

COVID-19: Conselho Federal de Medicina autoriza uso de hidroxicloroquina em pacientes com sintomas leves




Após reunião com o presidente Jair Bolsonaro na manhã desta quinta-feira (23), o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Mauro Luiz de Britto, apresentou o parecer da instituição sobre o uso de hidroxicloroquina para pacientes com covid-19.
A entidade se diz contrária ao uso da medicação por não haver, ainda, comprovação cientifica sobre os resultados do uso do medicamento. No entanto, a instituição liberou o uso do medicamento em três casos:
  1. Quando o paciente está em estado crítico, internado em terapia intensiva, com lesão pulmonar estabelecida. A hidroxicloroquina pode ser usada pelos médicos “por compaixão”. Isso ocorre quando o paciente já está fora de possibilidade terapêutica e o médico, com autorização da família, utiliza a substância;
  2. Quando o paciente, com sintomas da covid-19, chega ao hospital. Existe um momento de replicação viral em que a droga pode ser usada pelo médico com autorização do paciente e familiares;
  3. Quando o paciente tem sintomas leves, parecidos com o da gripe comum. Nesse caso, o médico pode usar a hidroxicloroquinha, descartando a possibilidade de que o paciente tenha: influenza A ou B, dengue, ou H1N1. Também nesse caso, a decisão deve ser compartilhada com o paciente.
O presidente do CFM afirmou que a liberação não é uma recomendação.

Nenhum comentário