Últimas notícias

Gilmar suspende posse de Lula e processo volta para Moro


O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu suspender a posse do ex-presidente Lula no cargo de ministro-chefe da Casa Silva. A decisão atende a um pedido de liminar do PPS e do PSDB, em uma das 13 ações que chegaram ao Supremo desde a posse do ex-presidente. A decisão de Gilmar foi tomada enquanto as capitais do país recebiam milhares e milhares de pessoas em favor da presidente Dilma, do ex-presidente Lula e pela democracia.
A primeira decisão que barrou a posse foi do juiz federal Itagiba Catta Preta Neto, que foi dada logo após a cerimônia do Palácio do Planalto. Foi denunciado, no entanto, pela imprensa alternativa, que o juiz de primeira instância proferiu sentença cinco minutos antes de receber a petição.
A decisão de Catta Preta foi revertida depois que o ministro-chefe da Advocacia-Geral da União (AGU), José Eduardo Cardozo, recorreu. Outras decisões, logo em seguida, no Rio e em São Paulo, suspenderam a autorização para a posse.
Na decisão de Gilmar está a determinação de que os processos que envolvem Lula na Lava Jato devem ficar sob a relatoria do juiz federal de primeira instância Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba. Moro enviou os processos ao Supremo em função da posse do ex-presidente na Casa Civil, o que lhe daria foro por prerrogativa de função. Moro, na ocasião, aproveitou e abriu todo os grampos realizados em telefones ligados ao ex-presidente, inclusive conversa com a presidente Dilma.

Nenhum comentário