O QUE É O PROJETO RONDON? QUAL A IMPORTÂNCIA EM MINHA CIDADE?
O Projeto Rondon – uma homenagem ao lendário marechal que desbravou o território nacional no início do século XX – é uma iniciativa que estimula a participação de estudantes universitários no processo de desenvolvimento sustentável e fortalecimento da cidadania em municípios isolados e com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Desenvolvido pelo Ministério da Defesa, em parceria com Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas, o projeto foi criado em 1967, como resultado de uma pesquisa sociológica desenvolvida pela Universidade do então Estado da Guanabara, atual Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.
Funcionando até 1989, e retomado a partir de 2005, o Projeto Rondon beneficia os municípios selecionados com o envio de professores e alunos universitários de diferentes áreas do conhecimento. Junto com as lideranças locais, os “rondonistas” atuam na melhoria da qualidade de vida das comunidades e também no aumento da eficiência da administração municipal.
Poderosa ferramenta de transformação e conscientização social, tanto dos universitários quanto das comunidades beneficiadas, o Projeto Rondon prioriza a formação de multiplicadores entre produtores, agentes públicos, professores e lideranças locais. Com isso, permite que as ações tenham efeitos duradouros, favorecendo no longo prazo a população, a economia, o meio ambiente e a administração locais.
Em função de sua grande cobertura territorial, o Rondon tem nas Forças Armadas um parceiro indispensável no apoio logístico. Os grandes deslocamentos são feitos em aeronaves da Força Aérea Brasileira. Os deslocamentos fluviais são proporcionados pela Marinha do Brasil. A concentração, o alojamento, a alimentação, o transporte local, bem como a segurança das equipes, são proporcionados pelas unidades do Exército Brasileiro sediadas nas áreas de operações.
Desde sua retomada, em 2005, o Projeto Rondon já atendeu a cerca de 830 municípios, contando com a participação de quase 14 mil professores e estudantes universitários.
PARA SABER MAIS:
Um comentário
como faço para trazer esse projeto para a minha cidade queria muito
Postar um comentário