Últimas notícias

"Não tenho medo de desafios, sou uma pessoa que nasci e me criei neste lugar, cada um me conhece, sabendo do nosso passado, vendo nosso presente e acreditando em nosso futuro." Mara Cavalcanti.


 Ontem à tarde (18 de maio) essa  blogueira entrevistou, mais uma vez, a  prefeita Mara Cavalcanti, de Riachuelo, sobre sua administração nesses três  anos e seis meses, a qual nos respondeu  serenamente a respeito da responsabilidade assumida e do desafio de disputar a reeleição, tendo a dupla preocupação de tocar a campanha sem negligenciar, diante dos compromissos administrativos da sua gestão, uma Administração que já se tornou referência.
A prefeita disse, conscientemente (leia-se firme em seus objetivos), que vem fazendo um governo com prudência e honestidade, para melhor servir à população carente do município. 
         EIS ALGUNS TRECHOS DA CONVERSA
 BLOG: Como foi sua viagem à Brasilia?

 Foi muito positiva, como sempre, pois o gestor  governa o município com as ferramentas de uma municipalidade cheia de problemas para resolver, e até o presente momento, nada disso nunca  me atemorizou, pois  estou 24 horas trabalhando em favor de meu povo, como é sabido por todos vocês,  viajei, mais uma vez, à Brasília onde na ocasião fui atrás de projetos, recursos, para ajudar meu povo, não vivo escondida, moro em Riachuelo, minhas portas estão abertas,  estou na prefeitura todos os dias, exercendo meu papel de gestora"
BLOG: Prefeita, conversando com outros prefeitos, outros políticos, surge sempre a pergunta da classe política: O que Mara faz, pelo fato de estar tão atuante, em meio a uma das mais graves crises econômicas que assola o país, portanto, dentro desse contexto, a senhora pode fazer um relato da viagem mais recente à Brasília?
Todas as nossas idas à capital foram bem sucedidas, sempre trouxemos algo importante para o município dentro da mala; fui nas marchas, mesmo aconselhada por alguns colegas prefeitos que não seria aconselhável participar de marchas, mas resolvi participar, por acreditar nos meus ideais, sempre batendo na tecla da difícil situação vivida pelos municípios, o nosso inclusive, pois quem não é visto não é lembrado. O resultado é que estão aí o Pórtico, o Centro Comercial, as 3 (três) Unidades Básicas de Saúde (têm municípios maiores que ainda não conseguiram concluir suas UBS, e alguns menores também), e Riachuelo está de cara nova.
 BLOG: O que mais a prefeitura tem conseguido nessa busca incessante de recursos?
As duas academias, os 93 banheiros, lembrando que o dinheiro destinado aos banheiros  já tinha sido sequestrado na conta da FUNASA, por questões burocráticas, e nós conseguimos reaver esse dinheiro para a construção dos banheiros; as casas populares, dentre tantas coisas.
 Blog: Houve um motivo mais específico para essa viagem mais recente?
 "Fui no intuito de conseguir o Mirante da Serra da Formiga e calçamento de algumas ruas do bairro N.S. da Conceição e Cachoeira do Sapo,  mas não pudemos ter acesso a esse tipo de conversa com nossos interlocutores, devido à votação do impeachment da presidenta Dilma no Senado, na quarta-feira, 11 de maio.  Como todos sabem, a marcha dos Municípios, movimento promovido pelas associações representativas das cidades, que são mais de cinco mil municípios em todo país,  estava prevista desde o ano passado e coincidiu com o impeachment. Por isso não pude falar com nossos políticos os quais chamo de nosso braço direito em Brasília, que são Henrique e Garibaldi (os quais ocupam hoje a cúpula do Poder em Brasília).
Nada contra a presidenta Dilma, se a mesma fez um bom mandato ou não, devido aos erros que seu próprio partido admitiu; sabendo que houve avanços de inclusão social, mas também que os municípios foram os que mais sofreram, e ainda sofrem, nessa conjuntura,  é fato, então, que precisava mudar a cara da gestão presidencial em nosso país.
Essa novo governo foi uma luz no fim do túnel, e isso foi feito, e graças a Deus, que sempre nos encaminhou no lado certo, não sabia que essa crise política, econômica e social, que estamos passando, resultaria em que o PMDB iria governar o país um dia, mas isso veio resultar positivo para os municípios. 
 Blog: Sobre o novo presidente Michel Temer o que é que sinaliza, nesse novo governo federal, que a situação vai melhorar para os municípios? 
Conseguimos fazer que, pela primeira vez um político importante, falasse dos municípios, exatamente no topo do Poder Executivo no país, no primeiro pronunciamento, falasse do Pacto Federativo, que é muito bom para o município, pois o pacto significa igualar, realmente, os municípios como entes federativos que são, torná-los iguais aos Estados e com a União, no sentido de uma maior paridade de recursos, de maior distribuição de recursos, visando ao pleno desenvolvimento, o que nos deixa fortalecidos.
 Blog: O que isso significa de fato, esse pacto federativo que a senhora menciona?

Um exemplo claro é a participação na distribuição dos impostos. 
Nossos municípios só tem direito, dos 44 impostos cobrados do povo brasileiro, somente parcela da arrecadação de 2 impostos (o que se chama de repasses, previstos pela Constituição Federal) vem para os municípios. O restante fica com a União (Governo Federal, a maior parte) e para os Estados.  Melhor exemplificando: muita gente diz que 'se eu compro uma bala eu tenho direito à saúde, não é bem assim, o imposto arrecadado na bala, bala aqui é confeito, não confundir com bala de revólver, pois bem, os impostos que incidem sobre essa bala não vêm para o município, ficam todos para a União e estados. 
Outro exemplo mais esclarecedor: Da merenda das escolas, somente vem R$ 0,30 (trinta centavos) por aluno, não se tem como dar merenda de boa qualidade, com os recursos que vêm para os municípios, se os próprios municípios não complementarem tais recursos. Muita gente não entende do que é obrigação do município, exemplo disso são os remédios de alta complexidade, não é missão do município, é obrigação do Estado e da União Federal, mas nós sabemos, e fazemos um sacrifício e temos conseguido recursos para atender prioridades como essas. Com o pacto federativo proclamado pelo novo governo isso fica mais fácil de se resolver.
Blog: Então esse governo promete melhorar muito a vida dos municípios?
Certamente, se Michel Temer resolver investir na saúde, educação e agricultura, para nós está muito bom.

BLOG: E a nível local, o que está ocorrendo, politicamente?
Graças a Deus estamos vendo uma boa harmonia entre os poderes em nosso município, entre Executivo e Legislativo, que isso é importante para que o trabalho vá para frente. De mãos dadas, cada um fazendo sua parte, a gente obtém sucesso. Sempre procuramos ter responsabilidade, com  a folha de pagamentos, com os compromissos. Uma Administração de excelência não se faz sozinha.
 Blog: E quanto à sucessão municipal? Parece que cada dia tem novidade, ora tem candidato da oposição, ora não tem, o que a senhora acha?
Adriana, não tenho medo de desafios, sou uma pessoa que nasci e me criei neste lugar, cada um me conhece, sabendo do nosso passado, vendo nosso presente e acreditando em nosso futuro. Uma das  provas do nosso progresso, administrando sem cores e bandeiras partidárias. Sobre meu adversário  certamente vai aparecer um candidato, terá que aparecer. Mas seja lá quem for, estamos preparados, nossa gestão tem trabalho, tem cumprido metas, tem obtido recursos, benefícios, obras, nunca antes vistas; e o povo é quem vai julgar e avaliar o nosso trabalho, por isso, com muita franqueza, estamos absolutamente tranquilos quanto a isso, estamos prontos para enfrentar, com muita serenidade e respeito, nosso adversário, ou nossa adversária, porque sabemos que nossa gestão tem serviço prestado e percebemos o quanto tem sido receptivo esse trabalho. Por isso, estou pronta para enfrentar seja lá quem for. Claro que tudo dentro do jogo democrático, com respeito, expondo nossas realizações e ideais futuros.
 BLOG: E quanto às críticas dos opositores, o que acha?
As criticas construtivas são muito bem vindas, uma administração é uma sucessão de atos, que ao longo do caminho podem ter alguns erros e muitos acertos, as críticas construtivas servem para repensar e consertar os erros; as destrutivas são lamentáveis porque não colaboram nessa continuidade.
Com a junção de todos pensamentos positivos e a boa vontade de todos a gente faz Riachuelo cada vez melhor.
Quero agradecer a todos os que acompanham o blog, esse meio de comunicação que virou referência em nossa região, com credibilidade e criatividade, sendo um dos mais acessados do RN, a todos os riachuelenses  que sabem da nossa luta, e que certamente nosso grupo político  terá uma grande vitória, a vitória da democracia.

O Blog comenta:
 Quem tem espírito público e compromisso com o povo faz assim: sem rodeios, sem meias palavras, expõe com clareza o que é Administrar pensando na coletividade. O blog agradece à gentileza da prefeita em conceder esta esclarecedora entrevista.

33 comentários

Anônimo disse...

Mais perder a campanha dona mara a senhora menti muito prefeita aqui no bairro estamos so esperando o dia 02 de outubro chega para agente votar contra essa prefeita mentirosa.

Anônimo disse...

Não tenho medo de desafios, sou uma pessoa que nasci e me criei neste lugar, cada um me conhece, sabendo do nosso passado, vendo nosso presente e acreditando em nosso futuro." Mara Cavalcanti.VENDO NOSSO PRESENTE????KKKKKK HOJE É DIA DO PEDAGOGO KKKKKK E TU AINDA ERRA DIZENDO QUE A PREFEITA QUER VENDER O PRESENTE. KKKL

Anônimo disse...

Mara você foi a pior prefeita da história de Riachuelo nos enganou com promessas de casas e fabricas para nos trabalhar em Riachuelo.

Anônimo disse...

Atenção oposição..
KD a estrela de vcs
Tanto conversas tantas reuniões
É tudo da em nada
Que moleza...
Quer vir
Venha

Anônimo disse...

Rabicó sua credibilidade a cada dia desce ralo abaixo
Aguarde que vc vai ficar sem palavras a qualquer momento.
Pq as enxurradas de obras que chegará em nossa cidade.
Emendas de José Agripino, Walter Alves. Zenaide, Rafael mota Ricardo mota Hermano morais e Raimundinho...
Meu amigo vc vai passar três dias cagando pela boca viu.
Se não sabe fazer um texto é melhor se cakar.

Anônimo disse...

Parabéns Mara. Viva RIACHUELO viva uma administração que é voltada para o povo.

Anônimo disse...

Adorei essa entrevista.
Agora que essa mulher tá forte viu
Presidente e ministério
Só conto depois de dois mil

Anônimo disse...

O grupo da prefeita Mara do jeito que vai elegerá sete vereadores.
Devido a oposição está perdida sem rumo.
Adri todos os dias dezenas de pessoas procuram Mara.
Todos com mara

Anônimo disse...

Serra pau tá com Mara firme e forte

Anônimo disse...

Domingo grandioso bingo para mães.
Mais de trezentos brindes.
O maior evento voltado para mães.
Todas as mães estão convidadas

Anônimo disse...

Ei Mara tá poderosa viu
Agora com o presidente na mão
Será que JB ten coragem.
A mulher tá por cima

Anônimo disse...

Um aviso pra oposição
Os cartuchos tão guardados
Seja pra matar uma rolinha
Ou um leão.
Só conto depois de mil

Anônimo disse...

Adriana neguinho Gaby me disse que vai pra Mara. Porque Mara foi excelente para ele.
Foi enganado pór Junior Bernardo. Nunca ganhou um centavo de Junior. Foi enganado e agora trás um grande grupo para compor com Mara.
Disse que Junior é o cabra Mais fraco que já viu. Que Mara sim é uma pessoa de bem. Pois mesmo saindo da situação sempre manteve um bom relacionamento com todos. É amigo de Ailton de hamurab de Jânio de Jorllan. Neguinho Gaby volta para o grupo de Mara.

Anônimo disse...

Excelente entrevista Mara
Agora você tá forte com Henrique e michek gari Walter Hermano Raimundinho Rafael

Anônimo disse...

Mara tá muito bem
Só alguns traíras do lado dela
Mas ela já sabe quem é

Anônimo disse...

Pode vir clebia Junior sadora luan Joca neguinho. Pode vir a mulinga
A mulher tá pronta

Anônimo disse...

Gente será que o filho de sadora ainda tá se achando.
Ele com esse amigo recém separado
Se acham muita liderança
Faz me rir
Aguarde aí vcs vão levar uma queda grande

Anônimo disse...

Mara Minha prefeita muito cuidado com alguns Judas nesta prefeitura.
Muita gente só comendo
Mais já estou sabendo que os dias estão contados.
Portarias sendo reduzidas . só fica quem vesti a camisa verde
Atenção
Camisa verde, não é branca nem vermelho

Anônimo disse...

Adriana tem secretários que está em cima do muro.
Quando chega nos eventos uma cara de quem comeu e não gostou.
É outra.
Tem secretário que detesta a cor verde.
Porque será?

Anônimo disse...

Marq excelente entrevista
Estou muito feliz
Mamãe chorou com sua entrevista
Linda suas palavras.
Abraços querida Deus te abençoe.

Anônimo disse...

É depois é nós de novo

Anônimo disse...

Adri é verdade que Mônica vai ser vereadora no lugar Natali

Anônimo disse...

Hj essa prefeita é o grande destaque
Estou sabendo que ela vai sair a deputada

Anônimo disse...

Vereadores do lado de Mara q tá ajudando eka é Jânio Jorllan
O resto n ta nem ai

Anônimo disse...

Uma das melhores entrevista da prefeita.
Que maravilha RIACHUELO tem sorte. Pq em SPP. Tá uma negação.
Nem o vice quer ficar com ele
Parabéns a todos de RIACHUELO.

Anônimo disse...

Adriana porque Joca Basílio desistiu
Soube que ele tava chorando na câmara
É que o irmão tava com raiva
Pq já tinha dito em todo canto que seria vereador.
Joca tá muito chateado com Junior

Anônimo disse...

Tem dois vereadores da oposição que vem pra o lado de Mara a qualquer momento.
Eu soube disso hj
É verdade?

Anônimo disse...

Rabicó tu tais doido igual a sego no meio de tiroteio nenhum partido te quer nem oposição e muito menos situação. de tanto você falar mentiras calunias hoje você é uma pessoa totalmente desacreditado na região quando se fala no seu nome serve de catota e você não se toca é muito descaramento para uma pessoa só.A nossa prefeita tem serviço prestado tanto é que a essas alturas do campeonato a oposição não se defini com candidatos a cada dia aparece um diferente tu sabes o porque? Todos eles reconhecem o trabalho de Mara mesmo diante da situação que se encontra o Brasil ela sabe administrar com muita garra, fé e trabalho. Qualquer um candidato que aparecer merece o respeito mas nenhum vai ter o que falar da administração Mara é esse o grande problema da oposição.

Anônimo disse...

Mara parabéns o seu pronunciamento foi nota 1000 com muita verdade e firmeza em tudo que falou sem radicalismo e continuando a afirmar e confirmar que a sua bandeira é bandeira do município ai sim pode se dizer sem radicalismo .

Anônimo disse...

Fiquei até emocionado com essas palavras. Mara, seu chá ta se coando, o homem do chapéu vem aí. O mesmo que colocou você no poder vai tirar.
Vc é falsidade em pessoa!

Anônimo disse...

Deixa de ser idiota o homem do chapéu esta mais enrolado com a justiça do que carretel Mara tem serviço prestado e toda a população esta vendo só não ver você porque é cego e babão .

Anônimo disse...

Rabico leva o lixão para o teu QUINTAL você adorava quando era na entrada da cidade fazia você se deliciar com o cartão postal como agora não esta a sua frente você fico morrendo de saudade! QUE PENA PEÇA A PREFEITA PARA MANDAR TRANSPORTAR PARA SUA CASA.

Anônimo disse...

O vice de Riachuelo também num que nem ver ela KKKKKKK