Últimas notícias

REPRISANDO... UMA CRIANÇA E SEU OLHAR POLÍTICO!

A foto mostra uma criança em cima de um caminhão, transformado em palanque, para mais um comício na pequena cidade de Riachuelo. 
Acontecia a inauguração da chegada da água, uma grande conquista da época. O governador era José Agripino e o prefeito era o saudoso Gonzaga, pai da prefeita Mara Cavalcanti.


Essa criança era a blogueira, que já naquele tempo demonstrava ter interesse politico pelo que se passava no município.


Era o tempo em que o Brasil vivia os chamados "Anos de Chumbo", da ditadura militar que durou 21 anos (de 1964 a 1985).
Mesmo nesse período, vez por outra aconteciam eleições municipais, mesmo dentro de um contexto nacional de intolerância. 
O Brasil sentia os efeitos da guerra fria (uma guerra sem armas, mas de ideias, com o mundo dividido em dois polos: capitalistas e comunistas, por isso que se chamou de "guerra fria"). O Brasil sofreu o golpe da ditadura militar por conta do medo do comunismo.
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas e criança
Nas cidades do interior do país, porém, a realidade era outra. Não se discutia a questão dos chamados "subversivos" (pessoas simpáticas ao comunismo), mas famílias disputavam o poder de forma veemente.


Dentro desse contexto, a criança vocacionada para a política, no sentido de sempre querer saber os porquês das coisas, já estava lá num palanque, esperando ouvir os inflamados discursos de situacionistas e oposicionistas.

É isso aí, como diz o poeta, "fazer o quê?", vocação é tudo. E como diz outro poeta, "Gente é pra brilhar, pra ser feliz, e não para morrer de fome!"

Nenhum comentário